Como foi o mercantilismo?

Perguntado por: emuniz . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.8 / 5 13 votos

O mercantilismo era um conjunto de práticas econômicas que tinha como objetivo garantir o enriquecimento do Estado por meio do acúmulo de riquezas. No contexto da Idade Moderna, esse acúmulo se daria por meio da arrecadação de metais preciosos, isto é, ouro e prata.

O termo “Mercantilismo” foi criado pelo economista e filósofo escocês Adam Smith, em 1776.

O crescimento to da agricultura, da mineração, da metalurgia, da navegação, da divisão do trabalho, do comércio colonial promoveu uma grande acumulação de capital preparando a Europa para avanços importantes na produção o corridos a partir do século XVIII.

O mercantilismo surgiu entre os séculos XV e XVIII, no período que conhecemos como Idade Moderna. Ele é considerado um conjunto de práticas econômicas adotadas pelos estados nacionais, com o objetivo de acumular riqueza e dar poder ao rei.

No decorrer do século XVIII, o absolutismo e o mercantilismo (sistema político e econômico que causou a expansão marítima e a exploração colonial) sofreram uma forte crise em razão da ascensão dos ideais propagados pelos intelectuais iluministas (principalmente o Liberalismo político e econômico).

Suas principais características são o balança comercial favorável, colonialismo, intervencionismo estatal, metalismo, monopólio e criação de manufaturas.

Qual o impacto do mercantilismo? O mercantilismo é considerado uma das bases que deram origem ao capitalismo. Quando o mercantilismo já vigorava na Europa, alguns teóricos da economia reconheceram o papel da classe mercante para a geração de riqueza.

O mercantilismo durou aproximadamente 300 anos, entrando em decadência a partir do surgimento das teorias liberais (que contestavam a participação do Estado na economia) e do desenvolvimento das indústrias na Inglaterra no século 18, o que gerou a Revolução Industrial.

O surgimento desses Estados Modernos se apoiou principalmente no poder da burguesia para acabar com os privilégios de uma parte da nobreza feudal. O apoio à burguesia permitiu o desenvolvimento do comércio e da manufatura dessa classe.

Entre os principais países que adotam o mercantilismo como modelo econômico, podemos citar França, Inglaterra, Espanha e Portugal.

Fenômeno em muita evidência nos atuais tempos, o “mercantilismo religioso” ou o “comércio da fé” remonta às célebres indulgências católicas. No catolicismo, as indulgências, condicionadas a penitências e boas obras, são concedidas para perdoar as penas temporais causadas pelo pecado.

O metalismo surgiu entre os séculos XVI e XVII e se prorrogou até o século XVIII. Esse sistema visava o absolutismo vigente, dando poderes em demasia para a figura do rei. A exploração das colônias na busca pelo ouro foi uma característica marcante do metalismo.

surgimento das moedas - cada nação passou a adotar uma moeda, que era usada para trocar por produtos e serviços; expansão das pequenas vilas - as pequenas vilas se tornaram grandes cidades por conta das atividades comerciais, que eram realizadas pelo grande fluxo de pessoas e comerciantes.

O mar Mediterrâneo era monopolizado pelos árabes-italianos, através das rotas terrestres das cidades italianas de Gênova e Veneza. Depois da expansão marítima europeia o eixo econômico passou a ser o oceano Atlântico. A mudança do eixo econômico valorizou a cidade portuguesa de Lisboa.

Resumo sobre mercantilismo
Procurou garantir o acúmulo de riquezas para fortalecer o monarca e seu reino. Adotou práticas protecionistas, como as taxas alfandegárias. Teve três tipos: metalista, comercial e industrial.

A passagem do mercantilismo para o capitalismo se deu em meio à revoluções tecnológicas e políticas. A Revolução Industrial se inicia na Inglaterra em 1760, tem como seu marco principal a introdução da máquina a vapor na produção, o que deu início à transição de uma produção manufatureira para uma produção industrial.

A diferença é que o capitalismo é voltado para o comércio internacional, com a adoção do liberalismo, e o mercantilismo é voltado para o protecionismo.

Quais são as críticas ao Mercantilismo? Um dos maiores críticos a esse sistema foi Adam Smith, considerado por muitos como o criador do liberalismo econômico. Isso porque, segundo ele, a riqueza de uma nação não deve ser proveniente do acumulo de metais e sim através do trabalho.