Como foi o fim do período colonial?

Perguntado por: acampos . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.8 / 5 6 votos

Do ponto de vista oficial, a colonização do Brasil acabou em 1815, quando o rei d. João VI elevou o Brasil à condição de reino. Com isso, o Brasil deixava de ser uma colônia e tornava-se parte integrante do reino de Portugal.

O fim do Período Pré-Colonial correspondeu ao momento em que Portugal decidiu, de fato, iniciar a colonização do Brasil.

O período colonial do Brasil se estende desde a chegada dos portugueses ao território até a declaração de independência do Brasil em 1822. Durante esses 322 anos, o país foi dominado e explorado pela coroa portuguesa.

No dia 7 de setembro de 1822, o príncipe regente dom Pedro, irritado com as exigências da corte, declarou oficialmente a separação política entre a colônia que governava e Portugal. Em outras palavras, ele proclamou a Independência do Brasil.

O Brasil Colônia, na História do Brasil, é a época que compreende o período de 1530 a 1822. Este período começou quando o governo português enviou ao Brasil a primeira expedição colonizadora chefiada por Martim Afonso de Souza.

A Crise do Sistema Colonial é o período histórico em que o modelo tradicional de exploração da colônia pela metrópole chega ao fim. Esse modelo existiu por muitos anos e foi experimentado por diferentes continentes. Além disso, essa forma de administração regia todas as esferas da sociedade e das atividades humanas.

A crise do sistema colonial brasileiro aconteceu devido ao declínio da produção de açúcar, da escassez do ouro e das aspirações de liberdade influenciadas pelas emancipações de outras colônias pelo mundo.

O período colonial brasileiro foi de 1500 a 1822 e se caracterizou, principalmente, pelo controle político e econômico de Portugal.

A abertura dos portos marcou o fim do pacto colonial, a medida que determinava que a colônia só poderia comprar e vender diretamente para Portugal. Com isso, d. João VI autorizou a abertura dos portos brasileiros para todos os navios estrangeiros que estavam em paz e harmonia com a Coroa portuguesa.

Em 1530, preocupado em perder as terras para os franceses e o fracasso com o comércio oriental, a Coroa portuguesa decidiu pela ocupação das terras brasileiras. A organização na forma de Capitanias Hereditárias: o território foi dividido em lotes e concedidos a pessoas interessadas e com recursos próprios.

Por que o período que vai de 1500 a 1530 é conhecido como o período Pré-colonial? “Pré” significa algo que vem antes, portanto, o nome nos indica que este período marca o primeiro momento desde a chegada ao Brasil até o território ser considerado uma colônia.

1822

Brasil Colônia foi o período da história brasileira em que Portugal dominou e explorou o Brasil. Teve fim em 1822, quando ocorreu a independência do Brasil. A mão de obra escravizada negra foi uma realidade durante o Brasil Colônia.

História do Brasil

  • Período Pré-Cabralino (~ -1500)
  • Período Pré-Colonial (1500-1530)
  • Período Colonial (1530-1815)
  • Período Imperial.
  • Período Republicano.

Foram mudanças ocorridas no Brasil no período colonial e que podemos associar diretamente ao domínio português a construção de uma série de fortes e estradas, o desmatamento das áreas costeiras para o estabelecimento das colônias, uma série de conflitos com povos nativos por controle territorial, a abertura de áreas de ...

16.12.1815 - No Rio de Janeiro, o Brasil é elevado à condição de "Reino Unido a Portugal e Algarves", depois unidas em um só escudo as três armas de Portugal, Brasil e Algarves, sendo mantida a mesma bandeira.

O Brasil transformou-se em uma monarquia governada por d. Pedro I. A independência do Brasil foi o processo histórico de separação entre Brasil e Portugal que se deu em 7 de setembro de 1822. Por meio da independência, o Brasil deixou de ser uma colônia portuguesa e passou a ser uma nação independente.

No dia 7 de setembro de 1822, D. Pedro 1º declarou independência do Brasil às margens do rio Ipiranga. A historiadora Luciene Carris define o acontecimento como "um dos mais importantes da história do país".