Como fica o útero depois da cauterização?

Perguntado por: uaraujo . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 17 votos

Após a realização do procedimento de cauterização do útero, a mulher poderá apresentar sangramentos e dores abdominais por alguns dias. Para amenizar a dor, o médico receitará algum tipo de analgésico. Além disso, o médico ginecologista fará algumas recomendações.

Não. Após sua realização, deve-se evitar ter relação sexual, fazer duchas vaginais e utilizar absorventes íntimos. Após o procedimento a paciente pode apresentar dor abdominal, normalmente de leve intensidade, eventualmente pode ter que fazer uso de analgésicos que serão recomendados pelo médico.

A cauterização das lesões do colo do útero não apresenta tanto impacto para a mulher, e a recuperação pode levar até um mês.

Durante a cauterização do colo do útero, o ginecologista irá utilizar um aparelho para queimar as lesões no colo do útero, fazendo com que células saudáveis novas possam nascer e se desenvolver no local. A cauterização do colo do útero é feito de forma semelhante ao papanicolau.

quinze dias

Como funciona o procedimento de cauterização
A recuperação é rápida e normalmente o paciente retoma às suas atividades no mesmo dia. O ferimento cicatriza em até quinze dias, e o médico pode indicar pomadas para auxiliar a cicatrização.

A região cauterizada pode ficar mais sensível, sendo comum o surgimento de dor local, sangramento ou corrimento após a cauterização. Desta forma, a recomendação é que a paciente não realize esforço físico intenso e que não tenha relações sexuais durante alguns dias.

Na maioria das vezes é assintomática, mas em alguns casos podem surgir sintomas, como secreção vaginal, corrimento de cor amarelada, branco ou esverdeado, cólicas e sangramento durante ou após a relação sexual.

GYNO IRUXOL® (colagenase e cloranfenicol) é destinado ao tratamento da eliminação de tecidos necrosados e restos de tecidos após a cauterização e cirurgias no colo do útero e outras cirurgias ginecológicas, após o parto e inflamações vaginais (cervicites erosivas, vaginites ulcerativas, vaginites, cervicites pós-parto, ...

Esse tratamento normalmente é feito em salão e a aplicação precisa ser finalizada com a chapinha para selagem do produto que dura 48h nos fios, após esse período já pode lavar normalmente e os cabelos voltam ao seu estado normal.

Quais são os principais sintomas de inflamação no útero?

  • desconforto ao praticar relações sexuais;
  • sangramento após ter tido relação sexual;
  • sangramento fora do período menstrual;
  • dor ao urinar;
  • dor e sensação de inchaço na parte inferior da barriga;
  • corrimento com mau cheiro, de cor cinza, marrom ou amarelada.

Não há restrição de alimentos.

Recuperação do procedimento
Após a cauterização, é recomendável que a mulher fique de uma a quatro semanas sem ter relações sexuais, a depender da rapidez da cicatrização.

30 dias

Quanto a ter relações após a cauterização, é recomendável realizá-las após a cicatrização da ferida, o que se dá por volta de 30 dias.

Fiz a cauterização a 8 dias, já posso andar de moto? Bom dia! Se tiver sido um procedimento sem complicações e se você estiver sem dor, pode.

O câncer do colo do útero é causado por infecção sexualmente adquirida com certos tipos de HPV. Dois tipos de HPV (16 e 18) causam 70% dos cânceres do colo do útero e lesões pré-cancerosas. Também há evidências científicas que relacionam o HPV com cânceres do ânus, vulva, vagina, pênis e orofaringe.

200 reais

O preço da cauterização capilar feita no salão varia de acordo com o tamanho do cabelo, mas, em média, custa 200 reais por um cabelo comprido e com volume.

A cauterização do colo do útero está indicada quando há a lesão intraepitelial de baixo grau. Já a lesão de alto grau deve ser tratada com um procedimento chamado conização do útero ou cirurgia de alta frequência, e requer anestesia.

Quem combate verdadeiramente o vírus é o sistema imune do indivíduo infectado. Em condições habituais, o HPV demora em média cerca de 12 meses (de 8 meses a 24 meses) para ser eliminado do organismo. Na infecção latente, não existe risco de passar o vírus para outras pessoas.

Há contágio mesmo quando não há relação sexual. “Se a pessoa namora, não consuma o ato sexual, mas encosta ali, ela pode adquirir, mesmo sendo sem a relação sexual, só pelo contato direto mesmo, pele a pele”, afirma a ginecologista Raquel Arnaud. O uso do preservativo ajuda, mas não oferece proteção total contra o HPV.