Como fica por dentro depois de uma cesária?

Perguntado por: alessa . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.1 / 5 17 votos

Na cesárea, a cicatriz pode mudar a dinâmica respiratória, a sustentação abdominal e pode refletir em dores na região da vagina. Um cuidado muito importante é para que a cicatriz não abra novamente, aumentando o risco de dor e infecção.

Entre 45 e 60 dias, o corpo da mulher passa por transformações para retomar ao seu estado anterior, antes das transformações causadas pela gestação. Esse tempo pode ser mais longo em mulheres que amamentam por um período maior.

Recomendo tarefas leves e em geral, um período de 30 a 60 dias deve ser evitado! Entretanto, o próprio organismo irá testar seu limite durante a recuperação, porém, procure evitar esforços. Até breve, aproveite o neném! O fator relevante para saber se você está apta a realizar tal função e a sua cicatrização e a dor!

Tempo de repouso pós cesárea
Evite carregar peso ou realizar atividades físicas intensas ou esforços em vão, isso pode prejudicar a cicatrização e gerar complicações. Mantenha esse repouso durante sua licença a maternidade até que terminem as fases do Puerpério.

Mantenha repouso absoluto
Os primeiros cinco dias após a realização da cesariana exigem da mulher um repouso absoluto. Isso significa que ela deve se abster de qualquer esforço e, quanto menos fizer, melhor. O ideal é que nesse momento ela aproveite para se dedicar exclusivamente ao bebê.

A recomendação médica é aguardar até por volta de 40 dias do nascimento do bebê, independentemente de o parto ter sido normal ou cesáreo.

Isso acontece porque durante o período de gestação, o corpo da mulher tem cerca de 50% a mais de sangue, com menos proteínas e hemoglobinas. Depois que o bebê nasce, o corpo da mulher passa novamente por uma grande transformação, que dessa vez acontece de forma mais brusca.

O normal do pós parto é que o sangramento dure em média 10 dias, e pode chegar no máximo a 40 dias, nada além disso. O que pode acontecer é o sangramento durar alguns dias, parar, e retornar depois de alguns dias. Com isso a mulher pode ter a sensação que está todo o período sangrando.

Evite frituras, refrigerantes, doces e alimentos muito condimentados, pois eles podem causar gases no bebê, trazendo cólicas fortíssimas e muito choro. Em relação a vida sexual no pós-parto, existem muitos mitos também, quando na verdade é muito simples.

Logo nas primeiras semanas, a família deve se atentar para complicações que remetam a infecções como dor, mal-estar e calafrios. "Há ainda sintomas menos frequentes como os cardiorrespiratórios, que envolvem risco de trombose, como falta de ar, batedeira ou dores em membros”, diz Roseli.

Boa parte dos médicos recomenda que, depois de uma cirurgia, a pessoa durma de barriga para cima para acelerar a cicatrização e evitar pressões sobre o curativo.

A dor na barriga após a cesárea após alguns dias, tende a ficar bem menor. Se tratada corretamente conforme indicação do médico e enfermeiras (lavar com água e sabão e secar bem o local) o corte tende a cicatrizar rapidamente, e com alguns dias após o parto, a mulher já se sentirá bem melhor3.

Frutas cítricas: os cítricos podem ser prejudiciais na função digestiva e causam azia no bebê. Outros alimentos a serem evitados durante a amamentação: pimenta, cebola, alimentos processados, alimentos crus, peixes de carne escura e bebidas alcoólicas.

Geralmente os mais indicados são exercícios de baixo impacto como: a hidroginástica, o pilates, caminhada e natação, praticar um deles vai ajudar muito a perder a barriga pós-parto.

Cesariana. A cesariana é uma cirurgia abdominal, pelo que é normal sentir dores e/ou desconforto nesta zona, devido à incisão e às contrações do útero.

Após uma semana, ele pode ser sentido logo acima da sínfise púbica (osso da região anterior da bacia), e na segunda semana, não é mais sentido no abdome. Ele demora de seis a oito semanas para retornar ao tamanho de antes da gravidez. Durante esse período, seu peso diminui de 1.000 g para 60 g.

Antes de 20 dias não é recomendado fazer grandes esforços físicos, nem pegar pesos, assim como também não é recomendado dirigir, pois podem aumentar a dor e desconforto no local da cicatriz.

A quebra de resguardo pode aumentar o risco de infecção vaginal e uterina na mulher e também tem riscos para o homem, que pode sofrer infecção prostática. Outro ponto importante é que mulheres que tiveram parto normal podem sofrer com dor e serem machucadas na penetração.

Durante o resguardo há a recuperação dos órgãos genitais femininos. É nesse período que ocorrem os lóquios. Essa secreção é rica em proteínas e altera o PH vaginal. A quebra de resguardo pode incidir no risco de infecção vaginal e uterina para a mulher e, para o homem, aumenta o risco de infecção prostática.

1 – Repouso é fundamental
Porém, ao chegar em casa é importante que você mantenha um repouso leve por cerca de 15 dias. Isso quer dizer que você não deve subir ou descer escadas, abaixar, carregar peso e ficar muito tempo de pé.