Como foi a morte de Ogum?

Perguntado por: umello . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 10 votos

Ele morreu por pneumonia em um hospital da Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio. O babalorixá Jair de Ogum, de 75 anos, morreu por pneumonia, na manhã desta segunda-feira (31), em um hospital da Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio.

Certa vez Ogum apaixonou-se por Oxum, esposa de Xangô.
Os Orixás fizeram de tudo para chamá-lo de volta, mas apenas Oxum com seus encantos da dança e canto conseguiu! Outra lenda do Orixá é de quando ele foi chamado para uma batalha, sem data para voltar.

É franco, muitas vezes até com assustadora agressividade. Não faz rodeio para dizer as coisas. Não admite a fraqueza e a falta de garra.

Considerado senhor do ferro, da guerra, da agricultura e da tecnologia, Ogum era o filho mais velho de Odudua. Este último era o rei fundador da cidade de Ifé, e Ogum assume o título de rei regente da cidade quando seu pai perde momentaneamente a visão.

Cachorro - o guardião, companheiro e amigo tem a proteção do Orixá Guerreiro Ogum.

Ogum incorporado em terreiro de candomblé na cidade de Salvador, na Bahia. Embora não seja um orixá agrícola, Ogum tem uma conexão com o plantio e a colheita, porque foi ele quem fez as primeiras ferramentas utilizadas na agricultura, como a enxada e a foice.

Seus números para sorte: 1, 7 e 11. Ogum é o Orixá do ferro e da guerra. Rege as estradas e o trabalho.

E Xangô traiu Ogum. e Ogum dormiu a noite inteira por conta do feitiço. Então Xangô cobriu-se com uma pele de carneiro, disfarçando-se de Ogum, que era peludo.

A partir disso o culto à Ogum (Omodê Okunrin) estaria ligado ao dos Guardiões Imole Exú, sendo o Imole Exu Sorokê um guardião de Ogum, se mesclando de tal forma que passou a ser entendido como um Orixá Meji ou Duplo, metade Ogum e metade Exu Xoroquê.

No nosso catolicismo mesclado de influências afro, Ogum se confunde com São Jorge, o santo da Capadócia que, segundo reza a versão hagiográfica, sacava de sua espada para matar um dragão.

Protege os agricultores, os soldados, os artesãos e seus filhos e todas as pessoas que pedem a sua ajuda nas lutas, na justiça ou até mesmo por melhores condições de vida. Orixá do elemento terra, Ogum é pleno de energia e empreendedor e suas decisões são rápidas.

Ogun (Ògún) é o temível guerreiro, violento e implacável, deus do ferro, da metalurgia e da tecnologia; protetor do ferreiros, agricultores, caçadores, carpinteiros, escultores, sapateiros, talhantes, metalúrgicos, marceneiros, maquinistas, mecânicos, motoristas e de todos os profissionais que de alguma forma lidam com ...

Oferenda para Ogum
O senhor que rege as leis prefere velas brancas, azuis ou vermelhas, cerveja, vinho licoroso e flores (em especial, cravos) que devem ser colocados em campos, caminhos e encruzilhadas.

Segundo a mitologia iorubá, Olodumaré, também conhecido como Olorum, é o deus supremo e inacessível.

Por que Ogum bebe cerveja? A energia Ogum é de virilidade. A entidade vem do astral, como capangueiro de Ogum, trazendo essas energias, que muitas vezes, somadas à energia de seu Médium (e filhos de Ogum são mais rebeldes), podendo tonar-se um excesso de energia Yang, dentro de um terreiro.