Como foi o início da filosofia?

Perguntado por: iparaiso . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.2 / 5 12 votos

A filosofia, como expoente do conhecimento racional pensado de maneira sistemática, surgiu na Grécia em meados do século VI a.C. e surge da necessidade que os gregos tinham de explicar o mundo, os acontecimentos naturais e a relação entre os humanos e a natureza a partir do uso ordenado e sistemático da racionalidade.

O que é a filosofia antiga:
Seu início ocorreu na Grécia, cerca de 600 anos antes de Cristo como forma de questionamento aos dogmas da igreja, mitos e superstições. Os pensamentos desenvolvidos na época serviram de base para a construção do raciocínio crítico e do modo de pensar ocidental.

É comum explicar o nascimento da filosofia cronologicamente,dando destaque a seu início entre os gregos antigos. Para um aluno iniciante, isso muitas vezes faz pensar que se trata de uma disciplina sem atualidade.

Condições Históricas para o Surgimento da Filosofia

  1. O comércio, as navegações e a diversidade cultural. ...
  2. O surgimento da escrita alfabética. ...
  3. O surgimento da moeda. ...
  4. A invenção do calendário. ...
  5. O surgimento da vida pública (a política) ...
  6. O surgimento da razão.

Sócrates

Sócrates (470 a.C.-399 a.C.) foi um filósofo grego, mesmo não sendo o primeiro filósofo da história, é reconhecido como o "pai da filosofia" por representar o grande marco da filosofia ocidental.

Para que serve a Filosofia? Por meio de argumentos que utilizam a razão e a lógica, a filosofia busca compreender o pensamento humano e os conhecimentos desenvolvidos pelas sociedades. A filosofia foi essencial para o surgimento de uma atitude crítica sobre o mundo e os homens.

De acordo com a teoria de Sócrates, o objeto de estudo da Filosofia seria as questões resultadas da atividade humana no mundo, como a política, o conhecimento e a justiça.

A filosofia se preocupa com a construção de conceitos que irão servir de base para diversas áreas do conhecimento. Assim, é tarefa da filosofia criar e desenvolver conceitos, sendo um campo do conhecimento que tem como objetivo a produção de conhecimento.

Grécia

A filosofia surge na Grécia no período compreendido entre o final do século VII a.C e o início do século VI a.C. e foi a maneira pela qual os gregos antigos encontraram para explicar o mundo, os fenômenos e os acontecimentos de maneira racional.

A história da filosofia na Antiguidade pode ser dividida em três grandes períodos: o período pré-socrático, a Grécia clássica e a época helenística.

Períodos da Filosofia

  • Filosofia Antiga.
  • Filosofia Medieval.
  • Filosofia Moderna.
  • Filosofia Contemporânea.

Tales de Mileto

O primeiro filósofo foi Tales de Mileto. Tales acreditava que a primeira substância era a água, a água era a origem única de todas as coisas. Ele acreditava que era possível ver a água em tudo. Se tudo era água, tudo era um por conclusão lógica.

Os gregos foram os inventores da filosofia, a formação do pensamento filosófico se deu na passagem do mito para a razão. Os deuses têm sua importância relativizada, pela razão a partir dos elementos existentes na natureza estudados pelos pré-socráticos.

Tales de Mileto (cerca de 624-545 a.C.) Anaximandro de Mileto (cerca de 610-546 a.C.) Pitágoras de Samos (cerca de 570-495 a.C.) Parmênides de Eleia (cerca de 515-445 a.C.)

A Filosofia é uma forma do pensamento se desdobrar sobre si mesmo. De maneira conceitual e abstrata, a Filosofia preza, muitas vezes, por um rigor metodológico parecido com o rigor científico. Outras vezes, utiliza-se de novas perspectivas próprias de cada pensador e de cada trabalho filosófico desenvolvido.

Filosofia é uma área do conhecimento dedicada à construção de saberes lógicos e racionais. A filosofia produz um conhecimento sistemático a partir da argumentação e da criação de conceitos. A filosofia se dedica a estudar qualquer assunto desde que se possa produzir um conhecimento válido a partir de sua argumentação.