Como foi o final do período Neolítico?

Perguntado por: enogueira . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

O Neolítico, pelo fato de ter sido o último período da Idade da Pedra, terminou com o surgimento da Idade dos Metais.

O principal destaque da Idade da Pedra Polida foi o desenvolvimento da agricultura e criação de animais. Esses fatores proporcionaram ao homem uma vida sedentária e de maior autonomia diante das mudanças climáticas e naturais.

10000 a.C.

Paleolítico: o primeiro período é caracterizado pela caça, pesca, colheita de frutos e a descoberta do fogo. Neolítico: os hominídeos tornaram-se sedentários, iniciando a prática da agricultura.

Fim da Idade da Pedra
O descobrimento da técnica de fundição de minério terminou a Idade da Pedra e começou a Idade dos Metais.

A Pré-história é o período mais longo da História da humanidade. Começou a cerca de 2.500.000 anos e terminou com o surgimento da escrita por volta de 3.000 a.C. na Mesopotâmia, com os sumérios.

Paleolítico: de 2,6 milhões de anos atrás até 10.000 a.C. Mesolítico: entre 13.000 a.C. e 9000 a.C. Neolítico: entre 10.000 a.C. e 3000 a.C.

No período Neolítico (que não por acaso é conhecido como idade da pedra polida), a fabricação de ferramentas teve uma grande evolução. Foi nessa época que o homem dominou o uso dos metais, dessa forma podendo derreter cobre e, posteriormente, ferro, e formatá-los como pontas, lanças e outras ferramentas.

As principais mudanças que ocorreram do paleolítico para o neolítico, foi a sedentarização do homem que a partir desse período deixou de ser nômade e passou a se fixar e um local, outra característica foi a domesticação dos animais e o manuseio de ferramentas para cultivar alimentos( agricultura).

O ser humano passou a se sedentarizar, o que aconteceu em consequência do desenvolvimento de técnicas agrícolas, domesticação e criação de animais e aprimoramento de objetos de armazenagem. Dominando todos esses procedimentos, o alimento começou a sobrar, o que fez o número de mortes diminuir e a população aumentar.

Alterações climáticas e o aprimoramento de habilidades permitiram a chamada “Revolução Neolítica”. Ao longo de todo o período Paleolítico, o homem desenvolveu uma série de habilidades físicas e técnicas que lhe permitiram aprimorar a sua vida na terra.

No Neolítico, os grupos humanos deixaram de ser nômades, ou seja, mudar constantemente de lugar em busca de melhores condições de sobrevivência, e se transformaram em sedentários. Os hominídeos se fixaram em um determinado lugar. Isso possibilitou o desenvolvimento da agricultura.

O Neolítico, também conhecido como Idade da Pedra Polida, foi o período da Pré-História em que ocorreu a chamada Revolução Agrícola. Assentamento neolítico Skara Brae, localizado no arquipélago Orkney, na Escócia, e datado entre 3180 a.C.-2500 a.C.

A revolução agrícola, que caracterizou o período Neolítico, proporcionou também ao homem pré-histórico o aprimoramento das técnicas usadas na arte rupestre, bem como das técnicas utilizadas na agricultura que deram suporte a essa revolução.