Como foi a morte de Nabucodonosor na Bíblia?

Perguntado por: abarbosa . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

Em linguagem figurada, conta a Bíblia que nos últimos anos de vida o rei babilônico ficou demente e comia grama. E louco morreu.

No entanto, sabe-se que Nabucodonosor morreu entre agosto e setembro de 562 a.C., com mais ou menos 70 anos de idade. Ele foi sucedido por seu filho, Evil-Merodaque, o qual reinou por apenas dois anos e, pouco tempo depois, o Império Babilônico entrou em declínio, caindo, finalmente, diante dos persas.

33 A sentença sobre Nabucodonosor cumpriu-se imediatamente. Ele foi expulso do meio dos homens e passou a comer capim como os bois. Seu corpo molhou-se com o orvalho do céu, até que os seus cabelos e pelos cresceram como as penas da águia, e as suas unhas como as garras das aves.

Em linguagem figurada, conta a Bíblia que nos últimos anos de vida o rei babilônico ficou demente e comia grama. E louco morreu.

Nabucodonosor, que ali reinou durante 42 anos (604-562 a.C.), sitiou Jerusalém, espoliou a região, estuprou mulheres, assassinou crianças, incendiou o templo e promoveu o êxodo do povo judeu, levando-o para um cativeiro que durou 49 anos (587-538 a.C.).

33 Na mesma hora se cumpriu a palavra sobre Nabucodonosor, e foi lançado dentre os homens, e comia erva como os bois, e o seu corpo foi molhado do orvalho do céu, até que lhe cresceu pelo, como as penas da águia, e as suas unhas, como as das aves.

Nabucodonosor foi o rei da Babilônia que conquistou Jerusalém e levou os israelitas para o exílio, onde ficaram por 70 anos. Ele era um grande guerreiro e não tinha misericórdia. Através de Nabucodonosor, Deus castigou o povo de Judá por sua idolatria e maldade.

#ORicoELázaro133 (17/02): Com a morte de Nabucodonosor, Evil-Merodaque assume o trono.

Após a morte de Nabucodonosor, o Segundo Império Babilônico entrou em decadência por falta de administração, levando a conflitos internos. No ano de 539 a.C., os babilônios acabaram conquistados e submetidos, pelo rei Ciro II, ao Império Persa.

Porém, o rei de Judá, Joaquim, aliou-se ao Egito e revoltou-se contra o domínio babilónico. Nabucodonosor II apoderou-se, novamente em 597, de Jerusalém e deu início à segunda e mais importante deportação de judeus, colocando um homem da sua confiança, Sedecias, no trono de Judá.

Matusalém

Foi um personagem bíblico do Antigo Testando que, segundo o livro, teria vivido 969 anos. Ele era filho de Enoch, que teria morrido aos 365 anos. Matusalém foi pai pela primeira vez aos 187 anos. Seu primeiro filho recebeu o nome de Lamec.

Segundo relata o Cilindro de Ciro, na origem da queda da Babilónia esteve uma ordem dada pelo deus Marduk ao imperador persa no sentido de conquis- tar a cidade. O deus tutelar da Babilónia pretendia punir o rei Nabónido pelo seu desrespeito pelo culto.

Nabucodonosor

Nabucodonosor é encontrado transformado em um animal.

Porém, Joaquim (598-597) e Sedecias (597-586), últimos reis de Judá, quiseram vingar-se e organizaram uma coligação contra a Babilónia, aliando-se ao Egito. Nabucodonosor depõe Joaquim e Sedecias revolta-se, obrigando o rei da Babilónia a tomar Jerusalém, destruindo-a e incendiando o seu templo.

Nabucodonosor: Significa “Nebo, proteja as fronteiras” ou “Deus, proteja meu reinado”. Nabucodonosor é um famoso nome bíblico que surgiu a partir do acádio (língua semíta falada entre os babilônios) Nabu-cudurri-utsur, conhecido por ser o nome do rei da Babilônia que libertou o reino da Assíria.

Quais as lições que podemos aprender com esse texto ? Primeira lição: - Nada podemos, nada fazemos, nada somos sem a graça de Deus. Tudo o que temos, tudo o que realizamos e todos os tesouros que possuímos e obras realizadas são pela graça e misericórdia de Deus.