Como foi feito o mapa do Brasil?

Perguntado por: aparaiso . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.1 / 5 12 votos

O mapa do Brasil surgiu após as expedições dos navegadores no território brasileiro. Sabe-se que as antigas civilizações utilizavam a cartografia para representar áreas de caça e pesca. Mas somente na idade média os mapas ganharam importância, por causa dos relatos dos navegadores.

Os primeiros eram feitos de madeira, esculpidos ou pintados, ou desenhados sobre a pele de animais.

Foram usadas as informações fornecidas pelos navegadores sobre o contorno dos continentes, coletadas com a ajuda de instrumentos como o astrolábio, que servia para determinar a latitude em alto-mar. Além disso, o cartógrafo incluiu partes da Europa, Ásia e África, que já eram do conhecimento dos europeus na época.

A invasão de colonos portugueses em terras que, pelo acordo de Tordesilhas, deveriam pertencer aos espanhóis forçou um novo tratado no século 18, o de Madri, que expandiu bastante o território brasileiro. Quando o país conseguiu sua independência, em 1822, o mapa atual já estava praticamente formado.

Mapas históricos: são mapas utilizados para representar algum acontecimento em algum período histórico, como as áreas colonizadas no Brasil até o século XVII.

Os mapas geográficos, os Atlas, as cartas náuticas, as plantas, os desenhos e os panoramas constituem importante contribuição ao estudo da formação da história do Brasil e do território nacional.

Os mapas representam a superfície terrestre ou parte dela em escala reduzida. São importantes para a localização, deslocamentos, cálculos de distância e comunicação, uma vez que transmitem informações. Os mapas podem ser temáticos (políticos, físicos, demográficos, econômicos), topográficos ou estilizados.

As cores são, geralmente, utilizadas para representar fenômenos de intensidade variável, como zonas de diferentes altitudes e/ou profundidades. São convenções internacionais, seguidas por todos os países.

O primeiro estado do Brasil foi Pernambuco, região situada no Nordeste e que faz divisa atualmente com os estados do Ceará e da Paraíba.

O mapa político do Brasil representa as unidades federativas que compõem o território brasileiro. O mapa do Brasil, representação cartográfica do território brasileiro, pode ser político, físico, econômico, temático ou demográfico, permitindo uma análise do espaço geográfico.

O mapa mais antigo que se tem notícia é o de Ga-Sur, feito na Babilônia. Era um tablete de argila cozida, datado de aproximadamente 2400 a 2200 a.C. O mesmo contém a representação de duas cadeias de montanhas e, no centro delas, um rio, provavelmente o Eufrates.

No século 4 a.C., o matemático e filósofo grego Anaximandro de Mileto criou um dos primeiros mapas do mundo em forma circular. Esse serviu de base para todos os outros que vieram depois dele. A projeção se limitava apenas às terras conhecidas e habitadas naquele tempo.

1507

O primeiro mapa que retrata o mundo como conhecemos hoje foi criado em 1507, praticamente 15 anos depois da chegada dos europeus ao continente americano, e foi criado pelo cartógrafo alemão Martin Waldseemüller (1475-1522). Este mapa dividia a terra entre o Oriente e Ocidente.

O mapa mais antigo que se tem notícia é o de Ga-Sur, feito na Babilônia. Era um tablete de argila cozida, datado de aproximadamente 2400 a 2200 a.C. O mesmo contém a representação de duas cadeias de montanhas e, no centro delas, um rio, provavelmente o Eufrates.

As alterações mais visíveis no mapa ocorreram no antigo território Grão-Pará, ao Norte do Brasil. O que antes era apenas uma província, se diluiu em: Amazonas, Acre, Roraima, Pará, Amapá e parte do Mato Grosso em processo que se iniciou ainda no século XIV e só foi encerrado no século XX.

A primeira proposta de divisão regional no Brasil foi feita em 1913, a fim de melhorar o ensino da geografia nas escolas. Dividia-se o país em cinco regiões, segundo aspectos físicos: Setentrional, Norte Oriental, Oriental, Meridional. Ainda não existiam os estados do Amapá, Roraima ou Mato Grosso do Sul, por exemplo.

Então, para melhor compreender, estudar e administrar este nosso imenso país, o território foi dividido em cinco Grandes Regiões: Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

A Carta Geográfica do Brasil (também conhecida como Carta do Brasil ao Milionésimo ou Carta de 1922) foi o mapa do território nacional realizado pelo Clube de Engenharia para ser publicado na Exposição de Comemoração do Centenário da Independência do Brasil em 1922.

Os principais tipos de mapa são:

  1. Mapa físico. Os mapas físicos são representações de elementos físicos e naturais de um território, que independem da ação humana. ...
  2. Mapa político. ...
  3. Mapa demográfico. ...
  4. Mapa histórico. ...
  5. Mapa econômico. ...
  6. Mapa de vegetação. ...
  7. Mapa estilizado (anamorfose)

Os mapas correspondem a uma representação gráfica de um espaço real, em uma superfície plana, como um papel. Em um mapa é possível representar diferentes lugares do planeta, partindo do particular como um bairro, cidade ou estado e geral como um país, continente ou o mapa mundi.