Como foi criada a taxonomia?

Perguntado por: abernardes . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.9 / 5 15 votos

No século 18, o naturalista sueco Lineu (Carl Von Linné, 1707-1778) deu início ao processo de classificação biológica ou taxinomia, ou ainda taxonomia. Ele instituiu o sistema binomial, que prevalece até os dias de hoje, bem como determinou a utilização dos termos: família, classe, ordem e filo.

História da classificação de seres vivos
O sistema mais antigo de classificação foi proposto por Aristóteles ainda na Idade Clássica e dividia os seres vivos em plantas e animais. Os animais eram subdivididos de acordo com o meio em que se moviam (água, ar ou terra).

A taxonomia é a área da biologia responsável por identificar, nomear e classificar os seres vivos. A sistemática é uma área que também auxilia nesse processo, já que estuda as relações evolutivas entre os organismos, sendo cada vez mais utilizada nesse processo, assim como a biologia molecular.

A taxonomia é a área da Biologia dedicada à organização e classificação dos seres vivos. É uma área de extrema importância, pois, afinal de contas, lida com uma quantidade absurda de espécimes e, sem uma devida classificação, seria impossível o estudo preciso e vital para a melhoria de conhecimento do mundo natural.

A taxonomia é a ciência que descreve, classifica e nomeia os seres vivos. Através da taxonomia, as plantas, animais e outros organismos são descritos e organizados em categorias de acordo maioritariamente com as suas caraterísticas externas (morfológicas).

Atualmente as principais categorias taxonômicas são: reino, filo, classe, ordem, família, gênero e espécie, duas a mais do que as propostas inicialmente por Lineu. O Reino é a maior unidade de classificação biológica e agrupa filos de organismos com características semelhantes.

Carl Lineu teve a ideia de designar as espécies, sendo que cada uma deveria ter um nome, relacionado ao gênero, e um sobrenome, relativo à espécie. Surgia, então, o sistema binomial. Em Homo Sapiens, por exemplo, temos o gênero Homo e a espécie Sapiens.

Carlos Lineu

Carlos Lineu, geralmente conhecido como Lineu foi um botânico, zoólogo e médico sueco, responsável por popularizar a nomenclatura binomial criada pelo naturalista Gaspard Bauhin e a classificação científica, sendo assim considerado o "pai da taxonomia moderna".

No século XVIII, novos estudos vieram à tona na comunidade científica estabelecendo uma hierarquia entre os grupos de seres vivos, sendo essas discussões lançadas pelo sueco Karl von Linné (17071778), que foi considerado o pai da Taxonomia.

O naturalista sueco Carl von Linnée (1707-1778), mais conhecido como Lineu, definiu como critério de classificação as características estruturais e anatômicas. Lineu era criacionista e acreditava que o número de espécies era fixo e imutável, tendo sido definidas por Deus no momento da criação.

Um conjunto de espécies semelhantes forma um novo táxon (grupo) na categoria de Gênero. Numa ordem crescente de abrangência (ou nível de universalidade) Linné criou originalmen- te mais três categorias taxonômicas: Ordem, Classe e Reino.

Classe é um dos níveis taxonómicos do sistema de classificação que agrupa os seres vivos em diferentes níveis consoante as relações evolucionais existentes entre eles, criado por Lineu para agrupar os indivíduos, foi posteriormente revisto e adaptado consoante os novos conhecimentos obtidos devido ao avanço científico.

A Taxonomia auxilia a estruturar desde o sistema educacional de ensino de uma escola ou universidade, passando pela formas de avaliação utilizadas até as estratégias das aulas.

É a ciência responsável pela criação de regras de classificação. o objetivo é classificar os seres vivos ela procura refletir a classificação de cada ser vivo.

e) ( ) Reino – filo – classe – ordem – família – espécie – gênero.