Como foi o fim do cartel de Cali?

Perguntado por: pgaspar . Última atualização: 19 de maio de 2023
4 / 5 12 votos

O fim do cartel de Cali começou quando a polícia prendeu Orejuela em sua luxuosa casa em Cali, escondido em um guarda-roupa. Seis dos sete líderes do grupo criminoso foram mortos ou presos em um ano.

Pablo Escobar financiava campanha de diversos políticos da Colômbia para adquirir mais poder e capacidade de manipulação. Formou um grupo político denominado “Civismo em Marcha”.

Segundo a polícia, Serrano era contador do cartel de Cali. Ele entregou-se à polícia colombiana na sexta-feira em Bucaramanga, na região central da Colômbia, de acordo com o coronel Oscar Naranjo, que anunciou a rendição à imprensa. Detalhes sobre como ocorreu a rendição não foram revelados.

Álvaro Uribe

A partir de 2006, o governo de Álvaro Uribe desmantelou as AUC. Foi quando estourou o escândalo da "parapolítica", as ligações entre paramilitares, grupos de extermínio de extrema direita e políticos colombianos - mais de 60 congressistas foram condenados por crimes relacionados ao narcotráfico.

Cartéis de drogas
Principais cartéis colombianos: Cartel de Medellín. Cartel de Cali. Cartel del Norte del Valle.

coronel Hugo Aguilar

Tornou-se célebre na Colômbia (e um pouco por todo o mundo) a fotografia do coronel Hugo Aguilar, sorridente, segurando uma arma com a mão esquerda e o corpo de Escobar com a direita. Foi de Aguilar o último disparo, que matou Escobar.

El Chapo” era o líder do cartel antes de ser condenado à prisão perpétua em 2020.

dezessete meses

A morte de Pablo terminou com um esforço de busca de dezessete meses, que custou centenas de milhões de dólares, e teve a coordenação entre os Estados Unidos, com o Comando Conjunto de Operações Especiais, a Força Administrativa de Narcóticos (Drug Enforcement Administration), a Polícia Colombiana, e o grupo Los Pepes.

A família Escobar vive desde 1994 na Argentina, onde chegou oito meses após o assassinato de Pablo Escobar em Medellín. A viúva e os dois filhos do traficante acertaram com o Governo da Colômbia uma troca de identidade e com seus novos nomes chegaram a Buenos Aires, após uma tentativa fracassada de entrada na Alemanha.

O traficante de drogas mais procurado da Colômbia, Dairo Antonio Úsuga David, foi preso em uma operação conjunta da polícia e das Forças Armadas no noroeste do país. O criminoso conhecido como Otoniel é o chefe do Clã do Golfo, o maior cartel de narcotráfico do país.

Desmantelado em meados da década de 1990, o Cartel de Cali passou a ser considerado pelos Estados Unidos como a maior organização de narcotráfico do mundo após a queda de Pablo Escobar, chefe do Cartel de Medellín e inimigo ferrenho dos Rodríguez Orejuela.

Após a prisão de Joaquín El Chapo Guzmán e seu filho Ovidio Guzmán López, o cartel agora é chefiado pelo líder da velha guarda Ismael Zambada García (também conhecido como El Mayo) e os outros filhos de Guzmán, Jesús Alfredo Guzmán e Ivan Archivaldo Guzmán Salazar.

O traficante foi preso pela Polícia Federal em julho de 2022, enquanto as investigações sobre os assassinatos de Dom e Bruno ocorriam. Ele chegou a ser solto sob o pagamento de fiança de R$ 15 mil, em outubro, mas descumpriu algumas determinações de liberdade provisória e voltou para a prisão.

A Polícia Federal estima em US$ 1 bilhão a fortuna do empresário Antônio Mota Graça, o Curica, conhecido como o "rei do pó" e apontado como o maior traficante da Amazônia.