Como foi a ditadura do Estado Novo?

Perguntado por: emaia . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.3 / 5 11 votos

O Estado Novo foi a fase ditatorial da Era Vargas, começando em 1937 e se encerrando em 1945. Nesse período, Vargas governou com amplos poderes, pois o Congresso estava fechado, os partidos políticos, extintos e a imprensa, censurada.

Entre os destaques, podem ser citados a criação da Justiça do Trabalho, em 1939; o decreto do salário mínimo, em 1940; e a criação da Consolidação das Leis do Trabalho, em 1943. Vargas também ampliou a legislação previdenciária e sindical do país e realinhou seus discursos, tendo nos trabalhadores o seu grande alvo.

Período do governo Vargas, de 1937 a 1945, marcado pelo autoritarismo, censura, nacionalismo e falta de democracia. O Estado Novo é o nome que se deu ao período em que Getúlio Vargas governou o Brasil de 1937 a 1945. Este período ficou marcado, no campo político, por um governo ditatorial e centralizador de poder.

As marcas desses anos foram a centralização do poder, a redução considerável das liberdades civis, e a utilização da propaganda para ressaltar as realizações do governo e aproximar o ditador das massas.

Em 18 de abril de 1945, pelo decreto-lei nº 7.474, Getúlio Vargas concedeu anistia geral a todos os presos políticos desde a promulgação da Constituição de 1934 até aquela data. Um dos beneficiados pela medida foi líder comunista Luís Carlos Prestes que pode finalmente deixar a prisão após nove anos de reclusão.

O Estado Novo só teve fim em 1945, após o fim da Segunda Guerra Mundial, quando Getúlio Vargas foi obrigado a renunciar o posto sob a ameaça de outro golpe de Estado.

Observação: Foi o primeiro Presidente eleito pelo voto popular depois de 25 anos de regime de exceção. Seu curto período de Governo foi marcado por escândalos de corrupção o que levou a Câmara dos Deputados a autorizar a abertura do processo de Impeachment em 02.10.1992 e Collor foi afastado do poder.

A Deposição de Vargas foi um golpe de Estado imposto por integrantes da alta cúpula das Forças Armadas do Brasil ao então presidente Getulio Vargas, em 29 de outubro de 1945.

Questão A política para o desenvolvimento do governo Getúlio Vargas, no período do Estado Novo, priorizou. a tecnificação da agricultura para exportação. a promoção da indústria de base, a exemplo da siderurgia. a estatização dos meios de comunicação, com o surgimento da Embratel.

Dois dos principais acontecimentos na Era Vargas foram a Consolidação das Leis Trabalhistas e a censura impingida na mídia e na arte. Após a II Guerra Mundial, o cenário político, civil e os militares pressionaram Vargas para renunciar.

Ditadura é um dos regimes não democráticos ou antidemocráticos, ou seja, governos regidos por uma pessoa ou entidade política onde não há participação popular, ou em que essa participação ocorre de maneira muito restrita.

Resposta: positivo: efetivação dos direitos trabalhistas e a propaganda positiva dedicada ao governo logo surtiu efeito quando observamos manifestações de oposição mínimas ao Estado Novo.

1 de abril de 1964

Enquanto a carta do jogo mostra que 5 mil pessoas morreram durante o período em que Vargas ficou no poder, Dias acredita que o número de vítimas seja bem inferior.

O regime adotou uma diretriz nacionalista, desenvolvimentista e anticomunista. A ditadura atingiu o auge de sua popularidade na década de 1970, com o "milagre econômico", no mesmo momento em que o regime censurava todos os meios de comunicação do país e torturava e exilava dissidentes.

O Estado Novo foi a fase ditatorial da Era Vargas e estendeu-se por oito anos. Nesse período, Vargas reforçou o seu poder, reduziu as liberdades civis e implantou a censura. Também foi o período de intensa propaganda política e um momento em que Vargas estabeleceu sua política de aproximação das massas.

- Fundou, em 1941, a Companhia Siderúrgica Nacional. - Criou, em 1942, a Companhia Vale do Rio Doce. - Criou, em 1944, o Conselho Nacional de Política Industrial e Comercial. - Em 1942 estabeleceu a entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial ao lado das forças que combatiam o nazismo.

Tortura e assassinatos políticos faziam parte da rotina da repressão policial, sobretudo após o golpe do Estado Novo, em 1937. Não podem ser quantificados porque os registros foram destruídos a tempo, mas as revoltas armadas do período deixaram um saldo reduzido de baixas.

Após tomar o poder a partir do golpe militar e fazer uma ditadura, Vargas tinha poderes praticamente ilimitados. Aproveitou deles para criar políticas de modernização do país, criando novos ministérios (Trabalho, Comércio, Indústria, Educação e Saúde) além de nomear interventores em cada estado.

Há registros de barricadas e grupos armados avançando, por vezes enfrentando resistência de grupos militares e civis contrários ao movimento. Em 24 de outubro, Washington Luís foi deposto e assumiu o país uma junta provisória, que transmitiu o poder a Getúlio Vargas em 3 de novembro de 1930.