Como fica o olho depois do laser?

Perguntado por: aporto . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.2 / 5 2 votos

Nos primeiros minutos após a realização do laser a visão fica bastante escura e, aos poucos, vai normalizando, sendo normal ficar embaçada durante várias horas após o procedimento, principalmente pelo fato de a pupila estar dilatada.

Luz e lesão
Além do ofuscamento temporário, a energia do laser (principalmente acima de 5 mW) e a uma distância curta pode queimar a retina, levando a uma reação química e que pode ser irreversível quando direcionada diretamente ao centro da visão.

Após a aplicação, o laser vai cicatrizar e deixar marcas na retina que permanecerão por toda a vida. Em geral o laser não causa redução de acuidade visual, pois é aplicado em regiões periféricas da retina, podendo causar alteração do campo visual em casos em que sua aplicação é necessária em áreas mais extensas.

Nos primeiros 2 ou 3 dias, é comum a sensação de “areia nos olhos”, lacrimejamento e sensibilidade à luz. Em geral leva de 5 a 7 dias para o paciente apresentar uma visão mais estável e confortável e retomar suas atividades. A recuperação total pode levar até 3 meses.

A recuperação ocorre entre 7 e 15 dias, dependendo do caso. Após a cirurgia, é necessário repouso, uso correto dos medicamentos prescritos e retorno periódico ao consultório.

Os olhos devem ser protegidos, portanto, o operado deve usar óculos de sol, não entrar na piscina ou no mar, evitar o uso de maquiagem na região dos olhos, não esfregar os olhos, não ficar muito tempo em frente ao computador ou televisão e se atentar às indicações médicas.

A fotocoagulação a laser é um procedimento extremamente seguro, e as complicações são extremamente raras. Dentre as possíveis complicações destacamos a turvação transitória da visão, edema da mácula, alterações na visão das cores, prejuízo da visão noturna e uma série de defeitos no campo visual.

O ideal é sempre proteger os olhos com lentes que bloqueiem a radiação durante estes eventos, principalmente porque a popularização dos canhões de lazer permite que muitas vezes sejam utilizados por pessoas que desconhecem as regras de segurança”.

O princípio da ação do laser é o calor, que também é fonte dos riscos. “Esse calor, às vezes, é excessivo para a pele e pode levar a complicações. A maior complicação do laser é a queimadura”, explica o médico do Departamento de Laser da Sociedade de Dermatologia, Alexandre Felippo.

O laser funciona como uma lixa. Seu papel é aplainar um pouco a superfície da córnea, queimando algumas das células do lugar. Os míopes têm o olho muito grande e isso faz com que a imagem se forme no lugar errado. A cirurgia, nesse caso, diminui a curvatura do globo ocular.

Em geral, o preço varia entre R$ 2.000 e R$ 6.000 por olho. Para quem tem convênio médico, é importante saber que muitos planos cobrem integralmente o procedimento e outros deixam o valor menor para o paciente.

O laser é utilizado para tratar doenças da retina, alguns tipos de glaucoma, também para retirar opacidade de capsula posterior, que pode formar depois da cirurgia de catarata. Outro tipo de laser muito usado na oftalmologia é o excimer, que permite corrigir o grau e deixar os pacientes independentes dos óculos.

O objetivo do tratamento a laser na retina é preservar a visão ou impedir a perda de visão, quando administrado em tempo hábil. Existem diversos tipos e intensidades de laser, e o protocolo de utilização no tratamento é variável dependendo da doença e do acometimento da retina.

É normal ficar “embaçada” nos primeiros dias de pós-operatório; Após alguns dias você observará uma melhora gradual. Em média com duas a três semanas a visão estará praticamente normal, permitindo na maioria dos casos um cotidiano sem maiores transtornos.

Como saber se meu grau estabilizou? Quem tem miopia, hipermetropia ou astigmatismo, deve ir ao oftalmologista pelo menos uma vez por ano para verificar possíveis modificações no grau. Geralmente, pode-se considerar que o grau estabilizou quando ele não muda em intervalos de 6 meses a 1 ano.

Atualmente, existem duas grandes soluções para que você possa voltar a enxergar normalmente sem o auxílio de óculos ou quaisquer outros artifícios.Um desses tratamentos é o Lasik, uma cirurgia de correção ocular. Esse tratamento é a alternativa mais popular para quem procura soluções para enxergar normalmente.

O laser funciona como um peeling profundo e renova as camadas da pele em pouco tempo. O resultado começa a aparecer a partir de dez dias e melhoram progressivamente até seis meses após o tratamento, mas dependerá da idade e da boa alimentação da paciente para que os benefícios do tratamento possam ser definitivos.