Como finalizar um atendimento ao cliente que não responde?

Perguntado por: dcaldeira . Última atualização: 31 de maio de 2023
4 / 5 17 votos

Caso o cliente pare de responder durante o atendimento, é necessário encerrar o contato alegando falta de comunicação. De maneira prática, o atendente pode finalizar com frases do tipo: Senhor (a) <nome do cliente>, por falta de comunicação, estou encerrando este contato.

O que fazer quando o cliente não responde

  1. “Desculpe incomodar”
  2. Mude a postura de vendedor.
  3. Tenha uma conta comercial.
  4. Conheça os motivos pelos quais as pessoas não respondem.

Para encerrar uma conversa, você também pode utilizar uma mensagem automática. Ela pode agradecer o contato e, além disso, caso a sua empresa tenha, solicitar a avaliação do atendimento. Ex: “Muito obrigado pelo contato.

Como despedir-se do cliente corretamente

  1. Confirme se você já esgotou as outras opções. ...
  2. Convoque uma reunião com tomadores de decisão. ...
  3. Considere possíveis ganhos ou perdas financeiras. ...
  4. Escolha a pessoa e o canal certos para despedir-se do cliente. ...
  5. Comunique com transparência, sinceridade e firmeza.

Sendo assim, “abraço” e “até breve” são alguns exemplos que podem ser usados para encerrar uma conversa informal. Se a conversa é mais formal, é bom encerrar com “atenciosamente” ou “obrigado” para finalizar a conversa e, ainda assim, deixar claro que está à disposição para futuros contatos.

O encerramento automático por inatividade do cliente serve para finalizar atendimentos que não tenham mais a interação do cliente, permitindo assim que o atendente possa receber novos tickets para atendimento.

O segredo para cobrar o retorno do seu cliente sem ser chato está na intencionalidade! Uma dica que funciona é: após combinar a data do próximo contato, não finalize a conversa. Independente do que o cliente mandar, seja um agradecimento, um elogio, deixe o cliente ser o último a falar, não responda!

Durante os dias xx/xx e xx/xx nossa equipe estará em recesso. A partir do dia xx/xx, voltaremos com nossas atividades normais e prontos para lhe atender. Desculpe-nos pelo transtorno.” Além dessas mensagens de ausência, há diversos outros tipos de mensagens automáticas, como a de saudação, por exemplo.

5 Exemplos de Como Finalizar Um Email

  1. Coloco-me à sua disposição para quaisquer esclarecimentos.
  2. Aguardo a sua resposta.
  3. Não hesite em contatar-me.
  4. Atenciosamente.
  5. Cordialmente.
  6. Com os meus melhores cumprimentos.
  7. Qualquer dúvida, estou à disposição.
  8. Sempre às ordens.

Demitir clientes é necessário se a comunicação é falha ou agressiva. Se o cliente trata sua equipe mal e com falta de respeito, não há lucro que faça valer a pena. A agressividade apenas desgasta seu time, afetando nas entregas para este e demais clientes da sua empresa.

Existem diversas opções de expressões de despedida formais e corteses:

  • Atenciosamente,
  • Cordialmente,
  • Respeitosamente,
  • Atentamente,
  • Grato,
  • Saudações,
  • Melhores cumprimentos,

Frases de despedida de trabalho engraçadas
Espero que o novo patrão seja paciente, pois vai precisar de muita paciência para aguentar você… É uma pena você ir embora, pois podia ser um bom chefe para essa empresa, daqui a 100 anos de trabalho exemplar! Sem você a empresa será diferente (para melhor)!

4 dicas de como dizer não educadamente para o cliente

  1. Justifique a negativa. ...
  2. Apresente alternativas e ofereça soluções. ...
  3. Seja educado, honesto e transparente. ...
  4. Se mostre disponível para atender o cliente no futuro.

Quando um cliente é mal-educado, você deve agir de forma distanciada e ignorar a falta de educação. Não é fácil e ninguém merece lidar com pessoas grosseiras, mas enquanto o cliente apenas foi indelicado e não ofendeu você, tente se colocar no lugar dele e entender o motivo dessa atitude.

  1. Substitua o "não" por um "sim" quando for possível. Por exemplo: ...
  2. Peça algum tempo para pensar na resposta. Uma criança não precisa e nem deve ouvir “sim” o tempo todo. ...
  3. Ofereça opções. ...
  4. Transforme as proibições em instruções positivas.

Obrigada por ser a pessoa que está sempre ao meu lado quando eu mais necessito. Sou muito abençoado e só tenho a agradecer a Deus por tudo que Ele faz para mim e para a minha família. Agradecendo a cada dia pela oportunidade de me tornar uma pessoa melhor. A alegria é a forma mais simples de gratidão.

Elas podem ser pessoas individualistas: acreditam que o seu tempo e a sua necessidade estão acima das necessidades dos outros; Elas podem ser pessoas autocentradas: acreditam que o outro deve respeitar/aceitar o seu tempo, mas não respeitam o tempo do outro.