Como foi a travessia do rio Jordão com Josué?

Perguntado por: lalmada . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

1 Quando toda a nação terminou de atravessar o Jordão, o Senhor disse a Josué: 2 Escolha doze homens dentre o povo, um de cada tribo, 3 e mande que apanhem doze pedras do meio do Jordão, do lugar onde os sacerdotes ficaram parados. Levem-nas com vocês para o local onde forem passar a noite.

No capítulo desta segunda-feira (22) de A Terra Prometida, o Brasil se emocionou ao ver a travessia do rio Jordão, momento em que Josué conduz o povo hebreu rumo a Canaã. Foram 12 as tribos de Israel que participaram dessa importante passagem bíblica.

Trata-se de uma recriação da passagem bíblica que fala sobre o momento em que Josué e os israelitas atravessa o rio rumo a Canaã.

Por fim, a travessia do rio Jordão nos ensina sobre a fidelidade e o poder de Deus em conduzir o seu povo à vitória, mesmo em situações aparentemente impossíveis. A liderança de Josué, que segue os planos de Deus e confia em sua providência, é um exemplo para nós de como devemos agir em nossa própria jornada de fé.

Rio Jordão na Bíblia
A história do rio Jordão possui um caráter muito místico e sagrado sendo citado muitas vezes na bíblia. Foi, portanto, no Rio Jordão que Jesus foi batizado, que ocorreu a manifestação da Santíssima Trindade, e ainda, a cura de um leproso.

Depois de muitos milagres ao longo de um ano de uma jornada difícil pelo deserto, os israelitas finalmente chegaram às fronteiras dessa terra prometida.

O resultado é um rio fraco, pequeno e sujo, com profundidade máxima de meros três metros e largura de 30 - menos do que a altura da estátua do Cristo Redentor. Nada parecido com a imagem de águas fartas nutridas por muitos.

Josué o abençoou e deu a ele a terra de Hebrom em herança, porque ele havia perseverado em seguir o Senhor. (Josué 14:5-15) Quarenta e cinco anos. Você esperaria tanto? Calebe perseverou; por isso, desfrutou da promessa.

Após a travessia do rio Jordão, o povo de Israel precisava completar sua preparação para uma nova fase em sua história: a conquista da terra que o Senhor prometera aos seus patriarcas. Deus, então, requer que o povo se prepare espiritualmente, reafirmando o pacto com Ele e sinalizando obediência aos Seus mandamentos.

Josué 3–4: A Travessia do Rio Jordão.

O nome tem o sentido de “o que corre” ou “aquele que desce”. Este nome é citado no Novo Testamento da Escritura Sagrada, no episódio em que João Batista batiza Jesus Cristo nas águas do Jordão. Este rio, ao longo de toda a Bíblia, foi cenário de vários acontecimentos importantes.

Josué

O chamado de Josué como profeta foi confirmado aos israelitas quando Deus separou as águas do Rio Jordão e permitiu que eles o cruzassem até a terra prometida.

Também nos ensina que ter fé é essencial, mas que ela precisa ser alimentada com muito esforço e atitudes, pois Deus espera que façamos a nossa parte e também assumamos a responsabilidade pela nossa própria vida. Josué cresceu, amadureceu e ainda hoje é um grande exemplo para nós.

O rio Jordão foi o cenário onde milagres aconteceram pelo poder de Deus. Dentre elas temos: A travessia de Josué pelo Rio Jordão, a subida de Eliás ao Céu, a cura de Naamã (A Cura do Leproso), e o Batismo de Jesus Cristo.

O nome vem do hebraico yarden, “o que desce” ou “lugar onde se desce” (para beber água), que passou ao grego como Iordanes, daí a Iordan e Jordão. Outra versão afirma que a raiz seria yarad, de “fluir”, de onde viria yurdah, “rio”.

Os constantes mergulhos na água do Rio Jordão entregam que ali, em Qasr al-Yahud, teria sido o local onde Jesus Cristo foi batizado. Segundo a tradição católica, foi nas águas daquele Rio que João Batista realizou o primeiro sacramento no filho de Deus.

João fazia batizados no Rio Jordão e Jesus foi batizado nas suas águas. Moisés caminha pelo rio para levar seu povo à Terra Prometida. Um dos milagres de Jesus, que foi a cura do leproso de Naamã, aconteceu lá.

Conforme instruído pelo Senhor, Moisés enviou 12 espias para explorar a terra de Canaã e relatar o que encontraram. Depois que dez dos espias “infamaram” a terra (Números 13:32), os israelitas temeram que o povo fosse forte demais para ser conquistado e não tiveram fé suficiente para entrar na terra prometida.

Grupo Calebe Universal
Josué e Calebe, foram as duas únicas pessoas que saíram do Egito junto com Moisés, e o povo de Israel e entraram na Terra Prometida.