Como ficou conhecida a Ana Maria de Jesus Ribeiro no Brasil?

Perguntado por: icaetano . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.8 / 5 4 votos

Ana Maria de Jesus Ribeiro (Laguna, 30 de agosto de 1821 – Ravena, 4 de agosto de 1849) mais conhecida como Anita Garibaldi foi uma revolucionária brasileira, conhecida por sua participação na Revolução Farroupilha e no processo de unificação da Itália, junto com o marido e revolucionário italiano Giuseppe Garibaldi.

RESULTADOS E DISCUSSÕES: Manuela de Paula Ferreira, sobrinha de Bento Gonçalves, foi isolada durante a revolução Farroupilha em uma estância da família, onde ficou segura da guerra.

A Revolta dos Farrapos foi um movimento de elite, e suas causas imediatas foram a insatisfação dos estancieiros com os altos impostos sobre o charque local e a escolha arbitrária de nomes não aprovados pelos estancieiros para o cargo de presidente da província (correspondente ao atual cargo de governador).

Foi sepultada sete vezes, sendo que quatro por motivos políticos. Quanto a Garibaldi, seria vitorioso nas guerras da Unificação da Itália e considerado um dos seus fundadores. Anita e Giuseppe Garibaldi tiveram quatro filhos e três chegaram à vida adulta.

Mapa das OSC - IGREJA EVANGELICA ASSEMBLEIA DE DEUS DE ANITA GARIBALDI.

Roma, Itália

Além de ter performado pela primeira vez, a cantora se tornou a primeira artista solo brasileira a vencer uma categoria. Ela levou o prêmio de Melhor Clipe de Música Latina com Envolver. Foram 38 anos até este momento, que até então, nunca tinha sido protagonizado por uma brasileira(o).

Em 2010, Anitta foi convidada pelo então produtor da gravadora independente Furacão 2000, Renato Azevedo (conhecido como "Batutinha"), para realizar alguns testes após ele ter visto um de seus vídeos. Após ser aprovada, ela assinou com a Furacão 2000.

Inspirada na ficção
Seu nome artístico foi inspirado na personagem Anita, interpretada pela atriz gaúcha Mel Lisboa na série da Globo Presença de Anita (2001).

Bento Gonçalves

A Guerra dos Farrapos teve como líder o estancieiro Bento Gonçalves, que, inclusive, foi o presidente da República Rio-Grandense por algum tempo. Outros nomes importantes foram o do italiano Giuseppe Garibaldi e o do militar brasileiro David Canabarro.

Giuseppe e Anita Garibaldi viveram e lutaram em três países diferentes: no sul do Brasil, à época da Revolução Farroupilha, em Montevidéu, no cerco de Rosas, e na unificação da Itália. Apaixonados um pelo outro, Giuseppe e Anita foram verdadeiros amantes da liberdade.

David Canabarro

De acordo com a tradição oral preservada pelo Museu Paulo Firpo, foi sobre aquele móvel de madeira que David Canabarro assinou o acordo que selou a paz dos rebeldes farroupilhas com o Império, em 1845.

O termo “farrapo” se referia aos trajes maltrapilhos que o exército rebelde usava. A revolta foi mobilizada pelos grandes proprietários de terra do Rio Grande do Sul, insatisfeitos com os altos impostos cobrados pelo governo imperial sobre seus produtos.

Estendeu-se de 20 de setembro de 1835 a 1 de março de 1845.

Desfecho da Guerra dos Farrapos
Um acordo entre farroupilhas e o Império demorou a ser costurado, mas, quando finalizado, resultou no Tratado do Poncho Verde, assinado no dia 1º de março de 1845. O tratado colocou fim à Guerra dos Farrapos e deu fim à tentativa de separatismo.

Durante a Batalha de Curitibanos, Anita foi capturada pelas tropas que representavam o Império Brasileiro. Presa e grávida do seu primeiro filho, ela foi enganosamente informada que Garibaldi havia falecido nos campos de batalha.

Assistir Memória Globo - A Casa das Sete Mulheres: Manuela faz o parto do filho de Anita online | Globoplay.

Malária

Exílio no Brasil
Em 1834, Garibaldi liderou uma conspiração em Gênova, com o apoio de Mazzini, mas derrotado, foi obrigado a exilar-se em Marselha. Condenado à morte fugiu para o exilo no Brasil. Em 1835 desembarcou no Rio de Janeiro, onde já se encontravam outros exilados.