Como foi a morte de Paulo segundo a Bíblia?

Perguntado por: lapolinario . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 9 votos

De acordo com a tradição cristã, São Paulo foi decapitado no ano 64 por ordem do imperador Nero.

Paulo afirmou em 2ª Timóteo 4.7: “Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé”. O apóstolo estava na prisão, sabia da proximidade da sua morte e anunciou que chegara o tempo de sua partida.

Paulo ficou dois anos na prisão em Roma. Muitas pessoas vieram vê-lo e ele ensinou-lhes o evangelho. Paulo escreveu cartas aos santos de outras terras e algumas dessas cartas, chamadas epístolas, estão no Novo Testamento. Paulo sabia que seria morto, mas não estava com medo.

Em 64, após o incêndio em Roma, que recaiu sobre os cristãos, São Paulo, Apóstolo foi novamente preso e levado para os arredores de Roma quando, em 67, ele foi decapitado.

Saulo tinha assistido à morte de Estêvão. Certo dia, ele estava indo para a Cidade de Damasco com alguns amigos, porque queria colocar alguns discípulos de Cristo na prisão. De repente uma luz brilhante, vinda do céu, envolveu-o e ele caiu no chão.

A epilepsia retratada ao longo da história
A outra em Atos 22, 6-16, que descreve a conversão do apóstolo Paulo.

Durante o período de divulgação do cristianismo, Paulo reclamava de um incomodo físico: “E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar” (2 Coríntios: 12: 7).

Guiado pelo Senhor, o judeu convertido Ananias, foi visitar-lhe e ao se encontrar com o grande perseguidor, recebeu a confissão da sua nova fé. Certo de sua conversão Ananias impôs-lhe as mãos, fê-lo recobrar a visão e o batizou. Batizado, foi para o deserto da Arábia, onde orou e fez penitência por três anos.

Paulo disse que “guardou a fé”, se ele precisou guardar a fé, é porque ela pode ser perdida. Deus ensina a vigiar e com o entendimento da Palavra Ele lembra que as provações e circunstâncias podem desviar da fé.

Alimente-se da Palavra
“A é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus” (Romanos 10:17). Você provavelmente conhece esse versículo e é fundamental que ele seja uma realidade na sua rotina. Alimentar-se da Palavra de Deus é um dos principais caminhos para que sua possa crescer de forma saudável.

Paulo fala da excelência da caridade — A caridade, um amor puro, excede e supera quase todas as outras coisas. 1 Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse acaridade, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.

Paulo sofreu muito pela causa de Jesus Cristo. Quando voltou para Jerusalém, depois de sua terceira viagem missionária, foi preso e encarceirado por vários anos pelas autoridades romanas.

Paulo, do nascimento aos 28 anos de idade foi o judeu observante (Gl 1, 13.23; ICor 15,9; Fl 3,6); dos 28 aos 41 anos de idade o convertido fervoroso (At 9,3-19); dos 41 aos 53 anos de idade o missionário itinerante (At 9,20-25;); De 53 até a morte aos 62 anos de idade o prisioneiro e o organizador das comunidades.

Paulo levou o evangelho com o mesmo fervor que com que levava o judaísmo. Foi perseguido e preso por várias vezes como ele fazia com outros antes, mas não desanimou pois sabia em quem estava sua fé. Não abandonou Jesus em nenhum momento de luta, pois conhecia quem Ele era.

Pedro

Segundo a tradição, mais tarde Pedro foi para Antioquia, onde permaneceu sete anos na direção da Igreja, e de lá seguiu para Roma, onde permaneceu até a morte, quando foi crucificado de cabeça para baixo por não se achar digno de morrer como o seu Mestre.

São Judas Tadeu

Segundo a antiga tradição, a São Simão foi morto serrado ao meio, e São Judas Tadeu tendo a cabeça cortada com um machado, por isso São Simão é pintado com uma serra e São Judas Tadeu com um machado na mão.