Como foi o fim de Mical?

Perguntado por: etavares . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 4 votos

A princesa de Israel que foi a primeira esposa do rei Davi, terminou sua vida sem gerar filhos (2 Samuel 6:23).

Davi carrega Abigail ainda viva, enquanto o sangue dela escorre por seu corpo. No entanto, a israelita não resiste aos ferimentos e morre nos braços do marido.

Ainoã – Wikipédia, a enciclopédia livre.

Michal ajudando Davi a escapar pela janela de Gustave Doré em 1835. Ela casou-se com Davi após Saul a haver prometido caso lhe trouxesse, em troca do dote, cem prepúcios de filisteus, porém Davi lhe trouxe duzentos prepúcio. Mical salva Davi de ser preso por Saul, o ajudando escapar pela madrugada.

I Samuel 19–22
Resuma I Samuel 19:1–17 explicando que Saul ordenou a seu filho Jônatas e a todos os seus servos que matassem Davi.

Mical

Satisfazendo a exigência de Davi, de devolver-lhe sua esposa Mical, Abner dirigiu-se então em particular aos chefes das onze tribos apartadas de Judá, para consolidar o favor deles para com Davi.

Davi e Mical não tiveram filhos juntos. Mas nesse contexto em que Davi teve fugir de Saul, ele acabou se relacionando com outras mulheres.

Por isso, tornou-se amargurada e não conseguia compartilhar da alegre adoração de Davi a Deus, e chegou até mesmo a odiá-la. Dessa forma, nunca gerou um filho a Davi até a sua morte (2Sm 6.23).

Davi pediu Ainoã em casamento durante a perseguição de Saul na quinta temporada de Reis. "Ainoã, casa comigo?" E toda uma nação de fãs de Davi pasmou.

Rei Davi teve oito esposas ao mesmo tempo e provou que, já no passado, a poligamia não dava certo. Com esposas em excesso e mais de 20 filhos, Davi se viu cheio de problemas.

O filho de Davi e Bate-Seba não tinha culpa nenhuma pelo pecado de seus pais — muito pelo contrário, ele foi uma das vítimas daquele pecado. No entanto, mesmo sendo inocente (daquele pecado), ele foi atingido pelas ondas criadas pelo pecado de seus pais, como muitos outros, antes e depois.

Ainoã

O versículo bíblico onde Ainoã é citada, traz apenas a seguinte informação: “A mulher de Saul chamava-se Ainoã, filha de Aimaás. O nome do general do exército, Abner, filho de Ner, tio de Saul” (1 Samuel 14:50). Mas esse breve versículo traz uma informação importante sobre quem foi Ainoã.

Saul teve uma concubina Resfa.
Saul tivera uma concubina chamada Resfa, filha de Aiá.

Havia uma concubina de Saul chamada Rispa, filha de Aiá. Certa ocasião Is-Bosete indagou a Abner: “Por que deitaste com a serva de meu pai?” Ora, Saul tivera uma concubina, cujo nome era Rizpa, filha de Aías. Perguntou, pois, Isbosete a Abner: Por que entraste à concubina de meu pai?

Mas Davi foi bem sucedido, e Mical tornou-se sua mulher. Empregando um hábil estratagema, ela salvou a vida de seu marido do louco procedimento do seu pai (1Sm19.11a17). Em conseqüência disso ficou ela separada de Davi por muitos anos, casando nesse intervalo de tempo com Palti ou Paltiel (1 Sm 25.44 – 2 Sm 3.14,15).

Após ouvir do Senhor, através do profeta Natã, os pecados que tinha cometido e as consequências que sofreria por isso, o coração de Davi foi quebrantado e ele confessou arrependido: “Pequei contra o Senhor”. Ele reconheceu que havia pecado no que fizera, e que contra o Senhor havia pecado.

Neste texto, vamos falar de algumas, mas é importante que você saiba quem foram as esposas de Davi:

  • – Mical;
  • – Ainoã;
  • – Abigail;
  • – Maaca;
  • – Hagite;
  • – Abital;
  • – Eglá;
  • – Bateseba.

A partir daquele momento, Davi foi internado em um hospital privado de Caxias, onde recebeu o diagnóstico de bronquiolite que, após alguns dias, evoluiu para um quadro de pneumonia.

O rei Davi cometeu adultério com uma mulher chamada Bate-Seba, que consequentemente ficou grávida. Ao saber da situação de Bate-Seba, Davi tentou acobertar seu pecado e, por fim, tomou providências para que o marido de Bate-Seba, Urias, fosse morto em batalha.

Continuar lendo Qual foi o fim de Mical?