Como foi a morte de Senaqueribe?

Perguntado por: nmorais7 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 17 votos

Senaqueribe ignorou os repetidos apelos de Adrameleque para ser reintegrado como herdeiro e, em 681 a.C., Adrameleque e seu irmão Sarezer assassinaram Senaqueribe, na esperança de tomar o poder para si.

Ezequias instituiu amplas reformas na adoração. Ele baniu a idolatria e se opôs à adoração nos lugares altos porque Deus queria que a adoração fosse oferecida somente em Jerusalém (Deuteronômio 12). Senaqueribe usou estas reformas como ponto de partida para atacar e desacreditar Ezequias.

Foi afrontado, ridicularizado, descaracterizado em sua autoridade, quando o emissário do rei Senaqueribe, de uma forma humilhante, motivou o povo a desacreditar no seu Deus e em seu governante. Isso nos leva a lembrar que, de certa forma, todos passamos por situações difíceis em nossa vida.

E foi exatamente isso o que aconteceu. Naquela mesma noite, enquanto Senaqueribe estava com seu numeroso exército do lado de fora de Jerusalém, pronto para atacar o povo de Deus e destruir a cidade e o templo, o Senhor enviou o Seu anjo que matou 185 mil soldados assírios.

Senaquerib governou a Assíria durante 24 anos, de 705 a 681 a.C. No quarto ano de seu reinado, em 701 a.C., ele partiu para a Fenícia e a Palestina em sua terceira campanha militar.

Nesta quarta-feira, ele perdeu a luta contra a leucemia. Morreu, aos 22 anos, pondo fim também a muitos sonhos que ainda tinha para realizar no futebol.

Javé é vivo, os outros são objetos, ídolos. É por isso que Ezequias clama. Agora, SENHOR, nosso Deus, salva-nos do poder desse rei; então todos os reinos da terra saberão que somente tu, SENHOR, és Deus! O rei clama por libertação, para que haja vida em Judá.

Senaqueribe, filho e sucessor de Sargon, iniciou suas campanhas militares com o intuito de reestabelecer a ordem e garantir a manutenção do Império. Sua primeira investida foi contra as revoltas na Babilônia, em 703 AEC.

Todavia Ezequias deixou-se dominar pelo orgulho, e não correspondeu à misericórdia com que foi agraciado; por esse motivo a ira do SENHOR se acendeu e veio como juízo sobre ele, e igualmente sobre todo Judá e Jerusalém.

No entanto a Bíblia desvenda todo o mistério, revelando que tudo foi o resultado de uma ordem de Deus para que apenas um dos seus anjos ferisse aquele exército (II Reis 19: 35), que veio à Terra Santa de Israel com o propósito de destruir Jerusalém e afrontar o Santo nome do Senhor Deus de Israel.

Bíblia. Enquanto Senaqueribe sitiava Laquis, Rabsaqué foi enviado pelo rei assírio junto aos oficiais Tartã e Rabesáris à Jerusalém, onde se encontrou com o rei Ezequias no aqueduto do açude superior.

Tiago escreveu sua carta “às doze tribos que [andavam] dispersas” (Tiago 1:1), ou seja, toda a casa de Israel; ele estava convidando o povo a “receber o evangelho (…) [e] a entrar para o rebanho de Cristo” (Bruce R.

A quantidade de homens também impressionava: no auge, o exército assírio chegou a ser formado por 150 mil guerreiros.

Ele sabia que a queda do Reino do Norte tinha a ver diretamente com a desobediência à Lei de Deus. Então rapidamente ele promoveu uma grande reforma religiosa em Judá. Ele lutou para eliminar a idolatria dentre o povo.

Num dia solar de 24h, a Terra realiza uma rotação de pouco mais de 360º em torno do seu próprio eixo. Sendo assim, cada hora possui aproximadamente 15º de rotação. Se a sombra do Sol retrocedeu dez graus, isso significa que Deus inverteu o sentido de rotação, fazendo um planeta inteiro recuar dez graus!

Ao virar o rosto para a parede e orar, Ezequias estava deixando claro que não esperava nada dos homens, mas do Senhor. Virar-se para a parede significa deixar de buscar nos homens, para confiar em Deus.

A oração do rei Ezequias, diante da gravidade de sua enfermidade, nos estimula a falar com Deus nos momentos de nossas crises e tribulações, e com certeza Deus responderá à oração de um justo como a Bíblia diz: "A oração de um justo pode muito em seus efeitos".

Ezequias reina em retidão em Judá — Ele destrói a idolatria e quebra a serpente de bronze feita por Moisés, porque os filhos de Israel queimavam incenso a ela — Senaqueribe, rei da Assíria, invade Judá — Em discurso blasfemo, Rabsaqué pede a Jerusalém que se renda aos assírios.

1 Naqueles dias aEzequias adoeceu de uma enfermidade mortal; e veio a ele Isaías, o profeta, filho de Amós, e lhe disse: Assim diz o Senhor: Põe em ordem a tua casa, porque morrerás, e não viverás. 2 Então virou Ezequias o seu rosto para a parede, e orou ao Senhor.