Como fica uma pessoa com artrite reumatoide?

Perguntado por: rresende . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 7 votos

Dor, inchaço e aumento da temperatura nas articulações. Rigidez matinal, que pode durar horas.

A doença também acomete órgãos como pele (nódulos reumatoides), olhos (uveíte), pulmões (pneumonite), glândulas salivares e lacrimais (síndrome de Sjögren), pode gerar manifestações hematológicas (anemias), atingir o sistema neurológico periférico (neuropatias), cardíaco, hepático ou renal (amiloidose).

Álcool e tabagismo
O tabagismo pode piorar os sintomas da doença e tornar o tratamento mais difícil. Além disso, tanto o tabagismo como a inflamação crônica causada pela artrite aumentam o risco cardiovascular, ou seja de infarto agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral (derrame).

Ela é considerada potencialmente perigosa, pois seus danos podem ir muito além da clássica dor nas articulações. As consequências da artrite reumatoide variam desde as deformações nos dedos das mãos, até danos emocionais pelo desgaste da mobilidade.

Embora sejam doenças distintas, com causas e tratamentos diferentes, muitas vezes há confusão entre a artrite reumatoide e o lúpus, já que ambas geralmente causam o desenvolvimento de artrite e dor nas articulações das mãos e punhos .

A incapacidade para o trabalho é a maior causa de discussão entre o INSS e os trabalhadores que estão doentes. Milhares de processos na justiça são sobre isso. Quem sofre de artrite reumatoide pode ser considerado incapacitado para o trabalho.

Na Artrite reumatoide, o corpo ataca o revestimento de uma articulação da mesma forma que faria se estivesse tentando protegê-lo de lesão ou doença. Por exemplo, se o seu pai idoso teve um corte em seu dedo, o dedo iria se tornar inflamado, doloroso, vermelho e inchado.

A causa da artrite reumatoide é desconhecida. É uma doença autoimune, o que significa que o sistema imunológico do corpo ataca os tecidos saudáveis por engano. Infecções, genes, mudanças hormonais e fatores ambientais, como o cigarro, podem estar relacionados com a doença.

A leflunomida é quase tão eficaz quanto o metotrexato. Esses medicamentos são administrados por via oral. Metotrexato pode ser administrado por via oral ou por injeção sob a pele (via subcutânea). Prednisona e prednisolona podem reduzir a inflamação rapidamente.

Os mais utilizados são a velocidade de hemossedimentação (VHS) e a dosagem da proteína C reativa (PCR), realizados em amostras de sangue. Cerca de 80% dos pacientes com artrite reumatoide têm uma proteína circulando no sangue chamada de fator reumatoide.

Há quem tenha a artrite psoriásica na forma mais grave, quando várias articulações são comprometidas, enquanto outras podem ter sintomas leves em uma ou duas articulações. A artrite psoriásica pode atingir as articulações de apenas um lado ou ambos os lados do corpo.

Nos últimos 25 anos, revelou um recente estudo britânico, houve um aumento considerável na expectativa de vida entre pacientes com artrite reumatóide. De acordo com essa pesquisa, a média da idade de morte dos paciente portadores da doença foi de 76,7 anos, entre os anos de 1986 a 1998, e de 86,7 anos entre 2002 a 2012 ...

As diferentes formas inflamatórias de artrite podem levar ao glaucoma, que é uma condição ocular que resulta em danos aos nervos ópticos. E a artrite pode aumentar a pressão do fluido do olho, causando danos nos nervos.

A doença gera dor persistente, inchaço e perda da mobilidade das articulações.