Como foi criado a contabilidade?

Perguntado por: imoreira . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.7 / 5 12 votos

A origem da contabilidade está ligada a necessidade de registros, inicialmente aos bens familiares, ao registro de rebanhos e se estende com o tempo a necessidade do comércio.

CRIADOR DA CONTABILIDADE: FREI LUCA PACIOLLI
Esta presa às primeiras manifestações humanas da necessidade social de proteção à posse e de perpetuação e interpretação dos fatos ocorridos com o objeto material de que o homem sempre dispôs para alcançar os fins propostos.

Brasil. A história da Contabilidade no Brasil iniciou-se a partir da época Colonial, representada pela evolução da sociedade e a necessidade de controles contábeis para o desenvolvimento das primeiras Alfândegas que surgiram em 1530.

Assim, em 1549, criou os armazéns alfandegários, que ficaram sob a responsabilida- de de Gaspar Lamego, nome- ado primeiro Contador-Geral das Terras do Brasil. Os armazéns alfandegários foram cria- dos em 1549 e ficaram sob a respon- sabilidade de Gaspar Lamego, primeiro Contador-Geral do Brasil.

Tem como objetivo os estudos dos patrimônios, dos bens, direitos e obrigações para empresas, públicas ou privadas, e pessoas físicas e jurídicas. Dessa forma, você e sua empresa precisam entender a importância da contabilidade para projetar o crescimento do negócio de forma estratégica.

"Contabilidade" deriva do termo italiano contabilità, numa referência ao uso das contas contábeis. Em suma, a contabilidade é a ciência que mede a riqueza (patrimônio) e a sua evolução.

Luca Bartolomeo de Pacioli

Luca Bartolomeo de Pacioli (Sansepolcro, 1445 — Sansepolcro, 19 de junho de 1517) foi um frade franciscano e célebre matemático italiano. É considerado o pai da contabilidade moderna por conta de seu pioneirismo no método das partidas dobradas.

Contabilidade na Idade Moderna
No século XVIII, a Revolução Industrial levou a uma maior complexidade no cálculo dos custos: isso fez surgir a disciplina da contabilidade de custos. A contabilidade praticada anteriormente, então, passou a ser chamada de "contabilidade financeira" ou "contabilidade geral".

A origem da Contabilidade de fato, surgiu da necessidade de registros do comércio. A atividade de troca e venda dos comerciantes requeria registros de cada transação que era efetuada, para isso eram feitos, de forma simples, anotações ou relatórios sobre o ocorrido com os bens.

O CADUCEU. O Caduceu simboliza a Contabilidade e é representado por um bastão entrelaçado por duas serpentes e um elmo alado. Uma das simbologias de Mercúrio, legendário Deus protetor do comércio, emblema da paz e prosperidade. A insígnia da profissão contábil significa a capacidade, a inteligência e a astúcia.

Entretanto, a contabilidade viveu seu momento de “formalização” a partir das revoluções que ocorreram na Europa nos séculos XIV e XV. De acordo com Iudícibus e Marion (1999), a Itália é a grande pioneira da Contabilidade como pensamento científico.

Descubra quais são as áreas da contabilidade

  • Contabilidade empresarial. Essa área é a responsável pela demonstração de desempenho e resultados obtidos dentro de um período de uma empresa. ...
  • Análise contábil. ...
  • Auditoria contábil. ...
  • Consultoria financeira.

Ela possui duas vertentes, com ou sem fins lucrativos, mais na maioria das vezes finaliza-se com o lucro em suas operações de aplicabilidade. A Contabilidade somente foi reconhecida como ciência no século XIX, seu nome deriva do termo contabilita, da escola italiana, que significa registro de contas.

Tudo que envolve receitas e despesas, como controle, registro, planejamento e organização de contas, públicas ou privadas, é atividade desempenhada pelos profissionais de Ciências Contábeis. Além disso, cabe ao contador analisar se as movimentações financeiras envolvendo pessoas e empresas estão de acordo com a lei.

Quanto à legitimidade cognitiva, o contador é visto como um indivíduo que agrada o cliente com facilidade e que o curso de Ciências Contábeis pode ser escolhido devido à facilidade de encontrar empregos e possuir uma situação financeira confortável, não por afinidade com a profissão.

Antônio Lopes de Sá

Um dos maiores contadores do Brasil, Antônio Lopes de Sá (1927-2010), construiu uma grande carreira na área contábil, sendo detentor de inúmeros prêmios, nacionais e internacionais, inclusive, recebeu a medalha de ouro João Lyra Tavares, um dos maiores prêmios que um contador pode obter.

Os princípios são: o da entidade, o da continuidade, o da oportunidade, o do registro pelo valor original, o da competência e o da prudência.

A Contabilidade busca, por meio da apreensão, quantificação, classificação, registro, eventual sumarização, demonstração, análise e relato das mutações sofridas pelo patrimônio da entidade particularizada, a geração de informações quantitativa e qualitativa sobre ela, expressa tanto em termos físicos quanto monetários.

Assim desde os primórdios da civilização, que a finalidade principal da Contabilidade é acompanhar as atividades realizadas pelas pessoas, na acepção necessária de controlar o desempenho de seus patrimônios, na função fundamental de produção e comparação dos resultados alcançados entre períodos instituídos.

A contabilidade pode ser dividida em contabilidade financeira e empresarial.

São uma ciência social porque tratam de um patrimônio que envolve um conjunto de pessoas, dentro de uma sociedade, com implicações internas e externas. Por isso, a formação do aluno inclui base humanística, com disciplinas como Sociologia, Filosofia e Economia.