Como ficar com bom hálito o dia todo?

Perguntado por: eveloso . Última atualização: 14 de maio de 2023
4.5 / 5 8 votos

Beber bastante água ajuda a evitar o ressecamento da boca, já que a sensação de boca seca pode ser uma das causas para que o cheirinho ruim se manifeste quando você menos esperar. Então nada melhor do que andar sempre com uma garrafinha do lado para matar sua sede e fugir do mau hálito!

De acordo com a dentista, a presença de alimentos fibrosos nas refeições, como frutas e verduras, são uma das soluções para eliminar o mau hálito. “Através desse consumo realizamos um estímulo muscular sobre as glândulas salivares, que ao serem estimuladas, secretam saliva na cavidade bucal”, explica.

Fazer visitas ao consultório do seu dentista a cada 6 meses para acompanhamento da saúde bucal e limpezas mais profundas dos dentes; Manter-se hidratado e consumindo alimentos saudáveis; Evitar hábitos como fumar, ou consumir em excesso bebidas alcóolicas ou alimentos com alto teor de açúcar e gorduras.

O mau hálito, ou halitose, é comumente associado à falta de higiene bucal, que provoca cárie, placa bacteriana, gengivite e outras doenças periodontais (inflamações que atacam a gengiva).

Maçã, pepino e cenoura. Crus e com casca, esses três alimentos realizam uma espécie de raspagem dos dentes, que complementa a ação de limpeza do fio dental. Ao fazer isso, eles impedem o acúmulo de bactérias e ajudam a evitar os odores indesejados.

Basta usar as cerdas da sua escova dental. Você também pode tentar uma escova dental específica, que tenha um limpador de língua integrado à parte de trás da cabeça. A língua abriga bactérias e partículas de alimentos que ficam presos debaixo de uma fina camada de muco.

Uma forma de saber se você tem mau hálito é cobrir sua boca e nariz com a mão, exalar e sentir o hálito. Uma outra forma é perguntar a alguém em quem você confia como está o seu hálito. Halímetros já existentes no mercado oferecem um diagnóstico mais preciso.

Isso porque o acessório ajuda a remover a placa bacteriana entre os dentes que, por sua vez, quando removida pode resultar no odor. Por isso, na maioria das vezes, lidar com esse quadro é normal e não indica riscos à sua saúde bucal.

Halitose por alterações hepáticas; Halitose por alterações renais; Halitose por alterações estomacais; Halitose por diabetes e síndrome de referência olfativa (halitose imaginária).

O recomendado, então, é ingerir, no mínimo, 2 litros de água por dia para garantir a boa qualidade e a quantidade suficiente de saliva, evitando assim a formação da saburra lingual”, afirma o Dr. Giorgi.

Escove os dentes pelo menos 3 vezes ao dia ou sempre após as refeições; Sempre escove a língua para remover as bactérias causadoras do mau hálito; Os enxaguatórios bucais combatem os agentes causadores do tártaro; Visite regularmente o seu dentista para agendar limpezas profissionais.

Mito. Se a pessoa tentar sentir seu o próprio hálito, fazendo o formato de uma concha com suas mãos em torno da sua boca e nariz, expirando e cheirando, na maioria dos casos, irá sentir o próprio cheiro das mãos.

Muitas pessoas não conseguem perceber o odor mau cheiroso que emana da boca. Isso acontece em razão da chamada fadiga olfativa, ou seja, o nariz se "acostuma" com o cheiro e não mais detecta sua intensidade.

Os dentistas recomendam esse processo, pois a pasta de dente pode dificultar a remoção da saburra lingual. Use a escova de dente ou um limpador de língua, que é próprio para isso. Para limpar a língua, faça movimentos de raspagem, do fundo da língua até a ponta, e depois termine enxaguando com água.

Isso se dá quando temos tecidos bucais em putrefação, somado ao acúmulo de bactérias capazes de gerar esses gases malcheirosos. A doença periodontal, muitas vezes, é capaz de aumentar a quantidade de nutrientes que essas bactérias precisam para alterar o equilíbrio bucal.

O que é a língua branca? A língua branca é resultado de um aumento excessivo de micro-organismos em sua superfície, o que causa um aspecto esbranquiçado e áspero. Esse revestimento branco, também conhecido como saburra lingual, é composto por detritos, bactérias e células mortas que criam uma placa branca na língua.