Como foi inventada a porta?

Perguntado por: sneves . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

Os primeiros a concederem as portas da maneira que estamos acostumados, foram os gregos antigos. Pouco tempo depois, inclusive, foram os mesmos gregos que inventaram as portas automáticas. A invenção de Heron, de Alexandria, é o primeiro registro de automatização arquitetônica da história.

Apesar de fazer parte da vida e não ser percebida com facilidade, a maçaneta é uma invenção relativamente nova. Sua criação foi em 1878 pelo inventor Osbourn Dorsey que registrou uma patente para o mecanismo de maçaneta que conhecemos hoje, juntamente com o mecanismo de trinco interno.

Uma porta é geralmente entendida como uma abertura em um elemento de vedação arquitetônica, como uma parede, permitindo a passagem de pessoas de um ambiente para outro.

O próprio Jesus Cristo diz que Ele é a porta que dá acesso ao Pai. Em nossa vida existem portas que precisam ser fechadas e outras que estão esperando para serem abertas. Algumas, no entanto, conduzem à morte e à perdição, e outras, nos conduzem para a vida eterna. Algumas portas precisam ser reconstruídas.

A porta lógica de origem, a grosso modo, é um dado capaz de identificar e individualizar um usuário dentro do provedor de conexão em que o mesmo IP foi distribuído para um grupo de pessoas.

Arqueólogos de Zurique, na Suíça, descobriram uma porta de 5 mil anos e que pode ser a mais antiga já encontrada na Europa. Segundo os pesquisadores, o objeto é de madeira de álamo (choupo) e eles acreditam que ele tenha sido feito em 3.063 a.C..

“Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens. O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância. Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.” João 10, 9-11.

O nome dela nasce do fato que necessariamente os servos do templo passavam por aquela porta para levar a água da fonte de Ghion para os sacerdotes quando faziam as abluções ou os sacrifícios (Cf.

Os primeiros a concederem as portas da maneira que estamos acostumados, foram os gregos antigos. Pouco tempo depois, inclusive, foram os mesmos gregos que inventaram as portas automáticas.

Origem da Fechadura
Em 1821, o serralheiro norte americano Hobbs, desafiou seus colegas ingleses a abrir a fechadura confeccionada por ele. Na sequência, algum tempo depois, Linus Yale, filho de um serralheiro, patenteou uma fechadura para bancos e, em 1862, inventou a de segredo combinado, ou seja, a “chave”.

Os primeiros modelos apareceram no Egito, há cerca de 4 mil anos. As chaves tinham um apoio para as mãos, um eixo e uma ponta dentada, que encaixava nas fechaduras e movia os pistões, destrancando a porta.

Origem de porta vem do latim portalis. Vem da palavra em latim também, portum, que significava lugar onde se passaria para outro lugar.

Batentes. Os batentes são conhecidos como uma parte daquilo onde as pessoas chamam de porta, que na realidade muitas pessoas podem pensar de forma errada no que seja porta. Normalmente, o termo se associa a folha da porta, mas além dela existe ainda o batente, a guarnição, a fechadura, entre outros itens.

Uma porta de madeira é composta por várias partes, como folha, batente e os acessórios que a complementam como dobradiça, puxador, fechadura e outras partes.