Como ficar bom em basquete?

Perguntado por: lbittencourt . Última atualização: 14 de janeiro de 2023
4.7 / 5 4 votos

Fundamentos como arremesso, controle de bola e condicionamento físico são essenciais para evoluir na modalidade. Para melhorar as habilidades e técnicas e evoluir no basquete, não existe novidade: assim como em qualquer esporte, é preciso muito treino, foco, disciplina e um bom preparo físico.

NBA. Antes de iniciar qualquer atividade física, uma etapa muito importante é a prática de exercícios de aquecimento. Seja num jogo ou num treino, todos os atletas estão abertos ao risco de lesão. Porém, ao aquecer os músculos previamente, o corpo se prepara para as atividades que estão por vir.

11 exercícios básicos pro seu treino de basquete

  1. 1 – Driblar de um lado pro outro da quadra. Comece posicionado na linha de fundo e vá quicando a bola até o outro lado da quadra, sem parar. ...
  2. 2 – Drible sem olhar pra bola. Depois de dominar o anterior, tente repetir olhando pra frente. ...
  3. 3 – Pega-pega enquanto dribla.

Para que o drible funcione corretamente, o jogador deve controlar a bola, tapeando-a contra o piso da quadra ou lançando-a para outro atleta. Ele não pode permitir que o adversário toque na bola ou tire-a de seu poder. No entanto, o drible chega ao fim quando a bola é segurada entre as mãos ou com uma única mão.

Para se ter um bom controle de bola, é preciso trabalhar diariamente com exercícios técnicos. O objetivo é ter desenvoltura em ambas as mãos. Por isso, o ideal é praticar com duas bolas ao mesmo tempo, uma em cada mão.

A infração é marcada se você der mais de dois passos sem bater a bola. Para evitar isso, dê apenas dois passos sem driblar antes de passar ou dar um chute. Você tem direito a mais um passo se você já estiver com um pé no chão ao receber um passe.

A iniciação ao basquete pode ser feita desde muito cedo, mas a prática propriamente dita deve ter início a partir dos 6 anos com as escolinhas, sendo apresentado de maneira lúdica.

Pivô ou center
O pivô é o jogador mais alto e mais forte de uma equipe de basquete. Ele atua dentro do garrafão tanto no ataque quanto na defesa, sempre perto da cesta. Na NBA, o jogador da posição 5 recebe o nome de center.

Use posturas de drible corretas.
Seus joelhos devem estar flexionados e alinhados com os ombros. Você deve jogar um pouco o peso do corpo sobre as pontas dos pés para permanecer móvel. Não fique com os pés colados no chão e com os joelhos juntos. Ao driblar, quique a bola na altura de sua cintura.

Treino de impulsão basquete

  1. Exercícios de saltos. O primeiro tipo de exercício que você pode fazer para melhorar seu impulso é o salto. ...
  2. Exercícios de explosão. Outro tipo de exercício que pode ajudar a aumentar seu impulso é o chamado exercício de explosão. ...
  3. Treinamento de força.

O basquete, por exemplo, auxilia no bom crescimento da mesma forma que a natação, o vôlei ou o balé. Naturalmente as crianças e adolescentes mais altos vão sendo triados para estes esportes que requerem pessoas de estatura elevada.

4 - A bola deve ser segura nas mãos ou entre as mãos. Os braços ou corpo não podem ser usados para tal propósito; 5 - Não será permitido sob hipótese alguma puxar, empurrar, segurar ou derrubar um adversário.

É importante começar praticando de pequenas distâncias e ir aumentando. Entrar em contato com profissionais do basquete também é fundamental para adquirir conhecimento. A AtletasNow, por exemplo, é uma plataforma exclusiva para atletas que querem ampliar sua rede de contatos, ganhar patrocínios e fazer networking.

O uso mais comum (e mais irado) do drible é pra frente, pra vencer a defesa adversária. Um drible bem feito é o jeito mais rápido de se deslocar em quadra e surpreender o outro time, quicando a bola pra frente e avançando em alta velocidade.

Os principais erros observados na execução do drible, e que devem ser corrigidos são: driblar olhando para a bola, driblar sem progredir, driblar sem uma função tática e driblar sem proteger a bola.

Mantenha o controle sobre a bola
Uma das partes fundamentais do drible é ter controle e domínio da bola, uma vez que conseguir carregá-la pelo campo oferece ao jogador a oportunidade de fazer bons passes e finalizações.

Use as pernas para dar mais impulso à bola, pulando para cima enquanto a mão dominante a arremessa. Mova as pernas, o tronco e os braços juntos, de forma coordenada, para arremessar com precisão. Pule um pouco para frente ao realizar o arremesso.

Regra dos 5 segundos - Cada jogador dispõe de 5 segundos para repor a bola em jogo. Regra dos 3 segundos - Um jogador não pode permanecer mais de 3 segundos dentro da área restritiva do adversário (garrafão), enquanto a sua equipa esteja de posse de bola.

Antes de cada treino ou jogo, todas passam a cola nas mãos e, para não ter que sair de quadra a todo instante, prendem um esparadrapo no tênis, com um pouco de cola.