Como foi a evolução dos video games?

Perguntado por: lzagalo . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 16 votos

Os primeiros videogames datam da década de 1950. Estudantes de computação criaram alguns jogos eletrônicos bem simples, como parte de suas pesquisas computacionais. Porém, foi somente na década de 1970, que os videogames ganharam as lojas e passaram a ser comercializados.

A evolução dos videogames

  • O início. ...
  • 1968 - O videogame conectado pela televisão. ...
  • 1972 – A comercialização do Odissey. ...
  • 1978 – O fenômeno Atari. ...
  • 1983 – A chegada da Nintendo. ...
  • Década de 80 – O Master System. ...
  • Década de 90 – Mario ou Sonic? ...
  • A partir de 1994 – Sony e o seu Playstation.

Como telas de alta definição, controle de gestos, consoles portáteis (como o Game Boy, da Nintendo), possibilidade de armazenar dados dos jogos em nuvem, conexão de jogadores online, e muito mais.

A ideia surgiu com Ralph Baer em 1966, com o intuito de criar algo que pudesse interagir com a TV. O primeiro protótipo foi criado em 1968 e batizado como Brown Box (Caixa Marrom). Não durou muito para Baer vender o projeto para a Magnavox, subsidiária da Philips.

A maneira mais óbvia pela qual a tecnologia impactou os jogos é por meio dos gráficos. Nos primeiros jogos criados, os pixels eram grandes e desenhados de forma grosseira, mas os jogos de hoje parecem incrivelmente realistas. Isso se deve aos avanços em hardware e software, por exemplo.

Por volta de 5.000 a.C a 4.000 a.C foram criados o Senet e o Jogo Real de Ur. Ambos eram jogos de tabuleiro. O primeiro se tratava de um jogo estratégico envolvendo uma série de linhas e casas marcadas por hieróglifos. Ele é considerado como um possível antepassado do gamão.

Qual é o primeiro videogame do mundo? Desenvolvido entre 1966 e 1968, mas lançado somente em 1972, Odyssey é foi o primeiro console doméstico reconhecido mundialmente pela indústria de jogos eletrônicos. Entretanto, por ter sido fabricado pela Magnavox, alguns referem-se ao aparelho como Magnavox Odyssey.

Depois que a internet surgiu e foi popularizada, ainda demorou um pouco para os consoles receberem as jogatinas online. Antes dos consoles, os computadores já contavam com uma vastidão de MMOs e outros tipos de jogos pela rede. Este foi o divisor de águas, aí então a internet começou realmente a afetar os jogos.

Os videogames sofreram diversas transformações ao longo do tempo devido a ascensão tecnológica existente, o que gerou atualizações e melhorias para que os mesmos fossem melhor aceitos pelos 'gamers'.

Ralph Baer

Como as tecnologias mudaram os jogos? As tecnologias mudaram os jogos de diversas maneiras, desde a melhoria dos gráficos até a possibilidade de jogar online com outros jogadores. Além disso, os jogos agora contam com recursos como realidade virtual e aumentada, que proporcionam uma experiência ainda mais imersiva.

Os jogos propiciam o desenvolvimento de habilidades como atenção, memória, concentração, agilidade e criatividade, dentre outras. Os jogos eletrônicos, uma vez que ocupam lugar privilegiado na preferência das crianças e adolescentes, não podem ser ignorados no ambiente escolar.

No início, os jogos eletrônicos eram bastante simples, com gráficos básicos e sem som. William A. Higinbotham criou um dos primeiros videogames, Tennis for Two (“tênis para dois”), em 1958. O primeiro jogo de fliperama chamou- se Computer Space e foi lançado em 1971.

Um jogo eletrônico ou jogo eletrónico, também chamado videojogo ou pelo anglicismo videogame, é um jogo no qual o jogador interage através de periféricos conectados ao aparelho, como controles (joysticks) e/ou teclado com imagens enviadas a uma televisão ou um monitor, ou seja, aquele que usa tecnologia de computador.

Os videogames antigos eram bem diferentes dos consoles tecnológicos que conhecemos hoje em dia. Controles com fio, Memory Cards e cartuchos sensíveis faziam parte do dia a dia dos gamers, porém, se tornaram tecnologias distantes dos padrões atuais.

Cloud gaming, mais diversidade e mobile são algumas das tendências que moldam os próximos passos do mercado de jogos online. A pandemia gerou um salto no interesse pelos games, tanto que 2020 foi um ano sem igual para o mercado.

O avanço da tecnologia tem trazido mudanças significativas para a sociedade, seja em casa ou no trabalho. Falar de mudanças da última década é falar da Indústria 4.0, ou a quarta revolução industrial, tomada pela digitalização, conectividade, internet das coisas e máquinas ensinadas a pensar.

“Os jogos mudaram muito o jeito que eu vejo o mundo, me ensinaram mensagens importantes pra formar o meu caráter, além de desenvolver minha lógica e velocidade de raciocínio. O ponto negativo é o possível vício que um jogo pode levar, a pessoa pode até gastar uma grana absurda com isso”.

Já foram registrados mais de 43 mil jogos - da simplicidade do "Tetris" ao para rodar através do navegador? Eles também contam para a lista - é tudo que for eletrônico MESMO. A lista está exibida alfabeticamente, mas não registra apenas o nome completo dos jogos.

Para fins de comparação, o game mais vendido de todos os tempos permanece sendo Minecraft que vendeu mais de 238 milhões de unidades, seguido por GTA 5 (Grand Theft Auto V) com 180 milhões e Tetris, com 100 milhões.

Mancala

O "Bao" significa "tabuleiro" na língua suaíli e faz parte dos jogos tradicionais de estratégia e perícia, ou "Mancala", sendo considerado o jogo mais antigo do mundo, com evidências arqueológicas que datam de milhares de anos.