Como foi a evolução do mapa?

Perguntado por: egil . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

Os primeiros mapas foram traçados no século VI a.C. pelos gregos, que, em função de suas expedições militares e de navegação, criaram o principal centro de conhecimento geográfico do mundo ocidental. O primeiro atlas da história moderna surgiu no século XVI, em 1570.

Os primeiros mapas produzidos pela humanidade possuem milhares de anos, tendo suas técnicas de produção se aperfeiçoado com o tempo. No período atual, as imagens de satélites, os softwares e equipamentos de geoprocessamento e os instrumentos como o GPS são importantes aliados da cartografia.

O mapa mais antigo que se tem notícia é o de Ga-Sur, feito na Babilônia. Era um tablete de argila cozida, datado de aproximadamente 2400 a 2200 a.C. O mesmo contém a representação de duas cadeias de montanhas e, no centro delas, um rio, provavelmente o Eufrates. Palavras-chave: Babilônia.

O primeiro mapa de que se tem notícia foi feito numa tábua redonda de argila por volta de 2300 a.C. na região da Mesopotâmia (atual Iraque). Era apenas uma representação de um rio, provavelmente o rio Eufrates, circundando montanhas.

Os primeiros mapas eram feitos de madeira ou argila (esculpidos ou pintados) — também podiam ser desenhados sobre a pele de animais ou paredes rochosas. Com a invenção do papel, por volta do ano 100, eles passaram a se feitos em folhas de papel (obtidas, no começo, a partir de plantas).

Antes da invenção da escrita os homens já faziam mapas para representar os lugares onde viviam e por onde passavam. Com o aparecimento das primeiras civilizações, na Mesopotâmia, na Grécia, no Egito e na China e a expansão de seus territórios, os mapas passaram a ter ainda maior importância.

Os mapas são representações da realidade, eles ilustram de forma reduzida uma determinada área da Terra ou do espaço geográfico. Mais do que simplesmente um desenho ou uma imagem, os mapas são uma forma de comunicação, uma maneira que as pessoas têm de expressarem e compartilharem informações.

Os mapas representam a superfície terrestre ou parte dela em escala reduzida. São importantes para a localização, deslocamentos, cálculos de distância e comunicação, uma vez que transmitem informações. Os mapas podem ser temáticos (políticos, físicos, demográficos, econômicos), topográficos ou estilizados.

Os primeiros mapas foram traçados no século VI a.C. pelos gregos, que, em função de suas expedições militares e de navegação, criaram o principal centro de conhecimento geográfico do mundo ocidental. O primeiro atlas da história moderna surgiu no século XVI, em 1570.

Entre os inúmeros recursos utilizados pela cartografia, destacam-se: a aerofotogrametria, o sensoriamento remoto e o geoprocessamento. Todas estas técnicas utilizadas em conjunto fazem o sucesso dos mapas; porém, uma boa pesquisa de campo é necessária, sempre.

Com o advento de computadores e equipamentos mais precisos em medição de distâncias, como satélites poderosos, os profissionais da área passaram a ter ferramentas melhores para a coleta e o processamento de dados geográficos, tornando a confecção de mapas mais precisa e certeira (mas não mais fácil).

História. Os mapas mais antigos que se conhecem foram encontrados na antiga cidade de Çattal Huyulk, na Turquia, e datam de cerca de 6204 a.C., estando desenhados numa parede. Existem, também, mapas em outras culturas ancestrais, como, por exemplo, a asteca, a esquimó, a mesopotâmica etc.

Giovanni Battista Ramusio

Publicado pela primeira vez em 1556 no terceiro volume da obra Navigationi et Viaggi de Giovanni Battista Ramusio, o mapa acima, de Giovanni Battista Ramusio, tem sido considerado por muitos especialistas como a primeira representação cartográfica do Brasil, ou melhor, daquilo que hoje denominamos Brasil.

A palavra "mapa" surgiu na Idade Média e tem provavelmente origem cartaginesa, significando "toalha de mesa".

Anaximandro de Mileto

No século 4 a.C., o matemático e filósofo grego Anaximandro de Mileto criou um dos primeiros mapas do mundo em forma circular. Esse serviu de base para todos os outros que vieram depois dele. A projeção se limitava apenas às terras conhecidas e habitadas naquele tempo.

1507

O primeiro mapa que retrata o mundo como conhecemos hoje foi criado em 1507, praticamente 15 anos depois da chegada dos europeus ao continente americano, e foi criado pelo cartógrafo alemão Martin Waldseemüller (1475-1522). Este mapa dividia a terra entre o Oriente e Ocidente.

O primeiro mapa do Brasil foi oficialmente reconhecido em 1502. Ele foi feito com informações coletadas pelos navegadores que viajaram pelo território brasileiro. Após essas navegações, foram feitos vários mapas do Brasil, mas eles não eram acessíveis à população.

Durante a Idade Média, a igreja católica exerceu grande influência. O tipo preferido de representação cartográfica foi a imagem do Mundo em mapas-múndi circulares, chamados Mapa da roda ou Mapa T-O, representados na concepção tripartite, Ásia, Europa e África.

Resposta: A) As principais modificações que podem ser observadas nos dois mapas, é que houve uma mudança na quantidade de estados, do primeiro para o segundo. Além do surgimento do Distrito Federal, então podemos perceber que se trata de mapas de períodos diferentes do nosso país.

Os elementos que compõem um mapa – fundamentais para a sua leitura – são: título, escala, legenda, orientação e projeção cartográfica.