Como ficar mais alto na adolescência?

Perguntado por: lgil7 . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 15 votos
  1. Dormir bem e adequadamente, pelo número de horas necessário para cada faixa etária. ...
  2. Ter uma alimentação equilibrada, rica em nutrientes. ...
  3. Praticar atividades físicas;
  4. Ter atenção à postura;
  5. Manter em dia as idas ao pediatra e, se necessário, ao endocrinologista, ao ortopedista e ao nutricionista pediátricos;

Tenha uma dieta equilibrada.

  1. Coma muita proteína magra. As proteínas magras presentes em carnes brancas de aves, peixes, soja e leite, ajudam a promover o crescimento muscular e a saúde dos ossos. ...
  2. Consuma bastante cálcio. ...
  3. Obtenha bastante zinco. ...
  4. Obtenha vitamina D suficiente.

A média de velocidade de crescimento de acordo com a idade da criança é: - Nascimento – 1 ano de idade = 25 centímetros por ano. - 1 ano- 3 anos de idade = 12,5 centímetros por ano. - 3 anos - Puberdade = 5 a 7 centímetros por ano (meninas = 8 a 10 centímetros ao ano; meninos = 10 a 12 centímetros ao ano).

Uma outra forma de saber a altura que a criança terá na vida adulta, é multiplicar por 2 a altura que ela tem aos 2 anos de idade. Por exemplo, se tiver 86 cm aos 2 anos, deve ter 1,72 cm aos 21 anos, que é quando a pessoa deixa de crescer.

Como já falei, a baixa estatura pode estar conectada com a herança genética dos pais, mas, há casos em que ela está ligada a outros problemas de saúde. Ela pode, por exemplo, estar diretamente relacionada à deficiência do hormônio do crescimento, o GH.

Praticamente qualquer objeto que não cresça e fique parado pode ser referência: a base de uma placa na parede, o batente da janela de casa etc. Quanto mais perto você chegar do topo desse objeto, mais alto está ficando.

18 anos de idade

A idade até o qual uma pessoa cresce varia com diversos fatores, e pode ser medida de maneira aproximada com o exame de idade óssea. Normalmente, no entanto, o crescimento cessa entre 16 e 20 anos, quando ela atinge um equivalente a 18 anos de idade óssea.

Frutas como melão, uva, mamão, manga, maracujá, melancia e damascos são ricos em vitamina A, que ajuda no desenvolvimento de ossos e tecidos e contribui com a absorção de cálcio.

A desnutrição, segundo a endocrinologista, ainda é uma das principais causas de crescimento inadequado, especialmente nos dois primeiros anos de vida. Ela destaca que, nessa fase, o crescimento depende pouco dos hormônios, mas principalmente da alimentação.

Os alimentos que auxiliam no crescimento são aqueles que são ricos em cálcio e proteínas.
...
Alguns alimentos ricos em proteínas:

  • Carnes, aves, peixes;
  • Ovos (clara);
  • Queijo parmesão;
  • Soja;
  • Leguminosas (feijão, ervilha, lentilha, grão de bico, amendoim);
  • Amêndoas, castanhas, nozes.

Não. Ou quase não. O crescimento natural acaba no máximo até os 18 anos e não há terapia hormonal que permita continuá-lo na vida adulta artificialmente. A culpa é das placas epifisárias: cartilagens que ficam nas extremidades dos ossos longos, como as pernas e os braços, que têm capacidade de crescimento.

Basicamente, a conta é a seguinte: some a altura do seu pai com a da sua mãe e divida o resultado por dois. Assim, você terá uma média dos seus pais, que é de 1,68 m no seu caso. Para os meninos, devemos ainda acrescentar 6 cm a essa média. Ou seja, de acordo com esta estimativa, você poderia chegar a até 1,75 m.

O homem brasileiro tem, em média, 1,73m, e a mulher, 1,60m. Ambos registraram o mesmo crescimento desde 1914: 8,6 cm. Para homens, o Brasil é o 68º colocado em altura entre os países pesquisados - fica acima de nações como Portugal, México e Chile, e abaixo de Romênia, Argentina e Jamaica.

O mesmo estudo revelou ainda que há de facto uma altura 'ideal' para ambos os sexos – 1,82 metros para os homens e 1,70 metros para as mulheres.