Como foi a morte de Jeremias da Bíblia?

Perguntado por: oandrade . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 2 votos

Ele foi aprisionado em Jerusalém (ver Jeremias 37:15; 1 Néfi 7:14), e “após a queda de Jerusalém (cerca de 586 a.C.), os Judeus que fugiram para o Egito levaram consigo Jeremias (Jeremias 43:5–6) onde, diz a tradição, foi morto apedrejado” (Guia para Estudo das Escrituras, “Jeremias”; scriptures.LDS.org).

Estou exausto tentando contê-lo; já não posso mais. A dor era tamanha, que Jeremias chega a pensar em se calar. “Mas quando digo: Não quero ser mensageiro do Senhor e não falarei mais do seu nome” [TI]. “Mas se digo: Esqueça, não vou mais falar nada que venha do Eterno!

Ebede-Meleque

Saiba mais sobre nós. Os governantes lançam Jeremias em uma cisterna lamacenta — Ele é libertado por Ebede-Meleque, um etíope, e colocado no átrio da guarda — Jeremias aconselha Zedequias a respeito da guerra.

Durante o reinado do rei Josias, Deus chamou Jeremias, explicou a ele que havia sido preordenado a ser profeta para as nações do mundo e pregar arrependimento ao reino de Judá, ao sul. O povo havia rejeitado o Senhor e estava adorando a outros deuses.

Olhando o que os comentaristas do profeta jeremias escreveram em seus comentários encontramos estes argumentos: alguns falam que de fato na sua época Jeremias não passavam de umj menino com a idade de 14 anos ou mesmo quinze de idade.

Jeremias nasceu em uma família de sacerdotes e pregou ao reino do sul (Judá) por aproximadamente 40 anos, e “pregou contra a idolatria e a imoralidade” (Guia para Estudo das Escrituras, “Jeremias”).

Qual é o significado do toque da mão de Deus na boca de Jeremias? O ato divino de tocar a boca de Jeremias no versículo 9 é a maneira metafórica de revelar que o que ele prega ao povo é verdadeiramente a palavra de Deus e não qualquer palavra humana.

Não apenas rejeitaram as águas vivas (o Deus vivo), mas suas cisternas (reservatórios de água), que simbolizavam sua vida espiritual, tinham buracos e não podiam conter água. Em outras palavras, sua vida estava tão cheia de pecados que não podiam receber as bênçãos do Senhor.

Jeremias é jogado em poço após pedido de Fassur ao rei.

O profeta Jeremias também foi lançado no fundo de um poço seco, como parte de uma série de perseguições que enfrentou em sua vida. Mas Deus levantou um homem chamado Ebede-Meleque para o ajudar fornecendo comida e agasalho, bem como pedindo ao rei que o retirasse daquele poço (Jeremias 38.7-14).

Para que a voz profética de Jeremias fosse silenciada, seus inimigos o jogaram dentro de um poço. Ali naquele lugar, Jeremias experimentou um tempo de solidão e escassez. O poço representa o fim da linha.

Alguns chamam Jeremias de o profeta “chorão” por causa da mensagem triste que ele transmitiu e por que ele viu suas profecias referentes à destruição do povo de Judá serem cumpridas.

Significa elevado por Deus e indica uma pessoa que, por apresentar virtudes como disciplina, grande senso prático e determinação, é muito procurada pelos colegas para opinar sobre assuntos de trabalho e mesmo sobre dilemas amorosos.

Moisés, um profeta do Velho Testamento, conduziu milhares de seu povo do Egito e da escravidão para a terra prometida. Ele escreveu os primeiros cinco livros do Velho Testamento e registrou os Dez Mandamentos.

Os primeiros são, por ordem cronológica, Isaías, Jeremias, Ezequiel e Daniel; do segundo fazem parte os profetas Oséias, Joel, Amós, Abdias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.

16 E eu pronunciarei contra eles os meus juízos, por causa de toda a sua maldade, pois me deixaram, e queimaram incenso a adeuses estranhos, e se encurvaram diante das obras das suas mãos.

"A tradição judaica diz que, devido ao fato de Jeremias condenar seu destino, os judeus no Egito apedrejaram o profeta até a morte, embora de acordo com outras tradições ele tenha sobrevivido até a invasão de Nabucodonosor ao Egito e sido levado para Babilônia ou de volta a Judá, onde teve morte natural." Comentário ...

Jeremias nasceu de uma família de sacerdotes e pregou ao reino de Judá por aproximadamente 40 anos, “pregando contra a idolatria e a imoralidade” (Bible Dictionary na Bíblia SUD em inglês, “Jeremiah”).