Como fica o umbigo depois de uma videolaparoscopia?

Perguntado por: iilha . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.6 / 5 13 votos

A dor pós operatória no local do portal do umbigo pode ser normal, a intensidade e o tempo de duração da mesma pode variar entre os pacientes. Se o local estiver abaulado, com vermelhidão, quente ou com saída de alguma secreção pode ser alguma infecção local.

Na laparoscopia tradicional ficam de quatro a cinco cicatrizes de até 2 cm na região operada. A melhora do aspecto estético proporcionado pela nova técnica de cirurgia laparoscópica somada a outras conhecidas vantagens da tradicional trazem outros benefícios aos pacientes.

Tem que ser feita a distinção entre "ficar duro", que pode simplesmente significar que a hérnia está fechada e "ficar saltado", protruído, que pode significar a recidiva (volta) da hérnia.

A recuperação da videolaparoscopia pode variar de 1 semana a 30 dias. Durante esse período, a mulher deve evitar esforços físicos como: exercícios físicos, atividades domésticas, ter relações sexuais, dirigir e trabalhar.

Esse inchaço, geralmente, desaparece em torno de três semanas após a cirurgia plástica. Entretanto, podem existir casos específicos em que o inchaço leva até seis meses para sumir. O tempo para a recuperação do problema depende, majoritariamente, do tipo de procedimento e do local do corpo em que foi realizado.

Para uma cirurgia ginecológica de médio/grande porte utilizamos uma incisão de 11mm que fica dentro da cicatriz umbilical e três menores de 5-6mm que ficam na altura da cintura ou do biquíni. É claro que a posição e número de incisões podem mudar de local ou ter maior número de acordo com a complexidade da cirurgia.

O umbigo não muda de lugar após a cirurgia, ele permanece na mesma posição anterior, que é definida pelo local onde se desenvolveu o cordão umbilical. Porém, a maioria dos pacientes têm a impressão de que o umbigo subiu após a cirurgia plástica.

NESSE CASO DEVE-SE TROCAR O CURATIVO E TENTAR UMA LIMPEZA LOCAL COM SORO FISIOLOGICO, O QUE COSTUMA RESOLVER. CASO NÃO RESOLVA AS VEZES TEMOS QUE FAZER UMA LIMPEZA PROFUNDA ,COM ANESTESIA LOCAL. PODE SER NECESSARIO ANTIBIOTICOS. MAS GERALMENTE NÃO É NADA GRAVE .

Posso usar cinta? Olá. Quando a cirurgia é laparoscópica não há beneficio no uso da cinta. Ela pode gerar atrofia da sua musculatura abdominal.

O tempo de duração do inchaço, um efeito do procedimento cirúrgico, varia em cada caso, mas segundo o também ortopedista Vinícius Magno, o edema geralmente desaparece entre duas a quatro semanas após a cirurgia. “Contudo, há casos em que o inchaço leva até três a seis meses para desaparecer.

O mais recomendado para pessoas que estão se recuperando de uma cirurgia é dormir de barriga para cima, a menos que a operação tenha sido na região que estará em contato com o colchão nesta posição. Isso faz com que a respiração seja mais fácil, não causando pontos de pressão muito expressivos na pele.

O tempo de duração do gás varia de acordo com o tipo de gás e quantidade utilizados na cirurgia, que depende por sua vez do tipo de cirurgia realizado. Pode demorar se alguns dias a até mais de um mês. Sugiro que siga rigorosamente a posição de cabeca recomendada pelo Seu médico pelo tempo orientado.

Quando a pessoa está com um inchaço na região inferior da barriga, abaixo da linha do umbigo, as causas podem ser outras, como constipação (dificuldade para evacuar), excesso de gases presos, intoxicação alimentar ou mesmo um sintoma de doenças como apendicite, diverticulite e até endometriose.

O mesogástrio está localizado na região central do abdômen, onde está o umbigo. O principal órgão que se encontra sob esta região é o intestino delgado.

Hérnia umbilical
Ocorre quando um ponto fraco na barriga permite que um pouco de tecido gorduroso ou intestino atravesse, criando um caroço ou protuberância perto do umbigo. As hérnias umbilicais ocorrem com frequência também em bebês e, na maioria dos casos, cicatrizam por conta própria.

Os pontos devem ser retirados em torno de 7-10 dias, quando com sinais de cicatrização completa. Certifique-se com seu cirurgião, pois ele a avaliará e dizer o extao momento.

A orientação que dou a meus pacientes é manter o curativo pelo menos nas primeiras 48h (período inicial da cicatrização). A partir deste momento pode permanecer descoberto caso a cicatriz esteja seca.

Ademais, nesse período, as frituras devem ser evitadas, bem como alimentos gordurosos, condimentos, carnes suínas ou doces. Lembre-se que bebidas alcoólicas e fumar também estão fora de cogitação.