Como fica o útero após a conização?

Perguntado por: umoraes4 . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

Durante o pós-operatório da conização do útero é normal que aconteçam pequenos sangramentos escuros e, por isso, não devem ser sinal de alarme. No entanto, a mulher deve estar sempre atenta a sinais de uma possível infecção como cheiro fétido, corrimento amarelado ou esverdeado, e febre.

Como fica o colo do útero após a CAF? O colo se resolve muito bem depois de passar por cirurgia de alta frequência.

– A paciente pode voltar à vida normal depois de dois ou três dias da realização da cirurgia; – Relações sexuais só são recomendadas após seis semanas para permitir que o útero se recupere adequadamente.

Em geral, o procedimento não costuma causar dor, mas algumas pacientes podem sentir desconforto. Na fase de recuperação, que varia de duas a quatro semanas, dependendo da cicatrização, deve-se evitar relação sexual.

Geralmente, não precisa de tratamento. Mas é importante o acompanhamento médico para ver se vai evoluir.

Recuperação do procedimento
É muito importante visitar o ginecologista regularmente, bem como utilizar preservativos em todas as relações sexuais. A cauterização das lesões do colo do útero não apresenta tanto impacto para a mulher, e a recuperação pode levar até um mês.

- Não ter relação sexual nas primeiras quatro semanas após a cauterização. - Utilizar a pomada ginecológica conforme orientação de seu médico, fazendo a higiene local externa antes da aplicação da pomada. - Não praticar atividade física intensa ou levantar peso na primeira semana.

O que é conização do colo do útero por CAF? CAF é a abreviação para Cirurgia de Alta Frequência. A conização do colo do útero por CAF, utiliza a técnica de eletrocirurgia. A conização do colo do útero é um procedimento que tem por objetivo retirar e tratar as lesões pré-cancerígenas causada pelo HPV.

O principal cuidado que a mulher deve tomar após o tratamento do câncer de colo uterino é aguardar entre seis a doze meses para garantir a cicatrização completa do tecido. Porém, mesmo após este período, a mulher pode acabar sofrendo com complicações na gravidez e/ou infertilidade.

Após a realização do procedimento de cauterização do útero, a mulher poderá apresentar sangramentos e dores abdominais por alguns dias. Para amenizar a dor, o médico receitará algum tipo de analgésico. Além disso, o médico ginecologista fará algumas recomendações.

A cauterização do colo do útero está indicada quando há a lesão intraepitelial de baixo grau. Já a lesão de alto grau deve ser tratada com um procedimento chamado conização do útero ou cirurgia de alta frequência, e requer anestesia.

A duração média da infecção por HPV ou o intervalo médio entre o seu diagnóstico e o da NIC 1 foi de 4,7 anos, ao passo que para a NIC 2 foi de 4,3 anos.

A biópsia do útero é um exame de diagnóstico empregado na identificação laboratorial de possíveis alterações no tecido de revestimento do útero. O que pode indicar crescimento irregular do endométrio, câncer do colo de útero e infecções. Para a realização deste tipo de biópsia é utilizado anestesia local.

Quem faz cauterização no útero precisa de repouso, não precisa de repouso pra trabalho. A pessoa pode.

16) Após a cauterização podem ocorrer corrimentos? Após a chamada cauterização do colo do útero, poderá ocorrer, por algum tempo, um aumento do corrimento. Às vezes, até mesmo acompanhado de sangue, que deverá diminuir lentamente. Nessas ocasiões é conveniente o retorno ao ginecologista para acompanhamento.

Não há restrição de alimentos.

A infecção pelo HPV ou NIC geralmente não apresenta sintomas, algumas pessoas desenvolvem verrugas genitais e outras lesões na vulva, vagina, colo do útero e ânus que se não tratadas podem evoluir para câncer do colo do útero.

As lesões ditas de alto grau, NIC 2 e NIC 3, são precursoras do câncer de colo do útero. Após este diagnóstico, é indicado de avaliação do colo uterino com exame de colposcopia e biópsia. Posteriormente, se define a necessidade de tratamento cirúrgico.