Como ficam as pernas de quem corre?

Perguntado por: naragao . Última atualização: 28 de janeiro de 2023
4.9 / 5 19 votos

A corrida fortalece os músculos de toda a perna, mas principalmente nos músculos tibiais (anteriores da perna), quadríceps e cadeias posteriores (como bíceps femoral e semitendíneo).

- Os principais músculos utilizados na corrida envolvem os membros inferiores, que seriam o glúteo máximo (que faz o contorno), quadríceps (que faz a extensão do joelho e ajuda a absorver o impacto do peso durante a corrida). A musculatura posterior da coxa e a panturrilha também são fundamentais - disse.

Correr demais e não respeitar as próprias limitações pode levar a insônia, distensões, tendinites, fraturas por estresse e cansaço permanente. Correr é uma das melhores atividades para a saúde. Só pelo fato de se exercitar e deixar o sedentarismo de lado já é muito importante.

Quando você corre, o seu corpo realiza uma série de ajustes físicos e químicos para sair do estado de repouso para o estado de movimento intenso. Essas modificações hormonais e bioquímicas geram um quadro de estresse para o corpo, exigindo mais dos órgãos, músculos e articulações.

Segundo, o peso (kg) da corredora também interfere no desempenho, pois carregamos o nosso corpo durante a corrida. No entanto, a porcentagem de gordura tem uma correlação mais alta. Por último, a circunferência da panturrilha mostrou-se relevante para o tempo na maratona. Quem tem “canela fina” de fato leva vantagem.

Atividades aeróbicas intensas e longas podem causar redução da massa muscular e da gordura e, como consequência, a flacidez.” A corrida, então, pode causar a flacidez de pele.

Correr ajuda a perder a barriga? A resposta é sim. Ainda que o emagrecimento esteja principalmente ligado à questão alimentar, uma condição de vida mais ativa, correta e regular, é essencial para quem quer eliminar a gordura visceral. A corrida faz queimar a gordura de uma maneira geral, atuando também no abdome.

Depois de três ou quatro semanas de atividade física já é possível perceber uma melhora no seu condicionamento físico.

Segundo especialistas, expor o corpo ao mesmo tipo de exercício por vários dias seguidos e sem um período adequado de descanso não está entre as recomendações para um programa de treinamento saudável. Por isso, correr todos os dias, sem intercalar com outras atividades, pode, a médio ou longo prazo, provocar lesões.

O tempo que a pessoa leva para ganhar massa muscular fazendo atividade física anaeróbica, como a musculação por exemplo, é de aproximadamente 6 meses. No entanto, a hipertrofia muscular pode começar a ser percebida ao fim de algumas semanas ou meses dependendo das características físicas e genéticas de cada pessoa.

Mesmo que você esteja correndo quatro vezes por semana, se não estiver ingerindo menos calorias do que gasta, o resultado vai ser manutenção ou ganho de peso. E se sua fome aumentou em comparação a quando você não corria, é provável que você esteja comendo mais calorias do que imagina.

“Nas corredoras de longas distâncias, os problemas mais comuns relacionados a essa região são as tendinites dos músculos, como os adutores e o reto anterior da coxa, lesões da cartilagem articular, lesões condrais e fratura por estresse de fêmur”, comenta Ricardo Munir Nahas, coordenador do Centro de Medicina do ...

A corrida e outros exercícios aeróbicos extenuantes como o ciclismo, por exemplo, podem causar alterações na pele e nos tecidos subcutâneos que refletem diretamente na aparência da pessoa.

Por ser uma atividade mais intensa, correr promove um gasto calórico maior. A corrida, ao contrário da caminhada, é uma atividade que exige mais planejamento de treino, pois precisa de um condicionamento físico maior.

Desvantagens de correr todo dia
Com o tempo, a corrida diária pode acarretar lesões nos músculos ou articulações, principalmente inflamações (algo bem característico do excesso de treinos).