Como fica OLED queimado?

Perguntado por: mbarros9 . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.8 / 5 20 votos

Você provavelmente já deve ter se sido pego de surpresa com a aparição do efeito burn-in em telas OLED ou TVs de LCD em algum momento da sua vida. Trata-se daquela temível aparição de manchas na tela quando trocamos de canal e ainda vemos resquícios do programa anterior na tela.

O burn-in é um problema que ocorre em TVs, monitores e celulares com tela OLED, exibindo manchas permanentes. Esse efeito é causado pelo desgaste dos componentes orgânicos que compõem o display.

A vida útil do QLED é semelhante ao de outras TVs com backlight de LED, estimada em 60 mil horas, ou quase 7 anos. No entanto, a durabilidade real depende de fatores como o nível de brilho usado e as condições do ambiente.

Além disso, televisores OLED possuem pixels que podem ser desligados individualmente, permitindo uma economia de energia significativa. Outro fator importante que influencia o consumo de energia elétrica em televisões é o seu tamanho. Quanto maior a tela, maior será o consumo de energia elétrica.

Entre eles, destacam-se o OLED Evo e o Neo QLED. Como pode se esperar, as evoluções também ajudaram ainda mais a dar segurança quanto ao efeito burn-in aos consumidores.

Veja abaixo os indícios que vão te ajudar a saber que a sua TV não liga mais porque queimou:

  1. Chiados.
  2. Desliga sozinha.
  3. Imagem desfocada.
  4. Falta de sincronia.
  5. Perda de cor.
  6. Bolinhas brancas.
  7. Verifique o controle remoto.
  8. Preste atenção nos cabos e tomadas para saber se a TV queimou.

Você já notou mudanças na tela do seu smartphone? De repente você estava usando o aparelho e percebeu uma certa sombra na imagem, ou mesmo resquícios de imagens que deveriam estar sendo exibidas naquele momento? Se sim, saiba que seu telefone pode estar sofrendo do efeito burn-in.

Além disso, para comprovar se o display do celular está sofrendo com o Burn-in, o AMOLED Burn-in Fixer faz um teste na tela. Ele utiliza jogos de cores que mostram ao usuário onde estão localizados os pixels afetados pelo problema.

Se você olhar para uma tela OLED fora de ângulo, verá leves mudanças na cor e na tonalidade. Em níveis reduzidos de brilho da tela contra fundos pretos, você pode notar um leve desfoque ou mudança de cor durante a rolagem. Essas são características do OLED e são um comportamento normal.

Remova o burn-in da tela de dispositivos com o Screen Burn-in Tool. Screen Burn-in Tool é um aplicativo gratuito para celulares Android que permite remover o burn-in de dispositivos com tela AMOLED/OLED.

O efeito fantasma na impressão é um problema que “tira o sono” de muitos profissionais que trabalham com sublimação, inclusive os mais experientes. Também conhecida como ressublimação, a falha acontece quando há um deslocamento do papel sublimático no momento da prensagem.

Telas de LED são as opções mais baratas no mercado; TVs QLED e Mini LED prometem cores vivas e alto brilho, enquanto OLED apresenta a maior qualidade de imagem e tons escuros mais intensos.

Pontos positivos da TV OLED
Espessura menor: por não precisar de iluminação traseira para criar suas imagens, os televisores de OLED podem ser superfinos. Alguns modelos chegam a ter 2,5 cm de espessura.

Deixar a TV ligada durante o dia inteiro
Assim como qualquer outro aparelho, a TV também precisa descansar. Quando submetida a horas contínuas de uso, o eletrônico pode superaquecer e ter alguma peça danificada. Por isso, evite que a televisão fique ligada o dia inteiro todos os dias.

Utilize um pano de microfibra para o ecrã e utilize um pano macio e seco para o exterior. Ao usar uma solução de detergente suave, dilua-a com uma concentração inferior a 1%.

Em uma pesquisa rápida, em média, uma TV deve durar em torno de 100.000 horas.

Por fim, o posicionamento da LG foi afirmar que a única forma de consertar o produto é arcando com o valor de R$7.200,00 orçado pela assistência técnica.