Como foi a morte de Raquel na Bíblia?

Perguntado por: afernandes . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.6 / 5 18 votos

Entretanto, após um parto bastante difícil, Raquel faleceu após dar à luz a Benoni, filho que depois passou a ser chamado de Benjamim. Seu corpo foi sepultado em Belém, onde atualmente há uma mesquita de peregrinação, que reúne muçulmanos, cristãos e judeus.

Raquel morreu em parto no caminho da casa de Jacó. A parteira lhe fala no meio do nascimento que a criança é um menino, saindo-lhe o espírito; Raquel olhou e o chamou de Benoni, porque morreu, mas seu pai chamou-lhe de Benjamim. E foi enterrada por Jacó na estrada para Efrata, próxima a Belém (Cisjordânia).

A Bíblia não explica exatamente por que Raquel roubou os ídolos de seu pai Labão. O texto bíblico apenas registra que quando a família de Jacó fugiu das terras de Labão, Raquel levou consigo os ídolos do lar da casa de seu pai. Os ídolos roubados por Raquel eram chamados de terafins.

Raquel (Thaís Melchior) se desesperará com um problema de fertilidade em Gênesis. A segunda mulher de Jacó (Miguel Coelho) conversará com Bila (Allana Lopes) sobre sua frustração por não dar um filho ao amado. "Por que não consigo engravidar?", lamentará a megera na novela bíblica da Record.

Raquel era Estéril
A Raquel sentia inveja de Lia e fez uma reivindicação um tanto quanto profunda e trágica no sentido profético: “Faze-me ter filhos também ou eu morrerei” (Gênesis 30.1) – sendo que de fato ela morreu no parto do seu segundo filho.

Segundo o Velho Testamento, Raquel, que morreu primeiro ao ter seu filho caçula, Benjamin, e assim foi mostrado em Gênesis. Jacó (Miguel Coelho / Petrônio Gontijo) optou por enterrá-la onde estavam acampados mesmo, no caminho de Efrata, ou Belém, como é conhecido hoje. Há uma estrela que marca onde está seu túmulo.

José tinha então a idade de trinta anos.

A Bíblia descreve o tamanho do amor de Jacó por Raquel nos informando que os sete anos “lhe pareceram como poucos dias, pelo muito que a amava” (Gn 29:20). Quando se passaram os sete anos, houve a cerimônia de casamento, porém Jacó foi enganado e casou-se com Lia.

Rapidamente Raquel chegou ao poço. Ao vê-la, imediatamente Jacó removeu a pedra do poço e deu água às ovelhas de Labão. Provavelmente a pedra que cobria o poço era pesada, e a atitude de Jacó certamente deu uma boa impressão de sua utilidade para o trabalho. Após fazer isso, Jacó beijou Raquel e chorou.

Durante 40 dias, Luiz e Raquel, pais de Sam Alves, rezaram para que Deus lhes desse um filho. Estavam casados há dois anos, mas Raquel não conseguia engravidar.

Raquel era invejosa
Nos tempos bíblicos, a maternidade era o principal papel das mulheres casadas. Os filhos eram vistos como a maior bênção e o objetivo principal de um casamento era trazer filhos ao mundo. Raquel, pois estando nesta situação de esterilidade, não suportava ver a benção de sua irmã.

Deus permitiu a trapaça de Labão assim como a trapaça de primogenitura de Jacó. Deus permitiu porque era Lia que Ele tinha escolhido, não Raquel. - A que chamou atenção de Deus: Deus viu o desprezo que Lia passava e abriu a sua madre (Gn 29:31). Enquanto não fez o mesmo por Raquel que também era estéril.

Na Bíblia, Raquel não é vista como uma vilã e, sim, como a mulher que foi a escolhida do filho de Isaque e não de Deus. Desprezada e vítima de muito sofrimento, Lia recebeu inúmeras dádivas, sendo capaz de conceber mais da metade dos filhos de Jacó!

Cassiane é primeira pastora da Assembléia de Deus.

Quando Deus feriu a coxa de Jacó, Ele não queria que Israel saísse com a perna do Jacó carnal. Deus não quer que o seu Israel espiritual ande na perna da carne, na segurança da reputação, do nome, financeira. Aquela perna tinha proporcionado que ele fugisse de Esaú por 20 anos.