Como Florence ficou conhecida?

Perguntado por: nalencastro . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

Atualmente, Florence é considerada a criadora da enfermagem moderna, pois ela foi a responsável por mostrar que a enfermagem deveria e deve ser uma profissão respeitada e incentivou diversas mulheres do século XIX a ingressarem nessa profissão.

O exemplo deixado por Florence Nightingale inspirou e continua inspirando inúmeros enfermeiros no mundo todo. Em sua homenagem, foi criada uma medalha em 1912 para reconhecer os enfermeiros e auxiliares de enfermagem que cuidam dos doentes e feridos em guerras ou desastres naturais de maneira extraordinária.

Atualmente, Florence é considerada a criadora da enfermagem moderna, pois ela foi a responsável por mostrar que a enfermagem deveria e deve ser uma profissão respeitada e incentivou diversas mulheres do século XIX a ingressarem nessa profissão.

Florence foi pioneira no tratamento dos feridos durante a Guerra da Crimeia. Ao longo de sua atuação no manejo dos feridos, ela identificou que a falta de higiene e as doenças infectocontagiosas eram “carro chefe” na involução do tratamento dos soldados, sendo o motivo dos altos índices de óbitos.

Ela foi a pioneira no tratamento de feridos em batalhas, ficando famosa pela sua atuação na Guerra da Crimeia. Devido aos seus esforços e estudos, Florence conseguiu a fundação da Escola de Enfermagem no Hospital St. Thomas, na cidade de Londres, em 1860, um marco para a história da Enfermagem contemporânea.

A lenda reza que a precursora da Enfermagem no mundo morreu solteira (largando seu noivo) para cuidar dos soldados na guerra da Criméia. Por isso todas as enfermeiras que se formam sem ter um namorado ficam solteironas pro resto da vida...

A teoria ambientalista foi apresentada por Nightingale no ano de 1859. Apresenta como foco principal o meio ambiente, onde todas as condições e influências externas afetam a vida e o desenvolvimento do organismo, e são capazes de prevenir, suprimir, ou contribuir para a doença e a morte.

Florence Nightingale é considerada a criadora da profissão de Enfermagem. Ela foi uma enfermeira inglesa que se destacou durante a Guerra da Crimeia, em 1854, ao cuidar dos feridos de forma diferenciada.

Seu protagonismo na área de enfermagem foi reconhecido, e em 1883, Florence recebeu a Cruz Vermelha Real da rainha Vitória, e quase 20 anos depois, se tornou a primeira mulher a receber a Ordem do Mérito.

Nightingale defendia o ensino da enfermagem ligado à instituição hospitalar, e considerava o ideal da enfermagem uma vocação, que requeria dedicação exclusiva e árdua preparação.

A história de Florence Nightingale. Em 1857, um ano depois de voltar da Guerra da Crimeia, Nightingale sofreu um colapso severo, hoje atribuído a uma infecção chamada brucelose, também conhecida como febre mediterrânea, causada por uma bactéria.

Enfrentou a família, que não via com bons olhos sua ânsia em acudir os necessitados, a quem ia visitar nos hospitais, chegando a romper relações com sua mãe e, aos 30 anos, Florence passou a fazer estágios em importantes hospitais da Alemanha e da França, iniciando seu treinamento como enfermeira.

A lâmpada a óleo, além de ser uma referência a Florence Nightingale, simboliza a luz que a Enfermagem traz à escuridão da doença e do sofrimento. Tal desenho representa o cuidado e a atenção que os profissionais da área dedicam aos seus pacientes.

Ao longo de toda a Guerra da Criméia, Florence conseguiu reduzir as taxas de mortalidade entre os soldados britânicos, através de seus esforços como enfermeira e, provando a eficiência das enfermeiras treinadas para a recuperação da saúde.

"A Enfermagem é uma arte; e para realizá-la como arte, requer uma devoção tão exclusiva, um preparo tão rigoroso, quanto a obra de qualquer pintor ou escultor; pois o que é tratar da tela morta ou do frio mármore comparado ao tratar do corpo vivo, o templo do espírito de Deus?

A Teoria Ambientalista é uma teoria desenvolvida por Florence Nightingale em sua participação na Guerra da Crimeia em 1854. Sua teoria tinha como foco o meio ambiente relatando que todas condições do meio podem influenciar o processo de saúde.

Como citar este artigo
Dias, LP; Dias, MP. [Florence Nightingale e a História da Enfermagem]. Hist enferm Rev eletrônica [Internet]. 2019; 10(2):47-63.

Durante sua atuação Florence se dedicou à reforma do saneamento do exército, aos hospitais do exército, ao saneamento da Índia e entre as classes mais pobres da Inglaterra.

Em 1854, durante a Guerra da Criméia, Florence percebera que o desfecho clínico dos pacientes era diretamente influenciado pelo ambiente em que os cuidados eram prestados. Dessa forma, a higiene e os aspectos sanitários do local constituem-se em elementos determinantes para as condições de saúde das pessoas atendidas.