Como foi a vida do rei Ezequias?

Perguntado por: oresende6 . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.7 / 5 3 votos

Ele foi um dos reis de Judá, conhecido por ter tido a vida prorrogada em quinze anos após chorar ao Senhor. Ele temia a Deus e agia com justiça, e sua história está relatada na bíblia. Foi um dos sucessores do reinado de Davi e assumiu o trono aos vinte e cinco anos de idade.

No entanto, antes que o profeta atravesse o portão de saída do palácio, Deus dá-lhe uma nova ordem. Ele deveria voltar e dizer ao rei que ele viveria mais 15 anos, porque Deus ouvira sua oração.

Na época em que a Assíria conquistava Israel, Ezequias tornou-se rei em Judá. Ele foi capaz de liderar o povo para uma maior retidão, talvez porque viu o que estava acontecendo com Israel e temeu a ameaça dos assírios à sua própria nação.

Ezequias então, comete um dos piores erros que qualquer rei poderia cometer em Israel e Judá: “abre as portas de sua casa e mostra todos os seus tesouros a Merodaque-Baladã, um babilônico”.

Volante Ezequias perde luta contra a leucemia e morre aos 22 anos.

O rei Ezequias, após tem uma das maiores bênçãos de Deus, a da saúde, não aproveitou para testemunhar do Deus do céu para os seus visitantes. O rei orgulhoso apenas se preocupou em mostrar riquezas, ouro e armas.

25Todavia Ezequias deixou-se dominar pelo orgulho, e não correspondeu à misericórdia com que foi agraciado; por esse motivo a ira do SENHOR se acendeu e veio como juízo sobre ele, e igualmente sobre todo Judá e Jerusalém.

Tu fizeste os céus e a terra. 17 Dá ouvidos, Senhor, e ouve; abre os teus olhos, Senhor, e vê; escuta todas as palavras que Senaqueribe enviou para insultar o Deus vivo. 18 É verdade, Senhor, que os reis assírios fizeram de todas essas nações e de seus territórios um deserto.

Isaías 36–39: A História do Rei Ezequias.

Por outro lado, durante os 15 anos, Ezequias teve um filho, Manassés, que foi um dos piores reis de Judá, não somente idólatra, mas também perverso, pois chegou a oferecer seus próprios filhos aos ídolos das nações (2 Crônicas 33:1-7).

A exaltação dele foi a ruína de Judá, que foi invadida, seu povo, morto e deportado de Jerusalém, permanecendo cativo em Babilônia por setenta anos.

Assim como Senaqueribe afrontou a Ezequias dizendo: Assim diz o rei: Não deixem que Ezequias os engane. Ele não poderá livrá-los de minha mão. Não deixem Ezequias convencê-los a confiar no.

O rei Ezequias recebeu a carta das mãos dos mensageiros e a leu. Depois, foi até o Templo, pôs a carta ali, na presença de Deus, o SENHOR, e orou assim: — Ó SENHOR Todo-Poderoso, Deus de Israel, que estás sentado no teu trono que fica acima dos querubins! Só tu és Deus e governas todos os reinos do mundo.

2 Crônicas 32
24 Naquele tempo, Ezequias ficou doente e quase morreu. Ele orou ao Senhor, que lhe respondeu dando-lhe um sinal milagroso. 25 Mas Ezequias tornou-se orgulhoso e não correspondeu à bondade com que foi tratado; por isso a ira do Senhor veio sobre ele, sobre Judá e sobre Jerusalém.

Quando lhe foi dito que iria morrer, Ezequias roga ao Senhor, e sua vida é prolongada em quinze anos — A sombra do sol volta dez graus no relógio de sol de Acaz — Isaías profetiza o cativeiro babilônico de Judá.

O rei Zedequias foi sentenciado a ver seus filhos morrerem em sua frente, e depois teve seus olhos arrancados e foi levado acorrentado à Babilônia, onde permaneceu preso até sua morte. Com isso, se cumpriram na íntegra as profecias sobre o último rei de Judá registradas em Jeremias 34 e Ezequiel 12.

1 E sucedeu que, no terceiro ano de Oseias, filho de Elá, rei de Israel, começou a reinar aEzequias, filho de Acaz, rei de Judá. 2 Tinha vinte e cinco anos de idade quando começou a areinar, e vinte e nove anos reinou em Jerusalém; e era o nome de sua mãe Abi, filha de Zacarias.

Em sacrifício, seus filhos foram queimados vivos, por causa da anuência de Ezequias, à sentença decorrente do seu erro. Ezequias começou da melhor forma possível, sendo apontado como o melhor dos reis, mas arruinou seu legado, deixando o pior Rei que aquele povo pôde ter.

Jeremias

Jeremias profetizou ao rei Zedequias que, se o povo de Judá se rendesse à Babilônia, ele não seria destruído.

As pessoas orgulhosas transmitem muitas queixas mentais devido ao seu ego exagerado, reclamando de pessoas, de situações, do tempo, do país, etc. Isto inevitavelmente fará com que elas saltem de um conflito para outro. “Se não moderarmos o orgulho, ele será o nosso maior castigo.”

Josias tinha 8 anos quando foi coroado rei de Judá. Ele foi um bom rei e amava o Senhor. Ele queria ajudar seu povo, os israelitas, a obedecer ao Senhor e parar de adorar ídolos.