Como ficar bom em cálculo mental?

Perguntado por: apilar . Última atualização: 24 de janeiro de 2023
4.5 / 5 11 votos

19 estratégias para fazer cálculos mentais rapidamente

  1. Utilize a fatoração.
  2. Simplifique adições e subtrações.
  3. Deixe as vírgulas das contas por último em adições e subtrações.
  4. A divisão pode ser trocada por uma multiplicação.
  5. Fique atendo à divisibilidade dos números.
  6. Multiplique pelo dobro e pela metade.

Quais jogos ajudam a desenvolver o raciocínio lógico?

  1. Aplicativo "Smart Puzzles";
  2. Aplicativo "Treinar seu Cérebro";
  3. Palavras cruzadas;
  4. Rummikub;
  5. Sudoku.
  6. Jogos matemáticos;
  7. Damas;
  8. Xadrez.

Na regra de três, é dado dois valores da mesma grandeza para se encontrar outro, de uma outra proporção. A ordem desses valores proporcionais fica da seguinte maneira: X1 e X2 na primeira coluna e Y1 e Y2 na segunda. Quando são inversamente proporcionais, ficam assim: X1 e X2 na primeira e na segunda Y2 e Y1.

50%, 25% e 75% são especialmente simples. Elas são fáceis também de calcular mentalmente. Você pode encontrar 50% de um número dividindo-o por 2.

Cálculo: dicas para estudar

  1. A prática leva à perfeição. Não tem jeito fácil: o melhor que você pode fazer é treinar, treinar e treinar. ...
  2. Assista a videoaulas. ...
  3. Entender a teoria é essencial. ...
  4. Não tem problema em procurar ajuda. ...
  5. Faça uma planilha de estudos. ...
  6. Livros são seus melhores amigos.

Em certo sentido, o pré-requisito para o Cálculo é estar confortável com a álgebra, a geometria, e a trigonometria. Afinal, cada novo tópico em matemática constrói sobre os anteriores, e é por isso que dominar cada estágio é tão importante.

Aprender acima de tudo com uma boa metodologia

  1. Não decore, compreenda. Pode até parecer contraditório em matemática, mas é inútil decorar os conteúdos se você não sabe como e onde utilizá-los. ...
  2. Não olhe a resposta. ...
  3. Adquira novos hábitos. ...
  4. Sempre praticar. ...
  5. Pergunte sempre. ...
  6. Aprender a ler um enunciado em matemática.

1) Faça pilhas de exercícios
A primeira dica para aprender matemática de forma eficiente não poderia deixar de ser essa. Todo concurseiro precisa ter mente que estudar qualquer disciplina da área de exatas é um processo ativo. Em outras palavras, não adianta você estudar somente os conceitos e pronto.

O grande segredo dessa dica é lembrar que 5 = 10/2 (e multiplicar por 10 e dividir por 2 é, às vezes, bem mais simples do que fazer contas compridas de cabeça). Por exemplo: 36 x 5 (a primeira potência de 5) é igual a fazer 36 x 10 = 360, e 360/2 = 180. Legal, né? Com potências de 5 maiores essa dica também funciona.

Simples: somamos o dígito do meio, separadamente, com os seus adjacentes e, depois, posicionamos o resultado entre o primeiro e terceiro números do multiplicando, suprimindo o algarismo do meio: 132 x 11 = (1+3) e (3+2) = 45. Posicionando entre os algarismos das pontas, o resultado se torna 1452.

25% = 25/100 = 0,25.

X = 1400/100 = 14
Agora, basta multiplicar o valor de 1% pela porcentagem que deseja descobrir!

Depende um pouco de sua definição de "difícil" e de como o conteúdo é distribuído nas disciplinas. Na maioria dos currículos a disciplina vai se tornando mais complexa à medida que vai avançando. Logo, é natural admitir que o Cálculo I é o mais fácil, depois o II, o III e assim por diante.

Supondo que a disciplina seja de 4 créditos (2 aulas de 2 horas por semana) isso dá em média 68 horas de curso ao total. Seguindo a nossa ideia, seriam necessários ao longo do semestre 68 horas de estudo de Cálculo 1. Em uma semana seriam necessários 68/7 = 9,7 hora por dia, aproximadamente 10 horas por dia.

Cálculo 1 estuda limites, derivadas e integrais Este estudo começa com o conceito de Limites. O limite é uma forma de avaliar o comportamento de uma função na medida que chegamos próximo a um valor.

Comumente, estudantes atribuem essa dificuldade ao fato de o cálculo lidar com ideias aparentemente muito diferentes daquelas estudadas na matemática do Ensino Médio – quase como se a matemática passasse a ser outra coisa, estranha e desconhecida.

- Estudar integrais duplas e triplas e seus métodos de cálculo. - Estudar integrais de linha e superfície e suas aplicações geométricas e físicas. - Estudar os teoremas de Green, Gauss e Stokes e seus significados físicos.

No Cálculo Diferencial e Integral de Várias Variáveis, ou simplesmente, Cálculo II, são estudados o conceito de derivadas e integrais de funções reais de mais de uma variável, o que se aproxima um pouco mais dos problemas do mundo real.

Confira 8 faculdades que não envolvem Matemática

  1. Psicologia. Felizmente, o papel do psicólogo tem sido cada vez mais valorizado na sociedade, assim como o interesse dos estudantes pelo curso também cresceu nos últimos tempos. ...
  2. Gastronomia. ...
  3. Direito. ...
  4. Odontologia. ...
  5. Enfermagem. ...
  6. Educação Física. ...
  7. Serviço Social. ...
  8. Letras.