Como foi o final do Zaqueu na primeira versão de Pantanal?

Perguntado por: esampaio . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.3 / 5 16 votos

Zaqueu. Na primeira versão, Zaqueu assume o crime contra Tenório e se firma como peão, sozinho na vida.

João Alberto Pinheiro foi um dos artistas que fizeram parte da antiga Pantanal. Na trama ele deu vida ao mordomo Zaqueu (que agora passou a ser escrito Zaquieu e é interpretado por Silvero Pereira. Natural do Pará, ele se mudou para o Rio de Janeiro aos 20 anos para seguir a carreira de cantor.

Em Pantanal, Renato tenta matar Zaquieu
Por isso, ele irá pegar uma arma e perseguirá o rival. "Você deve ser o famoso peão 'flozô", dirá o jovem, ao ver Zaquieu. “Depende da parte de quem quer saber", retrucará o peão.

Após ter sofrido com piadas homofóbicas dos peões, Zaquieu (Silvero Pereira) preferiu ir embora de mala e cuia da fazenda de José Leôncio (Marcos Palmeira) em Pantanal. No entanto, o fiel escudeiro de Mariana (Selma Egrei) acabará voltando ao Mato Grosso do Sul na novela das nove da Globo.

Nos últimos capítulos de “Pantanal”, Muda (Bella Campos) e Tibério (Guito) finalmente farão as pazes e encontrarão a felicidade. Depois de um tempo, a moça acabará descobrindo que está esperando um filho do violeiro.

João Alberto Pinheiro

Na Pantanal de 1990, exibida pela Manchete, Zaqueu foi vivido por João Alberto Pinheiro. A história era semelhante, porém tratada de forma cômica. Agora, o autor Bruno Luperi dará novo tom ao personagem, visando abrir os olhos do público contra a homofobia.

Antes de ser encarnado por Silvero Pereira na atual versão de Pantanal, o personagem Zaquieu --que se chamava Zaqueu na original-- foi interpretado por João Alberto Pinheiro (1960-1992) na edição da novela exibida pela extinta Manchete (1983-1999), em 1990.

Após algumas crises com Tibério (Guito), Muda (Bella Campos) fica em paz após a morte de Tenório (Murilo Benício). Então, sem o desejo de vingança, a personagem volta a ter uma boa relação com o marido. Os personagens terminam felizes e morando juntos. Além disso, os dois terão um filho.

Zaquieu (Silvero Pereira) correu risco de morte após ser baleado por Tenório (Murilo Benício) em Pantanal. O peão enfrentou o grileiro para proteger Alcides (Juliano Cazarré), mas acabou ferido durante troca de tiros na novela das nove da Globo.

Depois de muitas brigas, um casamento e estando grávida de Jove, Juma resolve sai da fazenda e viver em sua tapera, levando com ela o cunhado José Lucas, que é apaixonado por ela desde a sua primeira participação na novela.

Emoção marca final de 'Pantanal': José Leôncio morre e assume o lugar do Velho do Rio; veja todos os desfechos.

Em Pantanal, Zaquieu (Silvero Pereira) vai enfrentar Tenório (Murilo Benício) e levar um tiro. Zaquieu (Silvero Pereira) vai provar a Alcides (Juliano Cazarré) todo o seu amor e amizade no fim de Pantanal. O peão salvará a vida do amigo e tomará um tiro no peito em seu lugar.

Renato (Gabriel Santana) vai ficar revoltado com a morte de Tenório (Murilo Benício) em Pantanal. Após o assassinato do vilão da novela das nove da Globo, o filho do grileiro buscará por justiça. Ele irá atrás de Zaquieu (Silvero Pereira) com uma arma na mão. "Eu não vou errar", prometerá o rapaz.

Terça-feira, 4 (Capítulo 164)
Alcides confessa a José Leôncio que foi ele quem matou Tenório.

Tenório, antes de morrer, consegue disparar um tiro, que acerta o ex-mordomo. Zaqueu é levado ao hospital, mas logo fica bem, ja que o tiro não atinge nenhum órgão vital. No final da trama, Zaqueu consegue finalmente se tornar um peão. Mas ele termina sozinho, sem um amor para chamar de seu.

Por conta do crime, Zaquieu fica na mira de Renato (Gabriel Santana), mas é salvo por Juma (Alanis Guillen). Para Silvero, o balanço da novela, que chega ao fim nesta sexta-feira, não poderia ser mais positivo. “Foi um grande privilégio fazer parte desse trabalho, um ganho como artista.