Como ficar tranquila na primeira gravidez?

Perguntado por: eandrade . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.1 / 5 11 votos

Ansiedade na gravidez: 5 dicas do que fazer para diminuir

  1. 1 – Leia sobre o assunto. ...
  2. 2 – Fale sobre o assunto. ...
  3. 3 – Faça exercícios físicos. ...
  4. 4 – Cuide da alimentação. ...
  5. 5 – Durma bem.

A atividade fetal aumenta ou diminui, assim como o sono. Havendo muito estresse na gravidez, o feto fica em constante estado de alerta e entra em sofrimento.

Na fase da gestação ocorrem significativas mudanças de sentimentos ocasionadas pelas alterações hormonais, de vida e reflexões acerca disso. É nesse período que você poderá notar uma oscilação de humor, com momentos de intensa tristeza, contrastada por momentos de imensa alegria.

Um calmante natural para ansiedade na gravidez normalmente inofensivo é o suco de maracujá. Um chá de erva tranquilizante, como camomila, erva-doce, alfazema e cidreira também é de grande valia.

Fique longe do cabo de vassoura durante toda a gestação, pois varrer a casa pode comprometer o seu nervo ciático e suas articulações, trazendo dores intensas na lombar.

Tombos e pancadas são as situações mais comuns que colocam em risco a vida do bebê. No entanto, alguns fatores externos como ondas de radiação e roupas apertadas também podem interferir na saúde e desenvolvimento do bebê durante a gestação.

Limão, laranja, acerola, abacaxi amenizam os enjoos e também fortalecem o sistema imunológico.

A gente sabe que a vida do bebê dentro da barriga da mãe é a maior mordomia. O neném não sente frio, nem fome, não precisa tomar banho, não tem que trocar fralda e nada de trabalho. No entanto, se engana quem acredita que ele está ali de férias, só aproveitando a folga. Nada disso.

Mulheres que apresentam sinais de estresse são três vezes mais suscetíveis a sofrer um aborto nas três primeiras semanas de gravidez, descobriu um estudo recente, com um pequeno grupo de mulheres.

Segundo especialistas japoneses, o abuso verbal durante a gravidez pode aumentar em 50% os problemas auditivos do bebê Gritar não é bom pra ninguém. Quem fala experimenta o descontrole emocional.

Nessa fase, o bebê recebe sinais químicos através da placenta. Dentre esses sinais, está o estado mental da mamãe. Os hormônios que as mães produzem quando experimentam emoções passam pela placenta. Assim, se a mamãe está muito triste ou deprimida, o bebê consegue sentir.

Por exemplo, já nos primeiros momentos após a concepção, o bebê começa a desenvolver células de memória. Ou seja, ele já tente as emoções vivenciadas pela mamãe, além de “sentir” as interações que são feitas com ele ainda dentro do útero. Cantar, fazer carinho na barriga, contar uma história.

Para aceitar todo esse processo é preciso de muita calma e paciência, o que torna fundamental a comunicação com o companheiro, com a família, com os médicos e com quem esteja ao alcance de ajudar. A gravidez não planejada pode trazer inseguranças, mas traz também o amor maternal, que é o maior sentimento que existe.

Use calmantes naturais
O suco de maracujá e o chá de camomila, por exemplo, são calmantes naturais. Ingira esses alimentos antes de dormir para ter uma noite tranquila.

Chá de camomila
Esse chá é permitido até certo ponto. Estudos comprovam que a camomila faz bem à gestante se o seu uso não for frequente ou excessivo. É indicado somente quando a mulher está com distúrbios de sono, enjoo, nervosismo, ansiedade e estresse.