Como foi a derrota dos alemães?

Perguntado por: lcorte . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.8 / 5 16 votos

A Batalha de Berlim foi o combate que colocou fim à Segunda Guerra Mundial na Europa. O cerco a essa cidade alemã resultou em grande destruição e marcou a queda do Reich nazista. Nos dias finais dessa batalha, Adolf Hitler cometeu suicídio. A Alemanha acabou rendendo-se poucos dias depois.

Veja a seguir três razões que levaram à derrota de Adolf Hitler (1889-1945).

  1. Erro de cálculo geoestratégico. ...
  2. Má condução de alianças. ...
  3. A entrada da guerra nos Estados Unidos.

Segundo essa lenda - usada depois por Hitler e Goebbels -, a derrota alemã ocorreu devido a um levante interno - protagonizado antes de tudo por comunistas e social-democratas e pela suposta plutocracia judaica -, que terminaria com a proclamação da República de Weimar em 9 de novembro de 1918.

A Batalha de Berlim foi o combate que colocou fim à Segunda Guerra Mundial na Europa. O cerco a essa cidade alemã resultou em grande destruição e marcou a queda do Reich nazista. Nos dias finais dessa batalha, Adolf Hitler cometeu suicídio. A Alemanha acabou rendendo-se poucos dias depois.

A “Grande Guerra” chegou ao fim em 1918, com vitória dos aliados da França e grande derrota da Alemanha. O ponto mais importante a se destacar quanto ao fim da guerra são as determinações do Tratado de Versalhes.

Assim como Norman Davies, Roberts aponta que as forças terrestres da União Soviética tiveram um peso decisivo na derrota do nazismo. Não foi apenas o poderio aéreo dos aliados que fez a diferença. Roberts sustenta que, apesar do poderio dos Aliados, a Alemanha lutou bravamente até maio de 1945, com algumas vitórias.

A primeira grande vitória soviética da guerra ocorreu em Stalingrado, quando no início de 1943 o ataque alemão no sul foi interrompido, contido e destruído. O que restava do 6º Exército alemão rendeu-se aos soviéticos depois de sofrer cerca de 70 mil mortes em três meses de combates brutais.

Houve conflitos sociais na Alemanha, principalmente em função dessa mudança do feudalismo para o capitalismo na época da industrialização. Esse excedente populacional, fomentado pela fome e pela falta de trabalho fez com que a alternativa de seguir a vida fosse um novo destino.

Em 3 de abril de 1917, um navio mercante dos Estados Unidos foi torpedeado por submarinos alemães e, no mesmo dia, um navio brasileiro também o foi no Canal da Mancha. Isso provocou o rompimento das relações diplomáticas dos dois países com o Império Alemão.

O exército alemão aprimorou o uso da blitzkrieg durante as campanhas realizadas contra a Polônia em 1939 e nas campanhas que foram concluídas com a conquista da França em 1940. Na fase inicial da guerra, a utilização da blitzkrieg foi essencial para que as vitórias alemãs acontecessem em muitos locais da Europa.

No período pós-guerra, dezenas de milhares de perpetradores alemães e seus colaboradores não alemães foram julgados por tribunais na Alemanha ou nas nações que a Alemanha ocupou durante a Segunda Guerra Mundial ou que colaboraram com os alemães na perseguição de populações civis.

Em 22/08/1942, após ter seus navios mercantes torpedeados, o Brasil declarou guerra à Alemanha nazista e à Itália fascista. A declaração foi uma resposta do então presidente Getúlio Vargas à pressão da população.

O fim da guerra veio em 1918, com vitória dos aliados da França e grande derrota da Alemanha. O ponto mais importante a se destacar quanto ao fim da guerra são as determinações do Tratado de Versalhes.

A Alemanha foi considerada a única responsável pela eclosão da guerra. Foram perdidas todas as colônias e vários territórios alemães na Europa (principais: a Alsácia-Lorena, restituída à França; o Corredor Polonês, que dividiu a Alemanha em duas partes; o porto de Danzig, transformado em cidade-livre).

Após 1945, com a Alemanha derrotada nos dois conflitos mundiais, e com isso o país acabou sendo dividido em duas partes: uma ocidental e outra oriental.

Como condição dos acordos que encerraram a Segunda Guerra Mundial, a Alemanha ficou desmilitarizada e sem exército . Uma situação que permaneceu até a criação das Bundeswehr (forças armadas alemãs) em 1955.

Os estados da Alemanha não estão autorizados a manter forças armadas próprias, já que a Lei Fundamental da Alemanha estipula que as questões de defesa são de única responsabilidade do governo federal.

soviéticas

A Segunda Guerra Mundial chegou ao fim com a vitória dos Aliados sobre os Países do Eixo. As tropas soviéticas tiveram ação fundamental derrotando pela primeira vez o poderoso exército nazista, esmagando-o cada vez mais até atingir Berlim pelo lado Oriental.