Como fica uma pessoa com esquistossomose?

Perguntado por: emeireles6 . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.7 / 5 12 votos

Palpitações; Impotência; Emagrecimento; Endurecimento e aumento do fígado.

A esquistossomose é uma parasitose provocada pelo Schistosoma mansoni, uma espécie de platelminto. A doença pode ser assintomática ou provocar sintomas como febre, diarreia e fraqueza. Alguns pacientes desenvolvem um aumento do volume do abdômen, motivo pelo qual a doença é conhecida como barriga d'água.

A fase aguda dura em torno de um a dois meses e desaparece através de tratamento específico ou evolui (se não tratada) para a fase crônica, que tem dois estágios principais: forma intestinal ou hépato-intestinal e, a mais grave, forma hepato-esplênica, representada pelo crescimento e endurecimento do fígado e do baço.

Todos os tipos de esquistossomose podem afetar outros órgãos (como os pulmões, a medula espinal e o cérebro). Os ovos que chegam aos pulmões podem causar inflamação e aumento da pressão arterial nas artérias dos pulmões (hipertensão pulmonar. A hipertensão pulmonar pode ser causada por várias doenças.

Na fase crônica, geralmente assintomática, episódios de diarreia podem alternar-se com períodos de obstipação (prisão de ventre) e a doença pode evoluir para um quadro mais grave com aumento do fígado (hepatomegalia) e cirrose, aumento do baço (esplenomegalia), hemorragias provocadas por rompimento de veias do esôfago, ...

O tratamento medicamentoso para esquistossomose é feito pelo Praziquantel, droga utilizada desde de 1980. Entretanto, esse tratamento vem apresentando algumas limitações relacionadas aos indícios de existência de parasitos resistentes e baixa tolerabilidade, principalmente para crianças, como relatado na literatura.

Inicialmente, os trematódeos hepáticos podem não causar sintomas ou, dependendo do tipo e da gravidade da infecção, podem causar febre, calafrios, dor abdominal, dilatação do fígado, náusea, vômito e urticária. Os trematódeos Fasciola têm mais propensão a causar esses sintomas.

O sintomas principais são diarreia, náuseas, tosse, perda de peso e coceira. Sem tratamento, a verminose pode evoluir para formas graves e afetar fígado, baço, esôfago e provocar hemorragias. Na maioria dos casos é uma verminose assintomática, mas em casos raros ela pode evoluir.

O diagnóstico da esquistossomose é feito por meio de exames laboratoriais de fezes, através do qual é possível detectar os ovos do parasita causador da doença. Pode ser solicitado também, teste de anticorpos para verificar sinais de infecção.

ELISA-IgM para diagnóstico da esquistossomose mansoni em área de baixa endemicidade.

Dentre os vermes, os mais perigosos são o Shistosoma mansoni e a Wuchereria bancrofti, responsáveis respectivamente pela esquistossomose e a filariose. Os sintomas causados pela presença de parasitas podem ser facilmente confundidos com os de outras doenças.

Esses sintomas podem ser acompanhados de diarreia, náuseas, vômitos ou tosse seca, ocorrendo hepatomegalia. após seis meses de infecção, há risco do quadro clínico evoluir para a fase crônica, cujas formas clínicas são: Hepatointestinal – Caracteriza-se pela presença de diarreias e epigastralgia.

Também conhecida como barriga d'água, a esquistossomose é uma doença que pode ter sérias complicações. Isso porque os vermes platelmintos do gênero Schistosoma, agentes causadores da infecção, vivem nas veias de importantes órgãos — como o intestino e o fígado.

Ao entrar no corpo, o parasita se instala nos vasos sanguíneos do intestino, do sistema urinário e do fígado e passa a se reproduzir dentro do organismo. Conforme esses vermes põem seus ovos, a barriga do hospedeiro incha – é um dos sintomas diferenciais da infecção.

O Praziquantel é o medicamento de escolha contra a esquistossomose.

Causas e Sintomas
Dependendo da sensibilidade pessoal e do número de vermes, a pessoa pode apresentar ainda febre, calafrios, dor de cabeça, dores pelo corpo, falta de apetite, tosse seca, diarréia, enjôos, vômitos, dores abdominais, aumento dos gânglios – as populares ínguas – e perda de peso.

É uma doença grave causada por verme do gênero Schistosoma, que se instala nas veias do fígado e do intestino das pessoas. No Brasil, o agente causador da esquistossomose é o Schistoma mansoni. O S. mansoni nasce do ovo, do qual sai larva chamada miracídio, que penetra num caramujo hospedeiro.

Após administração oral, o Praziquantel é rápida e completamente absorvido. A concentração plasmática de pico do fármaco inalterado é alcançada em 1 a 2 horas após a administração de 5-50 mg/kg, variando entre 0,05 e 5,0 mcg/mL no sangue periférico.

Também é chamada barriga-d'água. A quantidade de líquido pode ser tão pequena que só a descobrimos pela ultrassonografia abdominal ou atingir mais que 2,5 litros e causar um volumoso aumento do abdome.

O exame parasitológico de fezes, feito a partir da análise de uma amostra do material orgânico, detecta a presença de vermes no intestino e aponta a sua respectiva classificação. Os resultados são essenciais para que o médico consiga prescrever o tratamento correto em cada caso.