Como ficar mais forte a cada dia?

Perguntado por: ejesus . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.1 / 5 6 votos

Treine pelo menos três ou quatro vezes por semana, mas descanse bem entre cada sessão. Por mais que você tenha disposição para treinar todos os dias, lembre-se de que os músculos só crescem mesmo nos momentos de descanso. É por isso que é importante reservar alguns dias sem exercícios.

A dura realidade é que quanto mais forte você fica, mais difícil se torna continuar aumentando a força. É por isso que muita gente entra na academia e se dedica nos primeiros meses, quando os ganhos são mais fáceis, mas acaba desistindo depois, quando continuar ganhando se torna mais complicado.

O tempo que a pessoa leva para ganhar massa muscular fazendo atividade física anaeróbica, como a musculação por exemplo, é de aproximadamente 6 meses. No entanto, a hipertrofia muscular pode começar a ser percebida ao fim de algumas semanas ou meses dependendo das características físicas e genéticas de cada pessoa.

Ficar musculoso sem a ajuda de bomba não é impossível. Na verdade, é o modo natural e mais saudável de ganhar massa muscular: adaptando o seu corpo gradativamente através da alimentação adequada e de treinos de intensidade crescente. Ganhar massa muscular é um processo de adaptação.

Praticar atividades físicas e esperar ansiosamente pelo fortalecimento dos músculos é muito comum a quem começa a praticar esportes. Mas, para agilizar esse processo e obter resultados saudáveis para o corpo, além dos exercícios, a alimentação saudável tem papel fundamental.

Músculos mais fortes poderão ajudar você a ficar de pé e sentado de forma mais ereta e confortável, proporcionando maior equilíbrio e estabilidade.

Consumir pequena quantidade de potássio e de magnésio. Outra causa muito comum de rigidez muscular é a falta de nutrientes específicos no organismo, como o magnésio e potássio. Por isso, uma dieta balanceada é fundamental para ter uma vida saudável e equilibrada.

Sentir-se fraco por dormir mal ou não comer direito é normal, mas a fraqueza pode ser também sintoma de problemas de saúde mais sérios, como anemia, problemas hormonais ou até mesmo depressão, como explicou o endocrinologista Alfredo Halpern no Bem Estar desta quarta-feira (24).

Consuma alimentos com muitas proteínas e pouca gordura.
Não adianta consumir alimentos calóricos se eles também podem ser gordurosos. Por outro lado, alguns produtos processados contêm poucas calorias, o que vai ajudar você a desenvolver a musculatura e ficar satisfeito por mais tempo.

Nossas dicas são:

  1. Tenha uma alimentação equilibrada;
  2. Fique atento ao balanço calórico;
  3. Tenha uma rotina de exercícios físicos;
  4. Descanse;
  5. Mantenha-se hidratado: beba água!;
  6. Aprenda a lidar com o estresse e suas emoções;
  7. Acelere a queima de gordura localizada.

Consumir alimentos ricos em proteínas e colágeno
Além disto, apostar em uma alimentação rica em colágeno, presente na laranja, limão, kiwi, tangerina entre outras frutas cítricas é importante, porque ajuda a manter a firmeza da pele.

04 inimigos da massa magra

  • Álcool. As bebidas alcoólicas estão presentes no nosso dia a dia, seja em festas, comemorações, nos happy hours com o pessoal do trabalho ou nos dias de churrasco e jogo de futebol. ...
  • Alimentos ultraprocessados. ...
  • Desidratação. ...
  • Insônia.

Os treinos aeróbicos, por exemplo, são aliados importantes para quem deseja definir o corpo. A intensidade dos exercícios físicos também deve ser considerada, pois estimula o organismo a queimar a gordura e a aumentar a taxa metabólica.

Por mais que o treino de força seja importante para crescer, o tecido muscular necessita de proteína para se formar. Se você não ingere proteínas o suficiente na sua dieta, seus músculos pararão de crescer – e podem até diminuir.

Um estudo realizado pela Universidade da Califórnia, realizado com 3600 adultos com mais de 55 anos, mostrou que pessoas com altos níveis musculares tiveram 30% menos chances de morrer por qualquer doença quando comparadas aquelas com menos massa magra.