Como fica o pé depois de uma torção?

Perguntado por: rhipolito8 . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.7 / 5 17 votos

Inchaço da parte lateral do ; Mancha roxa na pele, que pode surgir até 48 horas depois da torção; Sensibilidade ao tocar na região lateral do tornozelo e do ; Pequena elevação da temperatura no local afetado.

Se tocar a pele sobre um ligamento causar dor intensa, provavelmente o ligamento está rompido. Se tocar a pele sobre um osso causar dor, o osso pode estar fraturado. Inchaço e espasmos tornam difícil a avaliação do tornozelo.

E se eu não tratar? Uma das complicações temidas do entorse de tornozelo é a ocorrência de fraturas associadas. Caso não diagnosticadas a tempo o paciente terá seu processo de recuperação e retorno a atividades atrasado e há grande risco de desenvolver sequelas irreversíveis.

A torção, ou entorse, é a perda parcial da congruência articular. E a luxação é perda completa da congruência articular, seja ela de forma repentina ou duradoura”, resume o ortopedista Vinícius Magno.

A torção ou entorse do tornozelo é uma lesão muito frequente, na qual os ligamentos são alongados até se romperem. Ela pode ocorrer quando pisamos em falso num buraco ou degrau, fazendo com que o pé gire para dentro devido ao peso do corpo, comprometendo os ligamentos do lado de fora – em geral, os mais acometidos.

Diferentes graus da entorse de tornozelo
Os sintomas e graus variam conforme a intensidade. Em casos menos graves, é comum que haja inchaço na região afetada e uma dor leve. Já em casos mais graves, a pessoa dificilmente consegue andar ou firmar o pé no chão devido à dor intensa.

As entorses de terceiro grau ocorrem quando o ligamento se rompe completamente. Este é o tipo mais grave de entorse e geralmente envolve uma dor intensa, inchaço, hematomas graves, perda de movimento e instabilidade articular.

Quando uma entorse de tornozelo acontece um ou mais ligamentos no lado interno ou externo (mais comumente) do tornozelo sofreram um estiramento ou ruptura. Se você perceber que a torção de tornozelo foi mais grave (tornozelo inchado e dor constante), deve procurar um ortopedista especialista em pé e tornozelo.

Classificação da entorse de tornozelo

  1. Grau 1: estiramento ligamentar, geralmente a dor passa em menos de 5 dias;
  2. Grau 2: lesão ligamentar parcial, a dor pode durar mais de 10 dias, indica-se que seja feita Fisioterapia;
  3. Grau 3: lesão ligamentar total, é extremamente necessário fazer Fisioterapia.

Às vezes, as pessoas ouvem ou sentem um estalido no joelho quando ocorre a lesão. Este estalido geralmente indica que um ligamento (principalmente o ligamento cruzado anterior) está rompido. O joelho fica dolorido, inchado, rígido e, às vezes, apresenta hematomas. O local da dor depende da estrutura que for lesionada.

Muitas vezes as luxações podem ser mais graves que as fraturas, necessitando de intervenção imediata do ortopedista com tratamento cirúrgico”. – Contusão é o mecanismo do impacto. Uma pancada. “Um trauma direto no qual não ocorre lesão da pele nem fraturas.

Na maioria das situações, é melhor usar uma bandagem em tecido para enfaixar a entorse; no entanto, algumas pessoas que realizam atividades atléticas, como corredores, têm preferência pela sensação da fita Kinésio.

Para aliviar a dor, pode-se tomar paracetamol ou anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), como ibuprofeno. O tornozelo pode ficar curado em alguns dias.

Sintomas da entorse
A pessoa que sofre uma entorse sente uma dor intensa no local lesionado, bem como pode perceber a formação de edema, inchaço e vermelhidão na pele. O local fica sensível, existe a possibilidade de inflamar e, muitas vezes, há dificuldade para realizar movimentos.

Ela pode ocorrer quando pisamos em falso num buraco ou degrau, fazendo com que o pé gire para dentro devido ao peso do corpo, comprometendo os ligamentos do lado de fora - em geral, os mais acometidos. A parte de fora do tornozelo - abaixo e à frente da ponta do osso - apresenta dor e inchaço e, geralmente, fica roxa.

A contusão se refere ao impacto de algum objeto contra nosso corpo ou quando nosso corpo se choca contra um anteparo sem lesões estruturais aos ossos, articulações e pele. Popularmente, é conhecido como uma “pancada”. Quando caímos e batemos o joelho ou quando algum objeto cai em nosso pé, temos exemplos de contusão.

A irritação dos nervos interdigitais (na base das plantas dos pés) pode provocar crescimento dos nervos, causando dor nas plantas dos pés. Os sintomas comuns incluem uma dor leve no terceiro ou quarto pododáctilo, que progride para uma sensação de queimação ou formigamento.

É indicado evitar sapatos de salto ou que apertem muito os pés. Deitar com eles elevados, aplicar compressa de gelo quatro vezes ao dia, durante 10 minutos, e, se necessário, enfaixar o tornozelo ou utilizar uma tornozeleira. O objetivo é diminuir o inchaço e ajudar na recuperação dos ligamentos.

O que fazer quando se torce um

  • A pressão ajuda a estabilizar a articulação e a reduzir o inchaço;
  • Pode usar um elástico (da medida correta) ou colocar uma ligadura elástica.