Como foi feita a primeira roda?

Perguntado por: enogueira . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 18 votos

As primeiras rodas eram feitas com três placas de madeira, cortadas em formato redondo, e ligadas por ripas ou eram maciças de pedra, e, consequentemente, muito pesadas.

As rodas mais antigas encontradas em explorações arqueológicas são de cerca de 3000 a 2000 a.C. e estavam em túmulos na mesma Mesopotâmia. Eram compostas de três tábuas presas por suportes em forma de cruz, e a tábua central possuía um furo natural no nó da madeira.

Não sabemos exatamente onde ou tampouco nunca saberemos efetivamente quem o inventou primeiro. Mas, segundo evidências arqueológicas, a roda começou a ser usada rapidamente na Eurásia e no Oriente Médio. "Há uma explosão de evidências arqueológicas de veículos com rodas a partir de 3,4 mil a.C.", diz Anthony.

Seja como for, as primeiras rodas parecem ter sido feitas com três placas de madeira cortadas em formato arredondado, mantidas juntas por ripas.

Então Ilúvatar criou Eä, o próprio universo, e os Ainur formaram nele Arda, a Terra, "englobada dentro do vazio": o mundo, juntamente com o ar é separada de Kuma, o "vazio" sem vida.

No início, a roda era feita de uma peça de madeira inteiriça, compacta e pesada. Mas para evitar o desgaste da madeira e aumentar a sua velocidade, algumas modificações foram feitas. Para proteger a roda do desgaste, foi criada uma espécie de “sola” de ferro que aumentou a resistência da roda.

O vestígio mais antigo do uso da roda em veículos é o desenho de uma carroça numa placa de argila encontrada na Suméria (Mesopotâmia), de 3.500 a.C.

A roda transmite de maneira amplificada para o eixo de rotação qualquer força aplicada na sua borda, reduzindo a transmissão tanto da velocidade quanto da distância que foram aplicadas.

Podemos também classificar as Rodas em dois tipos básicos, de acordo com o tipo de material que constitui o rasto:

  • Rodas com rasto resiliente;
  • Rodas com rasto duro.

Edison

Roda de borracha
A roda foi a maior invenção da humanidade, mas até 1843 as rodas dos meios de transporte e carga eram de madeira, sem nenhum tipo de revestimento. Edison então teve a ideia de revestir as rodas de madeira com borracha, diminuindo assim o atrito e o risco de acidentes.

Descobriram que, ao invés de gastar horas e muito exercício físico para carregar algo pesado como um grande animal abatido ou as pedras para construção de edificações, era melhor usar troncos roliços que permitiam o transporte das cargas sem grande sacrifício. Era esse o primórdio do que veio depois: A roda.

1. Fogo — entre 200 mil a 10 mil anos antes de Cristo.

A gente nem imagina, mas houve um tempo em que a roda ainda não existia e executar tarefas simples, como movimentar objetos, era um trabalho muito difícil. Ninguém sabe quem nem quando exatamente a roda surgiu, mas ela é considerada a máquina inventada pelo ser humano que mais possibilitou transformações no mundo!

Sem ela, transportes, engrenagens e máquinas no geral não funcionariam. Até mesmo o relógio e a roda gigante precisaram desse invento para existir. De diversos tamanhos e modelos, bilhões de rodas fazem o mundo girar. Essa invenção extraordinária é peça fundamental no progresso da humanidade.