Como ficou o Egito depois da partida de Moisés?

Perguntado por: ecosta . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.3 / 5 11 votos

Por volta de 1100 a.C., o império egípcio foi novamente dividido em Alto e Baixo Egito. A dissolução acabou permitindo que os assírios avançassem sob o território. Em 662 a.C., o rei Assurbanipal conseguiu subjugar o politicamente combalido governo egípcio. Daí em diante, outras civilizações dominaram o Egito.

Depois da última das dez pragas do Egito, aconteceu grande emoção nas terras egípcias e com muita insistência, o povo de Israel enfim conseguiu ser libertado por Faraó.

Ele morreu aos 90 anos por causa de "Artrite" e foi enterrado pela primeira vez no Vale dos Reis, na margem ocidental de Luxor, na tumba KV7. Ramsés foi um grande líder e um rei poderoso que recebeu aclamação mundial por expandir e manter o território do reino no antigo egito.

A Bíblia não diz se o faraó do Êxodo morreu ou não no Mar Vermelho. Não há nenhuma indicação clara que ele morreu nem que ele sobreviveu. Existem bons argumentos dos dois lados mas não há provas conclusivas.

Para alguns pesquisadores Ramsés é considerado o faraó do Êxodo dos hebreus relatado na Bíblia.

Isso significa que ele escapou da morte na "Travessia do Mar Vermelho" e voltou sozinho para casa, pois nenhum soldado egípcio sobreviveu no mar como descreve a Bíblia. Moisés, Ramsés II e o Êxodo Não há a menor dúvida de que as narrativas da Bíblia despertam o interesse de milhões de pessoas.

Deus então declarou que eles passariam 40 anos no deserto, até que toda geração rebelde morresse. Moisés liderou seu povo durante todo esse tempo.

A explicação contida na Bíblia e na Torá judaica é a de que os israelitas tiveram de vagar esse tempo todo como punição. Deus ficou bravo porque alguns murmuravam contra ele e decidiu que todos ali, com raras exceções, deveriam morrer antes de entrar na Terra Prometida.

A morte de Cleópatra VII em 30 a.C. fez com que o milenar império egípcio chegasse ao fim após vários anos de fome, instabilidade interna e assédio dos romanos. Mas um novo estudo sugere que um fator muito importante, até então desconhecido, foi crucial para o fim do Antigo Egito: as erupções vulcânicas.

Alguns acreditam que a pobreza do Egito seja determinada, primariamente, por sua geografia, pelo fato de grande parte de seu território ser desértico, com baixa intensidade de chuva e solos que inviabilizam uma agricultura de alta produtividade.

Grupo Calebe Universal
Josué e Calebe, foram as duas únicas pessoas que saíram do Egito junto com Moisés, e o povo de Israel e entraram na Terra Prometida.

Ptolomeu XV Philopator Philometor César

Cesarião foi o último faraó do Egito Antigo.
Ele era da dinastia ptolomaica. Seu nome completo era Ptolomeu XV Philopator Philometor César, e ele era, supostamente, filho de Cleópatra VII com Júlio César, embora o pai nunca tenha o reconhecido publicamente.

Faraó da XIX Dinastia, filho de Ramsés II e de Isisnofret, Merenptah, ou Mineptah, sucedeu ao seu pai, visto que os seu irmão mais velho e príncipe herdeiro, Khaemwaset, tinha falecido antes de Ramsés II, que usufruiu de uma vida longa.

Ramsés II

Ramsés II era auto-intitulado como um dos maiores faraós do Egito, um homem que reinou por muito tempo, ergueu uma infinidade de monumentos em homenagem as suas vitórias e controlou o maior império já construído em toda a História do Egito.

Então Moisés estendeu a mão novamente e as águas do mar voltaram para o lugar. Todos os egípcios no mar morreram afogados. Depois que atravessaram o Mar Vermelho, os israelitas louvaram a Deus por Seu livramento. Os egípcios não os voltaram a perseguir e eles caminharam em segurança pelo deserto.

Yunet

Yunet envenena e mata o faraó | Os Dez Mandamentos.

Moisés estende seu cajado e Deus divide as águas do Yam Suph (Mar Vermelho). Os israelitas caminham em solo seco e cruzam o mar, seguidos pelo exército egípcio. Assim que os israelitas cruzaram com segurança, Moisés levanta os braços novamente, o mar fecha e os egípcios se afogam.

Quem as construiu? Quanto tempo foi gasto na construção das pirâmides? No Egito Antigo, as pirâmides foram construídas pelos faraós (reis egípcios que tinham o poder político, militar e religioso). Os principais objetivos de suas construções eram ostentar o poder do faraó que a construiu e servir de túmulo para ele.

Na passagem bíblica, a travessia do Mar Vermelho durou uma noite inteira. Ou seja, a duração de um tsunami não seria tempo suficiente para que todos os israelitas fugissem.

Os povos hebreus foram divididos em doze tribos, sendo cada uma delas controladas por um juiz responsável pelas questões militares e políticas. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) O processo de descentralização política não resultou no enfraquecimento ou na dissolução do povo hebreu.