Como foi criada a Lei de Lavoisier?

Perguntado por: upaz . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.9 / 5 12 votos

A massa do sulfato de zinco somada à massa do hidrogênio desprendido atingirá o total de 163g. Ao analisar essa reação é possível perceber que não houve ganho e nem perda de massa. O que aconteceu foi a transformação de substâncias reagentes em outras substâncias.

Considerado o pai da Química, Antoine Lavoisier foi o primeiro a observar que o oxigênio, em contato com uma substância inflamável, produz a combustão. Deduziu, também, baseado em reações químicas, a célebre lei da conservação da matéria: "Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma" .

A lei de Lavoisier, também conhecida por lei da conservação da massa, como o próprio nome indica, foi descoberta em 1785 pelo químico francês Antoine Laurent de Lavoisier (1743-1794), considerado o pai da química moderna.

A Lei da Conservação das Massas ou Lei de Conservação da Matéria proposta por Lavoisier postula que: "A soma das massas das substâncias reagentes é igual à soma das massas dos produtos da reação." Para chegar nessas conclusões, Lavoisier utilizou balanças precisas envolvendo diversos elementos em recipientes fechados.

* Nomenclatura moderna para elementos: Em 1789, Lavoisier lançou a obra intitulada Tratado Elementar de Química, na qual forneceu uma nomenclatura moderna para 33 elementos, que, segundo o conceito correto de hoje, são, na verdade, substâncias.

Lavoisier já vinha estudando gases e questionando a teoria do flogisto. Em suas experiências com fósforo e enxofre, descobrira que o produto da combustão pesava mais do que o material original, o que significava que havia absorvido ar. Em seguida realizou o processo inverso.

Enquanto Lavoisier afirmava que a soma das massas dos reagentes e produto eram iguais, Proust observou que a proporção era similar. A proporção em massas das substâncias que reagem e que são produzidas numa reação é fixa, constante e invariável.

As três Leis ponderais mais famosas são:

  • Lei de Lavoisier ou Lei da Conservação de Massas.
  • Lei de Proust ou Lei das Proporções Definidas.
  • Lei de Dalton ou Lei das Proporções Múltiplas.

Lavoisier é considerado o pai da química moderna porque foi ele quem descobriu que a água é uma substância composta, formada por dois átomos de hidrogénio e um de oxigénio: H2O.

A Química surge com a evolução da racionalidade cientifica ocidental e tem sua origem na alquimia. A alquimia como “pré-ciência” que estuda a transformação sabidamente ao longo de quinze séculos, se sujeita aos seus próprios princípios e “se transforma” para a ciência química.

Lavoisier era um cuidadoso cientista que fazia observações detalhadas e planejava seus experimentos e por isso é considerado um dos fundadores da Química Moderna.

Essa lei foi e é muito importante por vários motivos, como o fato de representar um avanço no entendimento das reações químicas. Entendeu-se que elas apresentam certa regularidade nas massas (lei ponderais) e volumes (lei volumétrica) das substâncias envolvidas nos reagentes e nos produtos.

Antoine-Laurent de Lavoisier

“Na Natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”, Antoine-Laurent de Lavoisier.

Antoine Lavoisier

Antoine Lavoisier é o “pai da química moderna” e o maior químico experimental antes de Michael Faraday. Lavoisier era incrivelmente prolífico.

matéria) é um dos mais importantes princípios da ciência. Ela é geralmente associada ao nome de Antoine- Laurent de Lavoisier (1743-1794), sendo mencionada como “lei de Lavoisier”; ou, algumas vezes, ao de Mikhail Vasilyevich Lomonosov (1711-1765).

A Lei de Proust ou Lei das Proporções Definidas, ou ainda Lei das Proporções Fixas, como também é chamada, foi elaborada pelo químico francês Joseph Louis Proust em 1797. Essa lei diz que a massa dos reagentes e as massas dos produtos que acontecem em uma reação devem obedecer sempre proporções constantes.

Ao explicar que a combustão ocorria somente com a presença de oxigênio, ele derrubou a teoria do flogístico, de Georg Ernst Stah, que dizia que os materiais combustíveis possuíam um princípio comum inflamável presente apenas nos materiais combustíveis.

Jean-Paul Marat

Segundo vários historiadores, Lavoisier foi denunciado pelo político revolucionário Jean-Paul Marat. Marat nasceu no mesmo ano que o químico, estudou medicina e viajou pela Europa.

Primeiras descobertas
Estudiosos dizem que a primeira experiência do homem com a química foi com o fogo (10.000 a.C.). Na Idade da Pedra, a descoberta do fogo foi fundamental para a sobrevivência do Homo Erectus.