Como fica o silicone depois de 20 anos?

Perguntado por: ltorres . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 14 votos

a prótese de silicone fabricada após os anos 2000 tende a ter uma validade maior. Elas possuem uma textura mais grossa na superfície e o silicone é mais gelatinoso, reduzindo as chances de problemas.

Os modelos utilizados nas décadas de 80 e 90 tinham uma média de vida útil de 10 anos, porém, as próteses mais novas duram de 15 a 20 anos. Elas possuem uma textura mais grossa na superfície e o silicone é mais gelatinoso. As próteses de silicone não tem validade, mas uma revisão a cada 10 anos é recomendada.

Próteses de silicone são em geral seguras, mas não duram para sempre. E os problemas tendem a aumentar conforme elas ficam mais velhas. O alerta foi feito ontem pela FDA (agência reguladora de alimentos e medicamentos dos EUA).

A maioria das mulheres fica com o silicone por toda vida, sem ter nenhum problema. Mas, por exemplo, há aquelas que precisam trocar em poucos anos, devido a alguma resposta do organismo. Você sabia? A probabilidade de se trocar um implante por causa da contratura ou ruptura é inferior a 1%.

Silicone precisa de manutenção
O procedimento não é definitivo, já que a prótese precisa ser trocada após um período entre 15 e 20 anos (alguns médicos recomendam que esse intervalo seja de 10 em 10 anos). Isso quer dizer que será necessário enfrentar a cirurgia novamente no futuro.

Os sintomas que demonstram a rejeição da Prótese de Silicone, além do paciente relatar que a sua prótese parece estar se contraindo dentro do corpo, são:

  1. Fortes dores e inchaço nas mamas.
  2. Enrijecimento da região.
  3. Ondulações na superfície da mama onde foi implantada a prótese.
  4. Assimetria dos seios diferente.

Normalmente, mulheres com prótese de silicone podem amamentar. O implante, em si, não impede a amamentação. O problema pode ocorrer no tipo de cirurgia escolhida, que envolve o local do corte e a região onde o implante é colocado.

Não existe uma prótese de silicone vitalícia, ou seja, que traga garantia de que NUNCA precisará ser trocada. As próteses de silicone não possuem data de validade, ela pode ficar no seu corpo sem apresentar problema por muito tempo ou pouco tempo.

Qual é a melhor época para fazer a cirurgia de prótese de silicone? Como no inverno a exposição ao sol é naturalmente menor, essa é uma excelente estação para a realização do procedimento, já que é possível evitar mais facilmente o aparecimento de manchas na pele e o escurecimento das cicatrizes.

Amadurecimento, desenvolvimento de sintomas e insatisfação com o próprio corpo estão entre alguns dos motivos que levam as pacientes à remoção do silicone.

Prós e contras de colocar silicone: Há inconvenientes?

  1. Risco cirúrgico. Como qualquer cirurgia, a paciente pode sofrer alguma complicação durante o procedimento ou no pós-operatório. ...
  2. Perda de sensibilidade. ...
  3. Pós-operatório.

Munik Nunes
Ela revelou que, devido às críticas que recebia em comentários do Instagram, realizou uma lipoaspiração e colocou silicone, sem pensar muito sobre ou realizar pesquisas. A influencer se arrependeu do último procedimento quando sofreu contratura capsular e a ruptura do implante do seio direito.

À medida que os seios desincham, você vai achar que eles ficaram pequenos. Porém, geralmente o tamanho deles está perfeito, foi só você que se acostumou com um volume ainda maior.

Muitas mulheres podem pensar que a retirada terá um custo muito menor, porém, devido à toda infraestrutura e expertise médica necessária para o procedimento, preço para retirar prótese de silicone pode equivaler ao da cirurgia de implante. Em média, pode ter valores por volta de R$12 mil.

4 dicas para evitar que a prótese de silicone se desloque ou ceda

  1. Escolha da técnica. A técnica utilizada fará toda a diferença na recuperação e no resultado obtido. ...
  2. Volume da prótese. ...
  3. Oscilações de peso. ...
  4. Não fume.

O deslocamento da prótese de silicone também pode ocorrer se houver um trauma ou pressão intensa na mama. Geralmente, estes impactos são causados por acidentes automobilísticos ou pancadas muito violentas. Nessas situações é normal sentir a prótese de silicone se mexer, porque o impacto será grande.

Quais as Causas da Contratura Capsular
O mecanismo da contratura ainda não está bem estabelecido. Alguns cirurgiões acreditam que bactérias se depositam no invólucro externo do implante de silicone e causam uma reação inflamatória crônica que resulta em uma fibrose excessiva da cápsula.

É normal sentir o implante de silicone quando tocar nas mamas. Não há problema algum em sentir a prótese de silicone. Pois o implante foi planejado para ter uma consistência muito semelhante à do tecido mamário, passando a sensação de uma mama natural.

Entre os efeitos colaterais, a pontada na mama após a mamoplastia é uma condição normal que pode ocorrer devido às mudanças na região afetada. Na mamoplastia de aumento ocorre a introdução de prótese mamaria de silicone e a pontada na mama pode ser causada pela acomodação do músculo.

O melhor sutiã pós-implante de silicone é o modelo com alça larga e tecido respirável, a fim de sustentar a região, melhorar a cicatrização e garantir o conforto térmico. Vale lembrar que o item deve comprimir a área operada, mas não pode causar desconforto ou prejudicar a recuperação da mama.

De forma geral podemos dizer que colocar a prótese acima do músculo é mais indicado para quem tem uma boa qualidade de pele e uma boa espessura de tecido de mama, daí o resultado fica mais harmonioso e quando não há exageros, natural.