Como fica o útero após o AMIU?

Perguntado por: amagalhaes9 . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.5 / 5 5 votos

Uma vez realizada, como fica o útero após AMIU? Ao término da aspiração uterina, a maioria das mulheres que receberam anestesia leve ou moderada permanece um curto período sob observação, por volta de 20 a 30 minutos. Em seguida, na ausência de complicações médicas (como anemia grave) é liberada e pode ir para casa.

O quanto e por quanto tempo você sangra depois de um aborto pode variar dependendo do tipo de aborto, de que semana você estava na gravidez e seu histórico médico e gestacional (2, 5). A maioria das pessoas reporta sangramentos intermitentes de alguns dias após ou de até seis semanas após um aborto.

No pós-operatório é comum que aconteçam cólicas e um sangramento que pode durar até cerca de dez dias. Entre as recomendações pós cirúrgicas, está a de suspender as relações sexuais por um período, para impedir infecções e permitir uma recuperação completa do útero.

Um estudo realizado com 1.769 pacientes tratadas com AMIU mostrou que a técnica foi efetiva em 99,5% dos abortamentos de até 12 semanas de idade gestacional. As complicações encontradas foram: infecção (0,7%), retenção de restos ovulares (0,5%) e perfuração uterina (0,05%)10.

Mesmo após aborto recorrente, mulheres têm até 70% de chance de ter uma gestação tranquila - Associação Brasileira de Reprodução Assistida | SBRA.

São necessários cerca de quarenta e cinco dias para o útero voltar ao tamanho normal, pontua.

Mesmo assim, a curetagem é considerada um procedimento seguro e de baixa complexidade. Inicialmente, existem os riscos relacionados ao uso de anestesia, que incluem náuseas, dor de cabeça, dificuldades para respirar, alergia, frio e tremores, que podem ser amenizados pelo uso de medicamentos.

Recuperação da curetagem
Após a curetagem, ela pode apresentar sangramento, que pode durar de 7 a 12 dias.

Fique atento aos sintomas de alerta de complicações nos dias seguintes. Estes incluem dor que começa repentinamente e piora, parede abdominal tensa, sangramento intenso, secreção fétida e purulenta, bem como febre e fraqueza. Se esses sinais aparecerem, você deve consultar seu ginecologista o mais rápido possível.

O sangramento é parecido com a menstruação, mas geralmente é mais volumoso e com coágulos maiores. Os sintomas da gravidez, como náusea e alterações nas mamas, tendem a desaparecer em poucos dias após o saco gestacional ser expelido.

Depende de cada caso, mas normalmente são necessários alguns meses em um processo onde o corpo irá expulsar todo o material da perda e restabelecer os ciclos menstruais e ovulação novamente. É importante seguir as orientações do seu médico sobre tempo de espera antes de começar com as novas tentativas de gravidez.

Geralmente 15 dias são suficientes para retorno as suas atividades de vida habituais e atividades físicas.

A AMIU tem um custo prévio maior, mas pode ser feito no ambiente do ambulatório, demanda equipe menor, a recuperação é melhor. Ou seja, há uma economia lá na frente, em relação à curetagem, que precisa ser considerada. O Ministério da Saúde concorda, em nota, com a economia gerada pela AMIU.

Curetagem e AMIU (aspiração manual intra-utero) são procedimentos de esvaziamento uterino realizados pós aborto ou retenção de restos placentários, que objetivam a retirada deste material da cavidade uterina. Podem ser feitos sob sedação ou anestesia geral, ou ainda raqui anestesia ou peridural.

A liberação para ingesta de bebidas alcoólicas depende das medicações que foram usadas na anestesia ou que você faça uso regular. Converse com seu médico e tire suas dúvidas.

Em quase todos os casos, a aspiração manual intra-uterina (AMIU) sob anestesia local é o tratamento mais apropriado para as complicações pós-aborto.

A técnica da aspiração manual intrauterina (AMIU) é indicada para úteros de tamanho equivalente a, no máximo, 12 semanas de gestação.

A resposta é sim. É possível engravidar após um aborto e nem é preciso esperar muito. “Uma mulher pode ovular [liberar um óvulo para fertilização] e engravidar antes do próximo ciclo menstrual após um aborto”, afirma a Dra. Jones.

Depois da curetagem, você deve sentir cólicas leves e um pequeno sangramento, que costumam cessar em alguns dias. Só fique atenta a sintomas como febre, dores abdominais e secreção ou sangramento com odor fétido, que podem ser sinal de infecção e de que há ainda algum material retido.