Como foi a morte do marido de Tamar na Bíblia?

Perguntado por: aalbuquerque . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4 / 5 4 votos

Em Gênesis, Tamar (Juliana Xavier) presenciará a morte de Er (Tiago Marques), que será sufocado em um castigo divino por sua violência e deixará a mulher antes mesmo de ter herdeiros.

Sem sorte, ela enfrenta a viuvez pela segunda vez após o rapaz sofrer um acidente fatal. Acusada pela sogra, Muriel (Rhaisa Batista) de ser uma maldição para a família, a moça se desespera ao achar que não tem futuro algum. Ela é enviada de volta à família pelo sogro e começa a planejar uma reviravolta para sua vida.

Ela ficou viúva e teve um filho de seu sogro, chamado Judá. Na realidade ela deveria ter tido um filho com o irmão mais novo de seu falecido marido, para isso deveria esperar que ele crescesse, inclusive, o próprio patriarca Judá havia lhe pedido isso após a morte do mais velho.

Na novela 'Gênesis', primeiro marido de Tamar (Juliana Xavier), Er (Tiago Marques) morreu sufocado - Purepeople.

Muriel (Rhaisa Batista) morrerá de tristeza após os destinos trágicos de Er (Tiago Marques) e Onã (Caio Vegatti) em Gênesis. Viúvo, Judá (Thiago Rodrigues) se desesperará com a nova desgraça, mas afogará as mágoas e viverá o luto na cama com Tamar (Juliana Xavier) na novela bíblica da Record.

É bem possível que ela tenha sido taxada de amaldiçoada perante a comunidade por Judá por ter enviuvado dos seus dois filhos. Tornar a pessoa oprimida vulnerável emocionalmente é uma das primeiras estratégias do opressor.

O primeiro livro de Crônicas relata que Judá casou-se com a filha de Suá, e teve três filhos: Er, Onã e Selá, dos quais Er e Onã vieram a falecer. Mais tarde, Judá teve mais dois filhos com sua nora Tamar: Perez e Zerá. É dito que, a partir destes descendentes, formou-se a tribo de Judá.

Detenho-me, propositadamente, nas duas tendas de Tamar: a tenda do pai e a tenda do sogro. Trazida para fora de casa não obtém sucesso tendo filhos. É assim, então, “devolvida” à casa do pai sob a desconfiança de uma quase “viúva negra” que mata os filhos de Judá.

No decorrer dos capítulos, a jovem fica viúva e é obrigada a se casar com o cunhado, Onã (Caio Veagati), pela chamada "Lei do Veriato", por ter perdido o marido antes de conhecer a maternidade. E a tragédia volta a assombrar Tamar e ela novamente conhece a viuvez.

BOCA DE SACOLA
O rapaz também precisará acertar as contas com Deus por não dar um filho a Tamar, que é responsável por dar continuidade à linhagem que permitirá a primeira vinda de Jesus (Dudu Azevedo). Ele tropeçará e cairá de cabeça de uma caixa de ferramentas, sangrando até a morte com um facão na nuca.

Por que Tamar cometeu o ato? Como visto na novela, a personagem vivida por Juliana Xavier foi expulsa da casa de Judá por Muriel (Rhaisa Batista). A mulher fez isso por acreditar que a nora tinha sido a responsável pelas mortes de Er e Onã.

O nome Tamar surgiu a partir da combinação das sílabas iniciais das palavras tartaruga marinha, abreviação que se tornou necessária, na prática, pelo espaço restrito para as inscrições nas pequenas placas de metal utilizadas na identificação das tartarugas marcadas para diversos estudos.

Ele será morto por Deus (Flávio Galvão) por não ter valorizado a escolhida do todo-poderoso para dar sequência à linhagem que um dia originará Jesus (Dudu Azevedo).

Judá questiona Onã sobre se recusar a dar um filho para Tamar, mas o rapaz rebate suas críticas e diz que sempre se sentiu deixado de lado por causa de Er. Ele sai furioso a caminho do campo, onde tropeça e cai sobre o cesto de adagas, morrendo na hora.

A história de Tamar é um relato claro de um ato premeditado de violência sexual que ocorre na casa de Davi. O agressor, um meio-irmão cheio de luxúria em relação à sua meia-irmã, Tamar, admite a sua paixão por ela e é aconselhado a inventar uma história que facilitaria seu acesso a Tamar.

Muriel foi a esposa de Judá na novela Gênesis. Judá a conheceu na casa de Hira (Sandro Pedroso) e logo se apaixonou pela moça. Poucos capítulos depois, o casal oficializou a união. Depois do casamento, Muriel e Judá na novela Gênesis tiveram três filhos.

Onã morre engasgado durante discussão com Tamar.

Casado com Muriel (Rhaisa Batista) e pai de três filhos, o hebreu terá problemas matrimoniais. Tomado pela culpa de ter vendido José (Juliano Laham) no passado, o personagem se afundará na bebida, e sua ausência em casa lhe trará grandes problemas.

Quando ela estava no trabalho de parto, um dos gêmeos pôs uma das mãos para fora. A parteira pegou uma fita vermelha e amarrou na mão dele. E disse: — Este saiu primeiro. Mas ele puxou a mão, e o irmão gêmeo nasceu primeiro.

Tamar: Significa “palmeira”. Tem origem no hebraico Thamar, que quer dizer literalmente “palmeira”. O nome é citado no Antigo Testamento da Bíblia através de duas personagens, a nora de Judá e uma das filhas de Davi.

De acordo com a árvore genealógica descrita na bíblia, José, marido de Maria e pai terrestre de Jesus Cristo, é descendente direto da tribo de Judá. Assim sendo, Jesus também pode ser considerado descendente da família de Judá e do rei Davi.