Como foi a morte de Maria Bonita e Lampião?

Perguntado por: imoraes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 4 votos

Onze cangaceiros foram mortos durante a emboscada. Outros fugiram ou foram presos. Em seguida, em ato de extrema violência, os soldados decapitaram os corpos de Lampião e os de seus comparsas. Maria Bonita ainda respirava quando sua cabeça foi degolada.

Ele entrou para o cangaço para vingar aqueles que causaram prejuízos à sua família devido à disputa de terras na região. Por onde passou, Lampião fez ataques e saques, causando medo entre moradores e coronéis. Ele morreu em 1938, e, até hoje, sua memória é celebrada pelos nordestinos.

Matar Lampião era um desejo das autoridades brasileiras desde a segunda metade da década de 1930. A ordem foi dada pelo então presidente Getúlio Vargas. Atendendo a pedidos de políticos nordestinos, ele impôs uma longa caçada ao bando.

Andava com joias caras; enfeites, moedas e medalhas de ouro decoravam seus cabelos. No pescoço e nos pulsos, usava o mesmo perfume francês que Lampião.

Corisco

Uma vida de crimes
Forte, corajoso e ligeiro, logo passou a ser chamado de Corisco. Conquistou poder e, com a divisão do grupo (parte da estratégia para fugir à perseguição policial), ganhou seu próprio bando. Com a morte de Lampião, em julho de 1938, conforme o escritor, Corisco tornou-se o único chefe cangaceiro.

Lampião ao reagir foi ferido no olho direito por um espinho do cacto que o policial atingiu com uma escopeta. Lampião foi levado a um médico numa cidade, próxima ao acidente, chamada Triunfo onde retiraram o espinho de seu olho. O médico não conseguiu livrá-lo da cegueira.

Como o cangaço chegou ao fim? O cangaço chegou ao fim quando o bando de Lampião foi emboscado em 1938, na fazenda Angicos, em Sergipe. Neste período, o Brasil era governado por Getúlio Vargas, que tinha instaurado uma ditadura chamada Estado Novo e reprimiu fortemente quem estivesse fora da ordem.

Passou a ser procurado pela polícia por atacar fazendas do sertão, roubar gados e cometer sequestros e assassinatos. Mas o Lampião também é visto como herói, já que o movimento do cangaço estava ligado à disputa por terras e à revolta contra a miséria no nordeste.

Resumo sobre Lampião
Ingressou no bando de cangaceiro de Sinhô Pereira, em 1921, e, no ano seguinte, tornou-se líder do bando. Sua parceira foi Maria Bonita, que aderiu ao cangaço em 1930, e juntos tiveram uma filha em 1932. Morreu em uma emboscada, em Sergipe, em 1938. Sua cabeça foi exposta por diversos locais.

Casal era bola cantada entre jurados já há alguns programas
Mas, na semifinal do The Masked Singer Brasil deste domingo, nós recebemos os 100%: Lampião e Maria Bonita foram desmascarados e são MC Guimê e Lexa!

Segundo o depoimento, Lampião morreu com um tiro só de fuzil, disparado a oito metros dele, porque o atirador não estava atuando no combate, mas observando à distância. “Lampião foi surpreendido, pois esperava ser atacado por terra e não pelo rio, como aconteceu.

O Rei do cangaço era da cidade de Serra Talhada, localizada no interior do Estado de Pernambuco. Porém, foi morto e decapitado na cidade de Poço Redondo, interior do Estado de Sergipe, local onde seu túmulo é visto por pessoas de toda a parte do mundo.

Com a morte de Lampião e de parte do seu bando na madrugada do dia 28 de julho de 1938, na grota de Angicos, em Sergipe, os cangaceiros foram decapitados e suas cabeças transportadas para Maceió onde foram necropsiadas.

Quando acampados nas fazendas, a alimentação era bem farta: buchada, panelada, guisado, galinha de cabidela, capão, bode assado, carneiro, carne de arribação, porco, caças, comida de milho, bolo e doce. O grupo de Lampião gostava de fumar e jogar.

Os grupos de cangaceiros eram nômades e praticavam roubos e saques, questionando os coronéis, que possuíam grandes propriedades de terra. Eram compostos por homens e mulheres, que viviam em grupo fugindo da seca e da fome na região.

Os cangaceiros Promoviam saques a fazendas, atacavam comboios e chegavam a sequestrar fazendeiros para obtenção de resgates. Aqueles que respeitavam e acatavam as ordens dos cangaceiros não sofriam mal algum, pelo contrário, eram muitas vezes ajudados.

O bando chamava os integrantes das volantes de "macacos" - uma alusão ao modo como os soldados fugiam quando avistavam o grupo de Lampião: "pulando".

Uma das feitas em companhia do bando, e que Lampião costumeiramente trazia consigo era esta oração: "Justo juiz de Nazaré, filho da Virgem Maria, que em Belém fostes nascido entre as idolatrias, Eu vos peço senhor, pelo vosso sexto dia, e pelo amor do meu padrinho Pe.