Como fica o olho com descolamento de retina?

Perguntado por: rcastro . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 14 votos

Os sintomas são outros: visão turva e embaçada, sombra central ou periférica dependendo da região da retina afetada, que progride à medida que o deslocamento evolui, flashes luminosos (fotopsias), “moscas volantes”, isto é, a sensação de insetos voando diante dos olhos e, nos casos mais graves, perda total da visão.

Não existe um tempo padrão! A retina pode descolar um questão de minutos, horas ou até levar dias para descolar. E pode ser, inclusive, que só descole uma parte. Se isso acontecer, o paciente perde somente uma parte da visão que descolou, e a parte que não descolou fica preservada.

Também não é recomendado fazer viagem de avião, praticar atividades físicas e movimentos pesados, especialmente nos primeiros dias. Agora, dependendo da gravidade do descolamento, não é possível recuperar a visão completamente.

O descolamento de retina geralmente tem como sintomas flashes de luz (fotopsias) no canto da visão e o aparecimento de “sujeirinhas flutuantes” (moscas volantes) na visão do paciente. Em casos mais grave o paciente pode perceber uma cortina fechando em sua frente, além de piora da visão.

O descolamento de retina não é uma condição que desaparece por si só. Na verdade, sem tratamento adequado, a retina descolada pode levar à perda permanente da visão. É crucial buscar atendimento médico imediato ao identificar os sintomas para aumentar as chances de recuperação eficaz e minimizar o impacto na visão.

Atualmente as medicações disponíveis são o ranibizumabe (Lucentis) e o aflibercept (Eylea).

Percepção de flashes de luz (fotopsia), sensação de peso nos olhos, perda súbita da visão ou de parte do campo visual, visão embaçada e pontos ou manchas escuras na visão (moscas volantes) são os principais sintomas de descolamento de retina. O descolamento de retina é uma condição grave.

O tratamento do descolamento de retina é feito com cirurgia na grande maioria das vezes, excetuando-se alguns casos, quando não existe rasgo.

O descolamento de retina é um problema que exige tratamento médico imediato. Por isso, assim que notar qualquer um dos sintomas, o paciente deve procurar imediatamente um oftalmologista. O paciente que demora na busca por tratamento do descolamento de retina pode perder sua visão de maneira irreversível.

Qual o preço de uma cirurgia de descolamento de retina (vitrectomia) em 2023? O preço da cirurgia de descolamento de retina (vitrectomia) varia entre R$10 mil a R$30 mil reais. Podendo até ser mais caro.

Existem 3 tipos de descolamento: descolamentos rematogênicos (com ruptura da retina), tracional e seroso (exsudativo). O descolamento tracional e seroso da retina não implica laceração e são chamados não rematogênicos.

Até que o laser cicatrize, o que demora cerca de 3 a 4 semanas, é o período de maior risco da retina voltar a descolar. Claro que a técnica cirúrgica mais moderna, aliada aos melhores equipamentos, diminui esse risco, mas infelizmente ele sempre existe.

Embora a maioria dos flashes luminosos e moscas volantes não seja séria, pessoas com sinais de alerta devem procurar um oftalmologista o quanto antes. Pode estar ocorrendo uma doença no humor vítreo ou na retina e esperar alguns dias ou até mesmo algumas horas pode levar a uma perda de visão permanente.

Muitas vezes, o descolamento do vítreo não apresenta sintomas que interferem a capacidade de visão. Porém, em alguns casos, pode haver: O aparecimento das chamadas “moscas volantes”; Aparecimento de flashes de luz na visão periférica (fotopsia);

Flashes de luzes podem ser sinal de descolamento (separação) entre vítreo e retina. O vítreo é uma substância gelatinosa transparente que preenche o globo ocular, dando forma ao mesmo(figura 1).

O que é fotopsia? Em algum momento da vida, quem esfregou os olhos com força, ou até mesmo levantou-se rapidamente, já deve ter experimentado a sensação de pontos de luz no campo de visão. Esses flashes de luz também podem acontecer com os olhos fechados, sendo conhecidos por fotopsia ou fosfenos oculares.

Essas manchas na visão, também conhecidas como moscas volantes, são uma ocorrência comum e geralmente inofensiva. Embora possam ser incômodas, a maioria das pessoas não precisa se preocupar com elas.

Cenoura e outras frutas e legumes alaranjados
A cenoura e outros alimentos alaranjados são ricos em betacaroteno e vitamina A. Esses nutrientes são essenciais para estarem presentes dentro de uma rotina de alimentação saudável, pois possuem a função antioxidante, ajudam a proteger a nossa retina.

Feijões roxos, ervilhas pretas e lentilhas são boas fontes de bioflavonoides e zinco e podem proteger a retina e diminuir o risco de degeneração macular e catarata.